Às 19h58 deste sábado (31) “foi concluída a recomposição total da carga em São Paulo”. Essa foi a informação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que marca o fim oficial do apagão que atingiu vários bairros de Guarulhos e de São Paulo. Até a avenida Paulista e ruas próximas tiveram interrupção no fornecimento de energia.
Segundo o órgão, responsável pela operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), a queda no fornecimento de energia começou às 17h31, com a interrupção no fornecimento de 870 MW (megawatts), depois do desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, que pertence à Eletrobras. Apesar do nome, a subestação fica na Estrada de Furnas, no Tremembé, em São Paulo.
Com o desligamento na subestação Guarulhos, foi interrompida a carga de energia para as sugestões Nortes e Miguel Reale, que atendem as distribuidoras EDP (responsável pelo fornecimento em Guarulhos) e Enel (que fornece energia para São Paulo). Por isso, o abastecimento de energia elétrica para as duas cidades foi afetado.
Segundo nota da EDP, parte de Guarulhos ficou sem energia, especialmente nas regiões de Vila Galvão, Gopoúva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antonio. Em um post do Guarulhos Todo Dia no Instagram, leitores relataram falta de energia também no Jardim Maia e no Jardim Bela Vista. No Gopouva, segundo uma seguidora, além da energia, houve queda no sinal de telefonia. No Jardim Nova Taboão, houve queda de energia por cerca de 20 minutos.
Ainda de acordo com a nota da EDP, a companhia realizou manobras no sistema para reduzir o impacto para os clientes. Assim que passou a receber o volume normal de energia, a EDP informa que restabeleceu o fornecimento em 100% das regiões afetadas às 19h37.
Por meio de manobras automatizadas de carga foi possível minimizar o impacto, sendo que 37% dos clientes afetados tiveram o serviço religado em até 2 minutos. Para o restabelecimento total da região impactada foi necessário aguardar a retomada do suprimento externo da energia pela empresa transmissora, o que ocorreu às 19h37.
No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, a operação foi normal, segundo a GRU Airport.
Apagão em São Paulo
Segundo a Enel, distribuidora de energia que atende a cidade de São Paulo, o desligamento da subestação Guarulhos da Eletrobras provocou a interrupção de carga de energia, afetando principalmente as regiões Leste, Norte e Central da capital paulista. Segundo a Companhia do Metrô, houve um “apagão” de energia de um minuto em uma subestação da Linha 2-Verde. Mas a interrupção rápida não provocou problemas na operação do sistema. A operação das linhas de trens da CPTM também não foi afetada.
A Eletrobras informou que a subestação Guarulhos foi inteiramente religada e passou a operar normalmente, com o restabelecimento no fornecimento de energia para o Sistema Interligado Nacional. Técnicos da empresa estão investigando a origem do desligamento e assim que tiver novas informações, a empresa promete divulgar um novo comunicado.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que “o evento será objeto de fiscalização pela Aneel, para identificação das causas e apuração das responsabilidades”. A agência informou ainda que acompanhou a recomposição das cargas de energia, de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
LEIA TAMBÉM -> Suspeita de incêndio na torre de controle atrasou voos em Guarulhos