A GRU Airport realiza uma campanha de doação de sangue nesta quinta-feira (12), das 9h às 15h. A ação acontece em parceria da concessionária com a Fundação Pró-Sangue e a Prefeitura de Guarulhos. Funcionários do aeroporto, visitantes e passageiros, desde que atendam os requisitos para ser um doador, podem colaborar. O local da coleta é o Terminal 2, no auditório do Check-in B (mezanino). Um detalhe interessante é que quem participa da ação recebe as duas primeiras horas de estacionamento de graça. Mas fique atento às regras!
O estacionamento do aeroporto que permite a gratuidade fica no bolsão Standard do Terminal 2 –duas horas no local custam R$ 50. O voucher para abater a cobrança será entregue depois que a doação for realizada no auditório. No momento da saída, o doador apresenta o ticket e o voucher no guichê Índigo, no desembarque oeste do Terminal 2, e não precisa pagar as DUAS PRIMEIRAS HORAS que o carro ficar estacionado.
Na última campanha de doação que aconteceu no Aeroporto de Guarulhos, realizada em abril, 190 bolsas de sangue foram coletadas.
“Estamos na quinta edição da campanha de doação, em cada uma observamos o engajamento da comunidade e dos passageiros que aproveitam a oportunidade para contribuir com esse ato de solidariedade”, diz Georges Chaoubah, diretor de operações da concessionária.
O Programa de Coleta Externa assume um papel importante para a manutenção dos estoques da Pró-Sangue, que abastece mais 80 instituições da rede pública da região metropolitana de São Paulo. Essa é a quinta campanha realizada no maior aeroporto do Brasil.
“Ações de Coleta Externa são fundamentais para realizarmos coleta de sangue em locais onde não temos postos fixos. E o apoio do Aeroporto de Guarulhos tem sido fundamental para mantermos ativo o nosso propósito em um local onde circulam muitas pessoas e que tem uma equipe de colaboradores engajada com a causa social”, comenta Dra. Sandra Montebello, médica hematologista da Fundação Pró-Sangue.
Doação de sangue no Aeroporto de Guarulhos
- Quando: Quinta-feira, 12 de setembro
- Horário: das 9h às 15h
- Onde: Auditório do Check-in B do Terminal 2 (mezanino)
- Estacionamento: Standard Terminal 2 (liberação de duas horas, mediante apresentação do voucher da campanha)
Quem pode doar sangue?
Como a doação acontece no aeroporto, vale lembrar que as viagens podem trazer alguns impeditivos à doação. Quem viajou para estados brasileiros com alta prevalência de malária ou outros países endêmicos deve aguardar 30 dias após o retorno para doar. Já os viajantes que vieram do exterior geralmente têm um período de inaptidão de 30 dias, após retornar ao país.
Além disso, de acordo com a Fundação Pró-Sangue, os requisitos básicos para a doação são os seguintes:
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial: RG – Carteira de Identidade física ou cópia autenticada; RG – Carteira de Identidade digital; CNH – Carteira Nacional de Habilitação física, com foto e filiação; CNH – Carteira Nacional de Habilitação digital, com a presença do QR Code.
Para saber o que pode te impedir de doar sangue, veja as regras no site da Fundação Pró-Sangue.
LEIA TAMBÉM -> Aeromóvel de Guarulhos não vai ser inaugurado em agosto. Quando fica pronto?