O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) projetou, em maio, que o Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos estaria funcionando a partir de agosto. A previsão do chefe do Executivo estadual de São Paulo, no entanto, não vai ser cumprida. As instituições responsáveis pela obra dizem que o sistema People Mover, que vai ligar a estação Aeroporto-Guarulhos (da linha 13-Jade da CPTM) aos três terminais do aeroporto, será inaugurado “ainda este ano”.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do governo de federal, faz a gestão do contrato de concessão do aeroporto e acompanha a execução das obras do People Mover. Logo, Tarcísio não é diretamente responsável pelos prazos de entrega. Porém, ele viabilizou o projeto do Aeromóvel quando era ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro, em 2021. O agora governador de São Paulo é interessado na ligação por causa da CPTM e tem vistoriado as obras.
Além disso, o governo estadual concedeu incentivos fiscais e isentou a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos, do pagamento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para as obras.
O investimento para a construção do sistema People Mover é R$ 271,7 milhões, de recursos da concessionária GRU Airport. Esse valor originalmente seria usado para arrecadação por parte do governo federal.
O consórcio AeroGRU, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSInfra, responde pela construção e fará a operação da linha, que terá quatro estações ao todo –não haverá cobrança de passagem:
- Aeroporto-Guarulhos (Linha 13-Jade)
- Terminal 1
- Terminal 2
- Terminal 3
Previsão de inauguração do People Mover Guarulhos
O Guarulhos Todo Dia procurou o Ministério dos Portos e Aeroportos para saber se existe uma previsão mais precisa sobre a inauguração do Aeromóvel. A resposta foi: “A entrada em operação do Aeromóvel no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, deve ocorrer ainda este ano”.
A concessionária GRU Airport, também em nota à reportagem, informou que “a previsão para o início da operação é para este ano”.
Atualmente, o Aeromóvel tem passado por uma série de testes. Os trilhos têm 2.700 metros de extensão, todos já construídos a 11 metros de altura, e passam às margens da rodovia Hélio Smidt. Cada trem tem dois vagões, com capacidade para transportar até 200 pessoas. O trajeto completo da CPTM até os três terminais levará seis minutos.
Em junho, o GTD visitou as obras e mostrou como o todo o sistema vai funcionar em um vídeo publicado no YouTube:
Enquanto o Aeromóvel não é inaugurado, quem chega na estação Aeroporto da CPTM precisa pegar um ônibus gratuito e circular, que sai de 15 em 15 minutos. A partir da inauguração do sistema People Mover Guarulhos será o Aeromóvel que fará esse transfer. Até 4 mil passageiros por hora poderão ser transportados pelos trens, que sairão a cada seis minutos.
No entanto, a liberação da operação acontecerá de forma gradual, primeiro com horário limitado e velocidade menor para, depois, chegar à capacidade total.