Câmara cobra explicações de Guti sobre organizações que atuam nos hospitais de Guarulhos

Se o pedido for aprovado pelo Legislativo, o prefeito Guti terá 15 dias para passar detalhes sobre pagamentos e fiscalização de serviços.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Bueno Drone/Guarulhos Todo Dia

Publicado em 10/12/2024 às 17:48 / Leia em 5 minutos

O vereador Gilvan Passos (Republicanos) publicou um Requerimento de Informação para ser votado na Câmara Municipal na sessão desta quarta-feira (11). Se o pedido for aprovado pelo Legislativo, o prefeito Guti terá 15 dias para passar detalhes sobre as Organizações Sociais (OS) que atuam nos Hospitais e demais equipamentos de saúde de Guarulhos. A restrição no atendimento do HMU e do Hospital Pimentas-Bonsucesso, administrados pela Santa Casa de São Bernardo do Campo, deflagrou uma enorme crise na Saúde pública da cidade.

Somente casos de urgência e emergência são aceitos em dois dos mais importantes centros de saúde pública de Guarulhos. Além disso, UBSs, UPAs e Cemegs estão com déficit de médicos, o que tem provocado longas filas para consultas, exames e cirurgia

No requerimento, o vereador Gilvan Passos faz as seguintes solicitações de informação.

1 – Quantas e Quais são as Organizações Sociais (OS’s) responsáveis pelo gerenciamento dos Hospitais, UPA´s e CEMEG’S no Município de Guarulhos?

  • 1.1 – Relacionar o equipamento (Hospital e Unidade de Saúde), a Organização Social (O.S.), o número do Contrato de Gestão (se foi emergencial ou não), o valor, qual a modalidade e a vigência do mesmo.

2 – Quanto foi pago a cada Organização Social (OS) nos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024?

  • 2.1. – Discriminar os valores pagos mês a mês
  • 2.2 – Existem valores que não foram pagos às Organizações Sociais (OS) pelos serviços prestados e que estão em aberto?
  • 2.2.1 – Discriminar os valores devidos por O.S., a que período se referem?

3 – A Municipalidade [Prefeitura] fiscaliza a aplicação dos recursos repassados às Organizações Sociais, com relação ao pagamento dos prestadores de serviços e que prestam serviços nos Hospitais, UPA’s e CEMEG’S? Em caso positivo:

  • 3.1. – Existem valores devidos a esses prestadores? Relacionar os prestadores, o período em aberto e os valores devidos?
  • 3.2. – Existe previsão para o pagamento dos valores que estão em aberto aos prestadores mencionados no item 03? Informar as datas previstas.

Vereadores cobram explicações da prefeitura sobre a Saúde

Na sessão de segunda-feira (9) da Câmara Municipal de Guarulhos, vereadores fizeram discursos manifestando preocupação com a situação da Saúde pública guarulhense. Abaixo, reproduzimos aspas de parlamentares, tanto de oposição quanto da base do prefeito Guti, que trataram sobre o tema:

Gilvan Passos (Republicanos)

“Estive ontem [8] visitando alguns hospitais e realmente a situação é preocupante. Hoje [9] eu recebi aqui no meu gabinete a visita de dois médicos da UPA Taboão/Paraíso. Eles não recebem salário desde outubro. O 13º de alguns funcionários, não só os médicos, mas outros, está caindo hoje [9 de dezembro] uma parcela do 13º. É muito vago a prefeitura simplesmente passar que o valor correspondente à OS está em dia, mas está em dia e não paga os funcionários? Todos os profissionais querem receber.”

“Eu procurei o governo hoje e quero agradecer ao prefeito Guti e ao secretário [de governo] Americano pela atenção que me deram hoje. Pediram para eu esperar até quarta-feira [11], pois haverá uma resposta. Fico muito grato a isso. O prefeito Guti e todo o governo têm preocupação com essa situação”.

Janete Pietá (Rede)

“Guarulhos está sofrendo um abandono, principalmente na área médica. Perder 300 médicos de um dia para outro não é brincadeira. Isso é verdade. Houve um descaso do governo Guti em não tomar providências para que isso não ocorresse”.

Marcia Taschetti (PRTB)

“Embora a gestão do HMU tenha feito uma melhora muito grande no hospital, infelizmente a UTI estava sem funcionar por causa do ar-condicionado. Existem informações que as portas do HMU e do Hospital Pimentas-Bonsucesso estão fechadas, mas não é verdade que estão fechadas. Elas estão restritas somente à urgência, ou seja o HMU está atendendo somente aquela ficha vermelha, que é emergência. Eu não concordo com isso. Eu impetrei um mandado de segurança na data de hoje [9] com pedido liminar para que seja garantido todo o atendimento, seja de urgência e emergência, seja eletivo ou seja emergencial, pois a população não pode ficar desassistida. Nós não vamos ter o HMU fechado”.

Leandro Dourado (Solidariedade)

“Vou entrar com um pedido de intevenção estadual no HMU, pois com o caos que está lá não tem a menor condição de o HMU… não está tendo atendimento. Tal pedido fundamenta-se na crise que afeta gravemente o atendimento à população, decorrente de problemas financeiros, administrativos e operacionais. A gente tem um aparato legal para que isso possa acontecer”.

Edmilson Souza (PSOL)

“Pode vir aqui na tribuna e falar de porta aberta e porta fechada, a emergência a gente atende… o grande problema é que, mesmo trabalhando nesse formato onde você não paralisa todo o atendimento, aquela pessoa que necessita de um atendimento mais rápido não está conseguindo realizar. A saúde em Guarulhos já estava muito abandonada, mas o governo atual tem aproveitado os últimos dias para precarizar mais ainda. São 300 médicos a menos na rede municipal”.

LEIA TAMBÉM -> Entenda a situação grave na Saúde de Guarulhos: Menos médicos e hospitais com setores fechados

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Golpe contra aposentados

Fraude no INSS: aposentados de Guarulhos buscam advogados e já consultam a justiça

HISTÓRIAS DA CIDADE

60 anos do fim do Trem da Cantareira: a história da ferrovia que deixou de existir em Guarulhos

Fartura na mesa

Curte um café da manhã caprichado? Hotéis de Guarulhos participam da Breakfast Weekend

VEJA COMO PARTICIPAR

Parque Shopping Maia faz parceria com a Coca-Cola em campanha de Dia das Mães

PEDÁGIO SEM CANCELAS

Free flow e o alto índice de multas por evasão de pedágio nas rodovias paulistas

REPORTAGEM EM VÍDEO

Por que o Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos ainda não está funcionando?

Dica de passeio

Itaquaquecetuba recebe a Motofest neste fim de semana, com muitas atrações e até um bar nas alturas

STREAMING

Documentário Netflix sobre tragédia em Congonhas entra no Top 10 global de séries

REPORTAGEM

Rodoviária do Cecap pede socorro: manutenção é precária e há poucas saídas de ônibus

VILA NO INTER

Tudo sobre a Feira de Adoção de cães e gatos no Internacional Shopping neste domingo (27)

LONGE DE GUARULHOS

Obra da 1ª estação do Metrô fora da capital está perto de começar, mas longe de Guarulhos

PREVENÇÃO

Áreas de risco de Ferraz de Vasconcelos e Francisco Morato recebem sirenes da Defesa Civil

Papa Francisco: Confira a programação de missas do Santuário Nacional de Aparecida