MPF: Acesso do Rodoanel Norte ao Aeroporto de Guarulhos é um dos pontos sensíveis do projeto

Procurador da República, Guilherme Rocha Göpfert realizou uma inspeção nas obras da nova rodovia.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Obras de ligação com o aeroporto de Guarulhos (Imagens: Bueno Drone/YouTube)

Publicado em 16/12/2024 às 17:28 / Leia em 6 minutos

Com obras em ritmo acelerado, o trecho norte do Rodoanel Mário Covas recebeu inspeção do Ministério Público Federal (MPF), que tem intermediado as discussões sobre a construção da ligação da nova rodovia ao Aeroporto Internacional de Guarulhos –o acesso é classificado pelo órgão como “um dos pontos mais sensíveis do projeto”. Em nota divulgada nesta segunda-feira (16), o MPF explicou que esteve no local na última quinta-feira (11) “para verificar o andamento dos trabalhos e coletar informações”.

A visita contou com a participação do procurador da República Guilherme Rocha Göpfert e servidores da instituição. O grupo foi recebido por representantes do governo do Estado de São Paulo e integrantes da Via Appia Concessões, empresa responsável pela execução do projeto.

A construção do Rodoanel Norte ficou paralisada entre 2018 e abril de 2024, quando foi finalmente retomada. Em 2021, o MPF instaurou um inquérito civil para apurar as causas da interrupção e viabilizar o reinício dos trabalhos o mais rápido possível. Nos últimos anos, o procurador conduziu uma série de reuniões e manteve contato permanente com órgãos e empresas envolvidos no projeto, o que possibilitou a resolução de diversas pendências e contribuiu para o destravamento das obras.

“Além do MPF e do governo paulista, participaram das tratativas representantes de órgãos do governo federal, da prefeitura de Guarulhos e do Aeroporto de Guarulhos. O acesso ao terminal internacional pelo futuro trecho do Rodoanel é um dos pontos mais sensíveis do projeto. A via também fará a interligação com as rodovias federais Fernão Dias e Presidente Dutra. Quando concluído, o empreendimento otimizará a logística de escoamento de cargas e reduzirá o tráfego em vias da capital e de cidades vizinhas.”

Nota do MPF sobre as obras do Rodoanel Norte

Apesar de as obras estarem em andamento, o traçado da ligação entre o Rodoanel Norte e o maior aeroporto do Brasil está em discussão, pois a Prefeitura de Guarulhos trava uma queda de braço com a GRU Aiport e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para evitar que o trânsito fique ainda pior para quem mora na cidade. Em agosto, o MPF realizou uma reunião para discutir o tema.

Visita do MPF (Ministério Público Federal) às obras do Rodoanel Norte, em Guarulhos
Visita do MPF às obras do Rodoanel Norte (Foto: Divulgação/MPF)

Como está a ligação com o Aeroporto de Guarulhos

O Rodoanel Norte criará uma ligação de 3,6 km com o Aeroporto Internacional de Guarulhos. A proposta original tem mais de uma década, feita após estudos da extinta estatal estadual Dersa (Companhia Desenvolvimento Rodoviário S.A).

O projeto prevê a construção de uma alça de acesso entre o Rodoanel e a rodovia Hélio Smidt, que conecta o aeroporto às rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra. A obra dessa alça até já teve início, conforme tem mostrado o canal Bueno Drone no YouTube. No entanto, ainda não houve um anúncio oficial sobre o traçado escolhido.

Existe uma outra proposta de traçado em debate, defendida pela concessionária GRU Airport e pela Anac, usando vias municipais para dar acesso ao aeroporto a partir do Rodoanel. Entre essas vias, estão a Estrada Guarulhos-Nazaré e a avenida Candéa, já bastante congestionadas atualmente.

Essa obra teria um custo menor do que criar uma ligação direta entre o Rodoanel e o aeroporto e, além disso, evitaria colocar um número elevado de caminhões para circular na Hélio Smidt, o que poderia causar muito trânsito na rodovia que leva até o aeroporto.

Essa segunda opção, porém, carece de estudos de viabilidade e enfrenta resistência da Prefeitura de Guarulhos por conta do previsível aumento do trânsito em ruas e avenidas da cidade, além da incompatibilidade estrutural dessas vias com o fluxo intenso de veículos de carga.

Rodoanel Norte: primeira parte, entre Dutra e Fernão Dias, deve ficar pronta em 2025
(Foto: Divulgação/MPF)

As obras do Rodoanel Norte

Com 44 quilômetros de extensão, o Rodoanel Norte conectará a Rodovia dos Bandeirantes, na altura da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na capital paulista, à Via Dutra, passando pelos municípios de Arujá, Guarulhos e São Paulo. Além disso, a rodovia criará a ligação exclusiva de 3,6 km com o Aeroporto de Guarulhos. Após ficarem abandonadas durante seis anos, as obras foram retomadas em abril deste ano, depois de o governo paulista refazer o processo de concessão.

“O trecho norte do Rodoanel trará reflexos muito positivos para a economia, o meio ambiente e o planejamento urbano. A paralisação das obras implicou sérios prejuízos ao interesse público e social, uma vez que não só retardou a conclusão desse corredor viário, mas também gerou desperdício de recursos públicos. O diálogo que o MPF promoveu entre as partes envolvidas permitiu avanços importantes, que culminaram com a retomada do projeto. Seguiremos acompanhando os trabalhos até que a população possa finalmente utilizar a via”.

Guilherme Rocha Göpfert, procurador da República do MPF

As obras do Rodoanel Norte foram divididas em dois trechos:

  • 1 – Entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, com previsão de entrega para setembro de 2025
  • 2 – Da Fernão Dias até a Rodovia dos Bandeirantes (na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães), que deve ser concluído até setembro de 2026

O trajeto servirá de interligação com as rodovias estaduais e federais, desviando grande parte do trânsito das Marginais Tietê e Pinheiros. O poder público prevê a redução de circulação diária de cerca de 18 mil caminhões na cidade de São Paulo, o que permitirá mais rapidez para cruzar a Região Metropolitana no acesso a Santos. A previsão é que o trecho norte do Rodoanel Mario Covas receba 65 mil veículos por dia.

Quando estiver em funcionamento, o Rodoanel Norte terá cobrança de pedágio com free flow (fluxo livre), tecnologia com sensores que calcula a tarifa por quilômetro rodado.

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