Tutores de pets se organizam nas redes sociais para realizarem manifestações em ao menos 14 aeroportos do Brasil neste domingo (28). O movimento cobra justiça por Joca, golden retrivier de cinco anos que morreu na última segunda-feira (19). O cachorro, enviado pela Gol Linhas Aéreas para um voo errado (deveria ir para Sinop-MT, mas foi parar em Fortaleza-CE), sofreu parada cardiorrespiratória no transporte de volta a Guarulhos. O GRU Airport será um dos principais locais do protesto, que contará com a presença da família do engenheiro João Fantazzini, tutor de Joca.
O movimento, organizado por páginas como @artspatinhas, promete ser totalmente pacífico. O objetivo é pressionar a Gol e outras companhias aéreas para que casos como esse não voltem a acontecer no Brasil.
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o Ministério de Portos e Aeroportos e a Polícia Civil de Guarulhos investigam a morte de Joca. Nos bastidores políticos, existe uma articulação do governo federal junto a companhias aéreas para mudar a atual legislação de transporte de pets.
A manifestação por Joca no aeroporto de Guarulhos começará às 10h e vai acontecer no Terminal 2, em frente ao guichê da Gol no saguão. Os organizadores pedem que as pessoas levem os pets para o protesto.
“A família agradece o convite e vamos de forma pacífica lutar pela causa! Quem puder, vá. Vamos honrar a vida de muitos animais que perderam a vida por conta dessas cias aéreas e vamos também honrar a memória do Joca, que isso sirva para que mais nenhum cachorro e seus pais passem por isso que estou passando”.
João Fantazzini, tutor de Joca, sobre a manifestação
Locais das manifestações por Joca
Além de domingo, também há protestos marcados para sábado (27) e quarta-feira (1º), no feriado. Veja abaixo os locais e horários das manifestações de Justiça Por Joca, segundo anúncio dos organizadores:
Sábado (27)
- Curitiba, no Aeroporto Afonso Pena – 9h
- Joinville, no Aeroporto de Joinville – Lauro Carneiro de Loyola – 9h
- Macapá, no Aeroporto Internacional de Macapá – 9h
Domingo (28)
- Aeroporto Internacional de Guarulhos (Terminal 2) – 10h
- São Paulo, no Aeroporto de Congonhas – 9h
- Campo Grande, no Aeroporto de Campo Grande – 8h
- Belo Horizonte, no Aeroporto Tancredo Neves, em Confins – 9h
- Brasília, no Aeroporto Internacional de Brasília – 9h
- Manaus, Aeroporto Internacional Eduardo Gomes – 9h
- RJ, no Aeroporto Santos Dumont – 10h
- Porto Alegre, no Aeroporto Salgado Filho – 10h
- Salvador, no Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães – 10h
- Florianópolis, no Aeporto Hercílio Luz – 10h
- Navegantes, no Aeroporto Internacional – 10h
- Caxias do Sul, no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani – 10h
- Natal, no Parque Ecológico de Capim Macio – 14h
- Recife, na Praça Ministro Salgado Filho – 16h
Quarta (1º de maio, feriado)
- Fortaleza, no Aeroporto Internacional Pinto Martins – 16h