ANAC, ministério e polícia apuram morte de cachorro em voo da Gol

Morte de Joca é investigada por diferentes órgãos e pode provocar mudança na lei sobre transporte de pets em aviões.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Reprodução

Publicado em 24/04/2024 às 11:57 / Leia em 5 minutos

O Ministério de Portos e Aeroportos e a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) investigam a morte do cachorro Joca, que sofreu parada cardiorrespiratória depois de ser enviado em um voo errado pela companhia Gol na segunda (22). De acordo com o ministro Silvio Costa Filho, o governo já realizou uma reunião de emergência ainda na terça-feira (23), e a companhia aérea recebeu um ofício para prestar esclarecimentos sobre o caso. A empresa terá três dias para prestar esclarecimentos.

“Tomamos conhecimento da triste notícia da morte do cachorro Joca após um erro técnico num voo que deveria seguir de São Paulo para o Mato Grosso, e terminou indo parar em Fortaleza”, começou o ministro de Portos e Aeroportos, em post no Twitter/X.

“Ontem mesmo fizemos uma reunião de emergência com o presidente da ANAC, que já oficiou a companhia aérea Gol para prestar os devidos esclarecimentos. Não vamos admitir que episódios como esse voltem a se repetir. Desde já, gostaria de prestar toda minha solidariedade ao tutor de Joca, João Fantazzini, e dizer que estamos acompanhando de perto toda investigação”, escreveu o político, que prometeu ainda “iniciar um amplo debate com o Congresso Nacional e com a sociedade civil organizada para que possamos construir leis mais duras para coibir esse tipo de incidente”.

Além disso, a Polícia Civil de São Paulo, por meio da Delegacia do Meio Ambiente em Guarulhos, instaurou um inquérito para investigar as circunstâncias da morte de Joca. A mãe do tutor de Joca prestou depoimento, e o corpo do animal foi encaminhado a um hospital veterinário. Ele passou por exames de necrópsia e foi liberado.

Segundo a ANAC, “o transporte de animais de estimação e animais de assistência emocional, quando ofertado pelas empresas aéreas, implica na responsabilidade das próprias empresas desde o embarque até o recebimento dos animais”.

Gol suspende transporte de pets por 30 dias

Após a morte de Joca, a Gol decidiu suspender por 30 dias o transporte de cães e gatos em voos que a companhia opera. A suspensão começou nesta quarta (24) e vão até o dia 23 de maio. Segundo a companhia, os clientes que contrataram o serviço para o período poderão receber restituição total do valor, inclusive com o reembolso da passagem. Além disso, também dá para adiar a viagem sem custos para depois de 23 de maio, em voos até 31 de dezembro deste ano.

Entenda o caso

Joca, um cão da raça Golden Retriever de cinco anos de idade, morreu depois de ser despachado em um voo errado da Gol Linhas Aéreas na segunda-feira (22). O tutor, João Fantazzini, e o cachorro saíram do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, tendo como destino o Aeroporto de Sinop, no Mato Grosso. No entanto, o animal foi despachado de forma errada para Fortaleza, no Ceará. No retorno para Guarulhos, Joca sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu.

A família é daqui de Guarulhos, mas o tutor João estava de mudança para a cidade de Sorriso, no Mato Grosso.

“Ele não estava com veterinário quando ele chegou, ele não tinha um veterinário em Fortaleza para saber se ele estava apto a pegar o voo de Fortaleza para Guarulhos. Me falaram que em Fortaleza não tinha veterinário e ele ficou na pista por volta de uma hora e meia, lá a sensação térmica estava em 36ºC. Imagina na pista.”

João Fantazzini, tutor de Joca, em entrevista à Globo

O que diz a Gol

“A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).

Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca.

A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal.

A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação.”

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

SAÚDE

Hospital da Mulher pronto é promessa de Sanches e Pietá. Está abandonado, mas…

Carreira e Renda

Vagas para Jovem Aprendiz num dos cartões postais de São Paulo

PROJEÇÃO

Veja como vai ficar o Rodoanel Norte depois das obras prontas

CONHEÇA OS COMBOS

Coffee Week Brasil: Festival de cafés em SP vai até o dia 27 de outubro

APAGÃO

São Paulo vai ficar sem energia elétrica até quando?

CARDÁPIO VARIADO

Visite GRU: Restaurante Base Steakhouse, alta gastronomia no Pullman Guarulhos

ADOTE!

Luisa Mell vem a Guarulhos para realizar feira de adoção consciente no Shopping Maia

DICA

Tudo sobre a 1ª Oktobierfest de Guarulhos, organizada pelo Polo Cervejeiro da cidade

TUDO SOBRE

Confirmado: Hospital São Luiz Guarulhos será inaugurado neste mês

FUGA DA GUERRA

Guarulhos é a porta de entrada de brasileiros e parentes repatriados do Líbano

ELEIÇÕES 2024

Guarulhos Todo Dia bate recorde de audiência com cobertura da apuração

SEM PROIBIÇÃO

Guarulhos não tem Lei Seca nas eleições 2024: venda de bebidas está liberada

NA VILA AUGUSTA

Visite GRU: Conheça o Parque Júlio Fracalanza, um refúgio verde em Guarulhos