Aeromóvel de Guarulhos inicia testes de movimento; veja vídeo e entenda como funciona

O Aeromóvel não é tracionado pelas rodas, mas sim por um sistema de propulsão a ar. People Mover está na fase final das obras e deve ser inaugurado em agosto.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Reprodução/YouTube-Aerom

Publicado em 08/06/2024 às 12:43 / Leia em 3 minutos

O Aeromóvel está passando por testes de movimento. Nesta semana, a Aerom, concessionária responsável pelo sistema de transporte que vai interligar a CPTM ao três terminais do Aeroporto de Guarulhos, compartilhou um vídeo em que mostra como funciona a propulsão do People Mover. Esse novo transfer está previsto para começar a funcionar com passageiros a partir de agosto.

Ao todo, são 2.700 metros de trilhos construídos sobre uma via elevada. “A via elevada é o conjunto estrutural formado por Infraestrutura (Fundações e Blocos), Mesoestrutura (Pilares e Vigas de Apoio) e Superestrutura (Vigas), sendo que essas últimas podem ser construídas em aço ou concreto”, explica a concessionária.

Ao contrário de outros sistemas sobre trilhos, o Aeromóvel não é tracionado pelas rodas. O impulso é externo, vem por meio do controle da pressão e vazão do ar dentro do duto de propulsão.

Na via elevada, há um duto que permite a pressurização interna do circuito. Cada veículo é ligado por um mastro a duas placas de propulsão, que ficam dentro dentro do duto. Os ventiladores elétricos estão localizados ao longo da linha, para pressurizar o ar no interior do duto e criar pressão que irá empurrar ou puxar o veículo. Confira na imagem abaixo um exemplo:

People Mover de Guarulhos, o Aeromóvel, funciona como propulsão a ar
(Foto: Aerom/Divulgação)

Automatização

Todo esse sistema é automatizado, ou seja, não precisa de um piloto. Os dispositivos de controle ficam junto ao CCO (Centro de Controle Operacional), onde se encontram os profissionais responsáveis pelo funcionamento das atividades que controlam o tráfego e a operação.

No vídeo compartilhado pela Aerom, dá para ver o Aeromóvel em movimento e como funciona esse sistema de propulsão. Além disso, tem imagens da chegada do segundo veículo, que chegou no último dia 24. O carro já está no CMO (Centro de Operação e Manutenção), ao lado da estação da CPTM Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13-Jade. Assista:

Obras do People Mover

A equipe do Guarulhos Todo Dia visitou as obras do People Mover no Aeroporto de Guarulhos e mostra imagens exclusivas de como estão as estações. Previsto para ser entregue em agosto de 2024, o sistema Aeromóvel terá três trens ao todo. Cada um tem dois vagões, com capacidade para transportar até 200 pessoas. O trajeto completo levará seis minutos.

O People Mover terá quatro estações. Uma interligada à CPTM, que já está em fase adiantada, e uma em cada um dos terminais do aeroporto. A que está mais atrasada é a do Terminal 2, o mais movimentado do GRU Airport. Os trabalhos por lá começaram para valer em maio e são mais complexos, pois o acesso será feito a partir do mezanino. A vantagem é que ela vai ficar na “cara do gol” do portão de embarque, conforme você pode ver no nosso vídeo exclusivo, publicado no YouTube e reproduzido abaixo:

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

LINHA 19-CELESTE

Projeto do Metrô em Guarulhos inclui túnel na Paulo Faccini com a Tiradentes

DIÁRIA CARA

Sob risco de leilão: 7.889 veículos estão apreendidos em pátios do Detran em Guarulhos

PROGRAMA ESTADUAL

7 escolas de Guarulhos querem ser cívico-militares; entidades tentam vetar projeto

CHAPA PURA

Eleições 2024: Márcio Nakashima (PDT) terá Josinaldo Cabeça como candidato a vice

VEJA COMO DENUNCIAR

Acidentes com balões na rede elétrica afetaram 453 casas em Guarulhos em 2024

ESQUEMA CRIMINOSO

Entenda o golpe do Pix errado e saiba como não ser enganado

Nomes nas urnas

Eleições 2024: partidos de Guarulhos começam a oficializar seus candidatos

LESÃO CORPORAL CULPOSA

Trânsito está mais violento em Guarulhos: Acidentes com feridos crescem 38% em um ano

ANTIGOS ADVERSÁRIOS

Eleições 2024: Elói Pietá (Solidariedade) terá Fran Corrêa (MDB) como candidata à vice

CHAPA DEFINIDA

Eleições 2024: Waldomiro Ramos (PSB) terá Claudia Papotto como candidata à vice

ENTENDA O CASO

Jardim Álamo protesta contra mudanças na rodovia Presidente Dutra

Quem vota na cidade

Conheça o perfil dos eleitores de Guarulhos que vão votar este ano