Aeromóvel de Guarulhos não vai ser inaugurado em agosto. Quando fica pronto?

People Mover que vai ligar CPTM aos três terminais do aeroporto está em fase de testes.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Aerom/Divulgação

Publicado em 23/08/2024 às 11:11 / Leia em 3 minutos

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) projetou, em maio, que o Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos estaria funcionando a partir de agosto. A previsão do chefe do Executivo estadual de São Paulo, no entanto, não vai ser cumprida. As instituições responsáveis pela obra dizem que o sistema People Mover, que vai ligar a estação Aeroporto-Guarulhos (da linha 13-Jade da CPTM) aos três terminais do aeroporto, será inaugurado “ainda este ano”.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do governo de federal, faz a gestão do contrato de concessão do aeroporto e acompanha a execução das obras do People Mover. Logo, Tarcísio não é diretamente responsável pelos prazos de entrega. Porém, ele viabilizou o projeto do Aeromóvel quando era ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro, em 2021. O agora governador de São Paulo é interessado na ligação por causa da CPTM e tem vistoriado as obras.

Além disso, o governo estadual concedeu incentivos fiscais e isentou a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos, do pagamento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para as obras.

O investimento para a construção do sistema People Mover é R$ 271,7 milhões, de recursos da concessionária GRU Airport. Esse valor originalmente seria usado para arrecadação por parte do governo federal.

O consórcio AeroGRU, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSInfra, responde pela construção e fará a operação da linha, que terá quatro estações ao todo –não haverá cobrança de passagem:

  • Aeroporto-Guarulhos (Linha 13-Jade)
  • Terminal 1
  • Terminal 2
  • Terminal 3

Previsão de inauguração do People Mover Guarulhos

O Guarulhos Todo Dia procurou o Ministério dos Portos e Aeroportos para saber se existe uma previsão mais precisa sobre a inauguração do Aeromóvel. A resposta foi: “A entrada em operação do Aeromóvel no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, deve ocorrer ainda este ano”.

A concessionária GRU Airport, também em nota à reportagem, informou que “a previsão para o início da operação é para este ano”.

Atualmente, o Aeromóvel tem passado por uma série de testes. Os trilhos têm 2.700 metros de extensão, todos já construídos a 11 metros de altura, e passam às margens da rodovia Hélio Smidt. Cada trem tem dois vagões, com capacidade para transportar até 200 pessoas. O trajeto completo da CPTM até os três terminais levará seis minutos.

Em junho, o GTD visitou as obras e mostrou como o todo o sistema vai funcionar em um vídeo publicado no YouTube:

Enquanto o Aeromóvel não é inaugurado, quem chega na estação Aeroporto da CPTM precisa pegar um ônibus gratuito e circular, que sai de 15 em 15 minutos. A partir da inauguração do sistema People Mover Guarulhos será o Aeromóvel que fará esse transfer. Até 4 mil passageiros por hora poderão ser transportados pelos trens, que sairão a cada seis minutos.

No entanto, a liberação da operação acontecerá de forma gradual, primeiro com horário limitado e velocidade menor para, depois, chegar à capacidade total.

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

ENTENDA OS PRAZOS

Metrô adia em um mês o processo de licitação da Linha 19-Celeste

Casa e separa

Aumentou o número de divórcios e diminuiu o de casamentos em Guarulhos, em 2023

REGRAS DE REAJUSTE

Confira os salários do prefeito, do vice, dos secretários e dos vereadores de Guarulhos

Novo visual

A nova pintura dos ônibus de Guarulhos. Entenda as mudanças

ARTIGO

Onde comer em Guarulhos?

TRÂNSITO

CCR RioSP altera tráfego de pistas na Via Dutra e indica retomada das obras em Guarulhos

Quermesse multicultural

Chegou o fim de semana da Festa das Nações do Santuário São Judas Tadeu, na Vila Harmonia

PROGRAMAÇÃO

Exposição de carros, cinema mais barato e música clássica: tudo neste domingo no Shopping Maia

Guerra do Delivery

Delivery: depois da revolta dos entregadores, Ifood enfrenta o crescimento da concorrência

FALTA DIÁLOGO?

A queda de braço entre o prefeito Lucas Sanches e os servidores municipais após reajuste de 2%

PROMOÇÃO NO CINEMA

Cinépolis do Shopping Maia está com ingressos a R$ 15 para sessões neste domingo

EM PRIMEIRA MÃO

Metrô nega recurso e confirma vencedor de licitação para obra da Linha 2-Verde em Guarulhos