A GRU Airport, concessionária do Aeroporto de Guarulhos, prevê agora inaugurar o People Mover em setembro de 2025. Ainda sem um dia exato divulgado para o início da operação. A informação foi publicada em primeira mão pela rádio CBN nesta quarta-feira (27). A nova data adia mais uma vez o início das operações do sistema de transporte, que anteriormente tinha 31 de agosto como previsão de entrada em funcionamento, mas que nunca foi oficialmente confirmada pela concessionária.
Este é apenas mais um capítulo no longo histórico de atrasos do People Mover, também conhecido como Aeromóvel, um projeto crucial para a conectividade do maior aeroporto do país. O Aeromóvel já acumula mais de um ano e meio de atraso em relação ao cronograma original.
A operação para o público, inicialmente prevista para o primeiro semestre de 2024, foi depois adiada para o segundo semestre do mesmo ano, mas nenhuma dessas previsões se concretizou. Essa série de atrasos levou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a instaurar um processo administrativo contra a concessionária GRU Airport pelo descumprimento do cronograma original, podendo resultar em multa.
A falta de transparência em relação ao cronograma do projeto tem sido alvo de críticas, conforme apontado pelo site MetrôCPTM. Nem o consórcio responsável pela construção, AeroGRU, nem a Anac, e muito menos a própria GRU Airport, têm divulgado uma data oficial de inauguração. A GRU Airport, em particular, tem sido o ponto “mais obscuro de toda a polêmica” por não se pronunciar com clareza sobre o cronograma projeto, que é de sua responsabilidade. A informação à CBN foi uma exceção no histórico da concessionária em relação ao tema.

A novela do People Mover em Guarulhos
O People Mover é um sistema de transporte automatizado e gratuito que conectará a Linha 13-Jade da CPTM aos três terminais do Aeroporto de Guarulhos, substituindo o atual transporte por ônibus. Com 2.700 metros de extensão e construído a 11 metros de altura, a via elevada terá quatro estações: uma na CPTM (Aeroporto-Guarulhos) e uma em cada terminal.
O trajeto completo levará aproximadamente seis minutos. O sistema, que utiliza tecnologia brasileira da empresa Aerom e encarroçamento da Marcopolo Rail, é movido a ar comprimido e operará de forma automatizada, com dois veículos circulando simultaneamente. A expectativa é atender até 4 mil passageiros por hora, com uma projeção de 50 mil pessoas por dia.
Com um investimento estimado em cerca de R$ 300 milhões, custeados por recursos da outorga da GRU Airport e incentivos fiscais do Governo do Estado, o People Mover se apresenta como uma solução de transporte sustentável e eficiente para um dos maiores aeroportos do país. A Aerom tem um contrato de operação de dez anos, após o qual o sistema será repassado à União.
Para alcançar a certificação necessária, o People Mover passou por testes rigorosos. Em janeiro, realizou testes de pré-operação com passageiros a bordo, percorrendo cerca de 100 km sem problemas. Mais recentemente, no final de abril, testes inéditos com dois trens circulando simultaneamente foram realizados durante as madrugadas, sendo considerados decisivos para a definição de uma data. A certificação exigida para o Aeromóvel é comparável às de metrôs internacionais e até mesmo à instalação de usinas nucleares.