Tiana é uma das moradoras mais famosas do Zoológico de Guarulhos. Chegou ao local ainda novinha, com apenas 7 meses de idade, trazida do Zoo de Bauru. Sempre foi bastante agitada. Gostava de subir nos troncos, pulava e escalava tudo o que podia. O tempo para uma onça-pintada, no entanto, corre bem mais depressa do que para o ser humano.
Atualmente com 16 anos, Tiana já é considerada uma “senhora”, está idosa e recebe cuidados especiais. Teve o recinto totalmente adaptado para poder se locomover melhor. Ao longo da vida, já passou por um bem-sucedido tratamento de câncer no abdômen e vive sem sequelas da cirurgia para retirada do tumor. Porém, convive com os reflexos da idade avançada.
O Guarulhos Todo Dia visitou o zoológico da cidade e conversou com exclusividade com a médica veterinária Claudia Igayara. A profissional, que trabalha no local desde 1997 e já cuidou de milhares de animais ao longo desses 27 anos, nos recebeu bem cedinho, antes da abertura dos portões para o público.
Claudia conhece os bichos pelo nome, seja a onça-pintada Tiana, os leões Madiba e Khalifa, a fêmea de lobo-guará Kiara ou os furões, saguis e outras espécies. A cada recinto que passa, Claudia para, dá uma olhadinha, conversa com os animais e confere se está tudo certo.
Tiana recebe cuidados especiais
Tiana chegará aos 17 anos em setembro. “No geral, a onça-pintada vive de 15 a 20 anos. A partir de 10 anos, a gente já começa a considerar como animal geriátrico, então já começam os cuidados especiais”, explica a veterinária.
Cerca de três anos atrás, Tiana foi diagnosticada com um tumor na região do abdômen. Sim, uma onça-pintada também pode ter câncer. “Ela passou por uma cirurgia e se recuperou muito bem”, comemora Claudia.
A onça-pintada passou por uma laparoscopia, que é uma vídeo cirurgia abdominal, um procedimento pouco invasivo e que foi suficiente para retirar o tumor de 8 cm. O trabalho foi conduzido pela equipe do Zoológico de Guarulhos em parceria com a clínica Endoscopet.
“A Tiana tem algumas limitações por causa da idade, é como a gente que não tem a mesma agilidade conforme o tempo passa. Então adaptamos o recinto dela, deixando tudo mais acessível. Tem ali uma plataforma que não é tão alta. A gente tem o compromisso de cuidar do animal, de bebê até quando ele é um animal idoso, para que tenha uma excelente qualidade de vida”.
Claudia Igayara, médica veterinária do Zoológico de Guarulhos
Nas grades do recinto VIP de Tiana, há um aviso ao público. “A Tiana é uma idosa e, por isso, tem dificuldades para se locomover. O recinto foi adaptado para o bem-estar dela. Ela está sendo cuidada e acompanhada com carinho”, informa o cartaz.
A onça-pintada está saudável e se alimenta sem restrições. “Quando mais novos, os animais comem muito mais, é que nem criança e adolescente, a gente sabe que come muito. A partir do momento que entram na fase adulta, a gente vai controlando a dieta, para que o animal não fique muito magro nem tenha problema de obesidade. E a gente vai controlando essa quantidade, mas não é porque o animal é idoso que tem alguma restrição. A Tiana come todos os alimentos, mas na quantidade certa para ela”, diz Claudia Igayara.
O esturro da onça-pintada
Durante a visita que o GTD fez ao Zoo de Guarulhos, tivemos o privilégio de ver o momento do chamado esturro da onça-pintada. Assista ao vídeo abaixo:
Quem olha assim pode se perguntar se ela está passando mal, com dor ou algo do tipo. No entanto, esse é um barulho normal do animal. Trata-se, inclusive, de um comportamento saudável da espécie.
“Muita gente acha que ela está passando mal, que está tendo um parto, mas na verdade esse é o famoso esturro da onça. É o barulho que ela faz para se comunicar com o mundo. Ela faz isso para dizer ‘olha, estou bem, estou aqui, tem alguma outra onça por aí?’ Da mesma forma que a gente fala, a onça faz barulho, que é o esturro”.
Claudia Igayara, médica veterinária do Zoológico de Guarulhos
Ou seja, fica o aviso: se você estiver visitando lugares como o Pantanal e ouvir um esturro como esse, saiba que há uma onça-pintada por perto.
Como visitar o Zoológico de Guarulhos
Além da onça-pintada Tiana, o Zoológico Guarulhos mantém cerca de 400 animais de 100 diferentes espécies. Administrado pela Prefeitura, o local tem entrada 100% gratuita. O Zoo oferece estacionamento, playground e lanchonete.
- Horário de funcionamento: terça a domingo (inclusive feriados), das 9h às 17h (dá para entrar até as 16h30)
- Endereço: Rua Dona Gloria Pagnoncelli, 344 – Jardim Rosa de França – Guarulhos – SP
- Informações no site https://zoologico.guarulhos.sp.gov.br/ e no Instagram @zooguarulhos.