A população de Guarulhos aumentou em 69,8 mil pessoas entre 2010 e 2022, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Vivem 1.291.771 habitantes na área de mais de 318 quilômetros quadrados que forma o município. Isso quer dizer que em cada quilômetro quadrado, em média, moram cerca de 4.053 habitantes. Somente nos dois últimos anos, cerca de 6,5 mil unidades de novos apartamentos foram liberadas para morar em Guarulhos, indica o Secovi.
Todos esses números mostram algo que o guarulhense tem visto diariamente na última década. A cidade tem mais condomínios, mais restaurantes, mais supermercados, enfim, tem mais gente do que tinha antes. Esse crescimento é positivo, pois são negócios gerados e empregos criados. Além disso, com a desaceleração na produção industrial da região metropolitana de São Paulo, a economia fica cada vez mais dependente do setor de serviços.
No entanto, algo que o guarulhense também tem visto nos últimos anos é que falta planejamento urbano à cidade. Na contramão do aumento expressivo de empreendimentos imobiliários, não há novas vias, acessos e corredores criados na mesma velocidade para suportar a circulação de veículos e pedestres. O sistema de transporte público também não é uma opção atraente para quem tem carro. A CPTM passa em poucos bairros, o Metrô só deve chegar em 2028.
Como resultado, o trânsito fica caótico.
O Guarulhos Todo Dia perguntou aos leitores quais os lugares da cidade mais problemáticos em relação ao trânsito –além, é claro, do Trevo de Bonsucesso. Mais de 100 pessoas responderam.
O Trevo de Bonsucesso
O Trevo é o famoso “rir para não chorar”. Já virou meme nas redes sociais, chamado de “Trevas de Bonsucesso”. O problema ali é antigo, vem do início dos anos 2000, antes do crescimento desordenado da cidade.
Nos últimos meses, a região tem passado por obras. Novas vias das marginais foram liberadas no sentido Rio de Janeiro em abril. A parte final da entrega está marcada para o dia 26 de maio, com as novas pistas no sentido São Paulo. Os trabalhos têm aporte da CCR RioSP, que administra a Rodovia Presidente Dutra, e do Governo Federal. Já a Prefeitura de Guarulhos ficou responsável por melhorias nos acessos ali da região –neste mês, entregou a pavimentação das vias que se conectam ao Trevo de Bonsucesso.
Por enquanto, a situação de quem precisa passar diariamente naquele trecho ainda não mudou muito. O trânsito continua dando um nó difícil de desatar no Trevo. Vamos ver se a conclusão das obras vai finalmente fazer com que as pessoas fiquem menos tempo paradas.
O trânsito na Dutra
Principal rodovia de Guarulhos, a Dutra é uma das grandes responsáveis pela dor de cabeça do guarulhense que fica preso no trânsito. Além do Trevo de Bonsucesso, o tráfego fica bastante intenso no sentido São Paulo de manhã.
Nos últimos meses, a situação está ainda mais complicada por causa das obras que a CCR RioSP têm feito no acesso para a Fernão Dias e no acesso para a Ponte do Tatuapé. Os novos viadutos, quando ficarem prontos, devem ajudar a vida do motorista. Enquanto são construídos, porém, causam transtornos.
Entre o fim da tarde e início da noite, o trânsito fica complicado na Dutra no sentido Rio de Janeiro. Os acessos para a Avenida Guarulhos e a pista marginal ali na altura da Aché Laboratórios e da Maggion, perto do viaduto estaiado cidade de Guarulhos, são pontos onde carros e ônibus ficam longos minutos parados diariamente.
Quando as obras na Dutra ficam prontas?
Ao contrário do que acontece dentro da cidade, ao menos na Dutra estão sendo feitas obras para aumentar a capacidade de tráfego na rodovia. Além do Trevo de Bonsucesso, Ponte do Tatuapé e três viadutos para Fernão Dias, a CCR RioSP está construindo um novo trevo na região do complexo viário Jacu Pêssego e um viaduto ligando a pista expressa à rodovia Hélio Smidt, que dá acesso ao Aeroporto de Guarulhos.
“Também está previsto no contrato de concessão a construção de 24 quilômetros de novas faixas nas pistas expressas da Via Dutra, sendo 12km em cada sentido da rodovia, aumentando de duas para três faixas de rolamento, iniciando após o Aeroporto Internacional de Guarulhos até a chegada à capital paulista”, diz a concessionária, em nota.
Ao Guarulhos Todo Dia, a empresa confirmou que “todas as obras de melhorias deverão ser entregues até 2025”.
As ruas, avenidas e acessos com mais trânsito em Guarulhos
Fora da Dutra, já dentro da cidade, uma parte do trânsito nas ruas e avenidas têm ligação com os acessos para a rodovia. Alguns casos são a Avenida Papa João Paulo I, Estrada Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Avenida Monteiro Lobato e Avenida Santos Dumont.
Outras vias deixam o motorista parado por causa do tráfego intenso entre bairros, casos da Jamil João Zarif, Natalia Zarif, Otávio Braga de Mesquita, Tiradentes, Dona Tecla, Brigadeiro Faria Lima e Bela Vista do Paraíso.
Abaixo, você vê uma lista de lugares, enviados pelos leitores do Guarulhos Todo Dia:
Citados mais de uma vez
- Trevo de Bonsucesso
- Rua Jamil João Zarif
- Av. Natalia Zarif
- Av. Otávio Braga de Mesquita
- Av. Monteiro Lobato, sobretudo no cruzamento com a Otávio Braga
- R. Claudino Barbosa
- Av. Tiradentes
- Av. Brigadeiro Faria Lima
- Pista local da Dutra no sentido Rio de Janeiro, na altura da Aché e da Maggion
- Av. Papa João Paulo I
- Rodovia Presidente Dutra no sentido São Paulo, do Cecap até as obras nos viadutos
- Acesso da Dutra para avenida Guarulhos e região da Ponte Grande
- Acesso para o Cecap na rodovia Hélio Smidt
- Acesso da Dutra para a av. Santos Dumont
- Estrada Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira
- Rua Bela Vista do Paraíso
Citados uma vez
- Estrada Guarulhos-Nazaré, na região do São João
- Estrada do Elenco
- Av. Paulo Faccini
- Av. Suplicy
- Av. Novo Brasil
- Rua Dona Tecla
- Rua Luíza Rosa Cunha
- Estrada Três Cruzes
- Rua Brigadeiro Mário Perdigão Coelho
Sentiu falta de algum lugar na lista? Siga o Guarulhos Todo Dia no Instagram e nos diga onde você sofre no trânsito. Podemos fazer uma nova reportagem sobre o tema.