As boas práticas de jornalismo recomendam evitar repetição de palavras em títulos. No entanto, nesse caso foi necessário para destacar a situação, no mínimo, curiosa. Lançado nos cinemas nesta quinta-feira (20), o filme “O Estranho”, que foi gravado e tem toda a trama ligada ao Aeroporto de Guarulhos, não está em cartaz em nenhum dos três complexos de cinemas da cidade de Guarulhos. Se você quiser assistir ao longa dirigido por Flora Dias e Juruna Mallon, vai precisar se deslocar até São Paulo.
Exibido em festivais de cinema ao redor do mundo e bem avaliado, o longa tem um estilo mais denso, focado na psicologia dos personagens e na sua relação com o espaço que ocupam.
Todos os cinemas aqui de Guarulhos tem uma proposta de exibir filmes somente com estilo mais comercial, os chamados “blockbusters”, aqueles que recebem grande investimento e tem mais possibilidade de bilheteria: animação, comédia, romance, ação, terror e franquias famosas. Até por isso quase todas as produções que entram em cartaz aqui chegam apenas em versões dubladas. Uma pena.
É natural que o que a maioria procura tenha mais horários, mas seria bom encontrar outras possibilidades nas telonas do município. Ainda mais nesse caso. Um longa filmado em Guarulhos deveria ter espaço de ao menos um horário por dia em algum cinema da cidade, que tem salas de exibição nos shoppings Internacional, Maia e Bonsucesso.
E onde assistir ao filme O Estranho?
O Estranho está em cartaz em apenas três cinemas de São Paulo, todos na região da Avenida Paulista. Instituto Moreira Salles (IMS Paulista), Espaço Augusta de Cinema e Cine Bijou. Os horários variam de acordo com os dias da semana, então consulte nos sites oficiais desses cinemas.
O filme que se passa no Aeroporto de Guarulhos até teve uma exibição em Guarulhos, no cinema da Unifesp, na quarta-feira (19). Mas foi uma sessão única, que contou com debate e presença das diretoras.
Ainda não há informações de quando O Estranho ficará disponível para assistir online, via streaming.
Assista ao trailer do filme no vídeo abaixo:
Sinopse: Em um território indígena funciona o maior aeroporto do Brasil. Além das centenas de milhares de passageiros que transitam por ele diariamente, 35 mil trabalhadores permanecem naquele espaço, entre eles a funcionária de pista Alê (Larissa Siqueira). Através de sua vida cotidiana, memórias e histórias de Guarulhos vem à tona e revelam vestígios de um passado perdido em um território em constante transformação.
- Duração: 108 minutos
- Classificação indicativa: 14 anos
Gostou do nosso conteúdo? Siga Guarulhos Todo Dia no Instagram e fique por dentro do que acontece na cidade.