A 4ª edição do GNI Startups Lab Brasil, programa de aceleração de startups jornalísticas do Google em parceria com a Echos, chegou ao fim recentemente e trouxe impactos significativos em várias áreas de 15 negócios de jornalismo focados em cobertura local e cívica. Durante o programa, o Guarulhos Todo Dia desenvolveu um novo produto e foi reconhecido como um dos três melhores projetos, recebendo um incentivo financeiro para acelerar o negócio.
Na edição de 2024, o GNI Startups Lab Brasil selecionou 15 startups jornalísticas para uma imersão de oito semanas em desenvolvimento e aprendizado sobre temas cruciais para a sustentabilidade do jornalismo independente e local, como entendimento de audiência, melhores práticas de modelos de negócios, criação de produtos e combate à desinformação.
O Startups Lab é uma iniciativa da Google News Initiative e, no Brasil, é realizada em parceria com a Echos, laboratório global e independente de inovação.
Ao longo da jornada do programa, os participantes reportaram um aumento de confiança sobre seus negócios, que terminou em alta com 93% das startups declarando-se confiantes em relação aos planos estratégicos desenvolvidos, e a autopercepção sobre sua capacidade de inovar e pensar seus modelos de negócios também teve um salto – de 58% para 80% entre o início e o fim do programa.
Cada startup recebeu um aporte de cerca de R$ 17 mil como ajuda de custo para se dedicar ao programa. Ao final, três foram selecionadas para receber uma premiação de cerca de R$ 28 mil pelo destaque que tiveram durante as oito semanas de treinamento. São elas a Revista Alagoana, o portal Guarulhos Todo Dia e a produtora de conteúdo sonoro Três Vozes.
Além das startups premiadas, também participaram os veículos: Varadouro, ITAPUÃCITY, 60+ Hub de Jornalismo Local em Áudio, Agência Lume, Site da Baixada, Agência Nossa, Periferia em Movimento, Desterro, Eh Fonte, SC City News, Voz da Terra e Coar Notícias.
“O que eu acho muito bacana do programa é que ele traz esse empreendedorismo no jornalismo e, ao mesmo tempo, tem uma objetividade de colocar produtos e serviços no mercado para que as startups possam ir testando e desenvolvendo”, diz Rodrigo Rangel, da Echos, que foi mentor no programa de 2022, colíder em 2023 e líder da edição de 2024.
Durante o GNI Startups Lab, 11 produtos foram lançados pelas startups participantes, atraindo audiência e gerando negócios. Ao longo do programa, foram lançados seis protótipos de alta fidelidade de produtos testados, validados e prontos para entrar no mercado, além de cinco novas parcerias firmadas para potencializar os negócios.
O que dizem as startups
Para Vinícius Andrade, editor e cofundador do Guarulhos Todo Dia, o programa gerou uma revolução na forma de perceber o portal de notícias como um produto. “O programa nos ajudou a entender mais a nossa audiência, olhar para quem nos lê como uma persona que tem dores, desafios e precisa de soluções que o universo jornalístico pode entregar”, conta o jornalista, que comanda o negócio ao lado do sócio, o também jornalista Edvaldo Nunes.
Bertrand Morais, cofundador da Revista Alagoana, afirma que uma grande lição aprendida durante a 4ª edição do GNI Startups Lab é “o exercício da escuta constante da audiência”. “Nunca esperar uma forma ideal para testar um novo produto. As melhorias sempre virão ao longo da execução, quando pensada em resolver dores humanas”, diz, reforçando a possibilidade de se conectar com uma audiência “invisibilizada na grande mídia alagoana”.
Do Rio Grande do Sul, Rodrigo D’Ávila, da Três Vozes, destaca a experiência como “impactante”: “O conhecimento, o networking e as novas perspectivas que obtivemos durante esse período formam hoje o alicerce da nossa startup”. Seu sócio, Adriano Dal Chiavon, complementa: “Tivemos a oportunidade de construir e aprimorar a ideia, fazendo com que víssemos no decorrer do programa o nascimento e o crescimento da startup”.
O novo produto do Guarulhos Todo Dia
Durante o programa de aceleração do Google e da Echos, o Guarulhos Todo Dia realizou alguns testes de produtos jornalísticos e desenvolveu o Clube Guarulhos Todo Dia, que está em fase de pré-lançamento e ficará disponível oficialmente agora neste mês, em novembro.
O Clube é uma plataforma de descontos que reúne grandes empresas de e-commerce, com a possibilidade de o cliente comprar e receber cashback. A proposta também é oferecer descontos em comércios locais, incentivando que os assinantes consumam mais em lugares de Guarulhos.
- A mensalidade custa R$ 12,90, mas o primeiro mês tem 90% de desconto e sai por apenas R$ 1,29. Conheça mais e assine no site clubegtd.guarulhostododia.com.br ou baixe o App Clube Guarulhos Todo Dia, disponível na Play Store e na App Store.