Saiba os cuidados para fazer atividades físicas ao ar livre, em dias de muito calor

Atividade física é recomendável em qualquer época do ano. Mas em dias de muito calor é preciso ter cuidados especiais, para evitar problemas de saúde.

Edvaldo Nunes

redacao@guarulhostododia.com.br

Banco de imagens Canva/Arte GTD

Publicado em 13/01/2025 às 07:00 / Leia em 5 minutos

Atividade física em dias de calor muito forte. Muita gente se assusta com o sol ardido e o dia quente, mas também existem aqueles que se animam para caminhar, correr ou malhar ao ar livre. O que é melhor para a saúde, já que a atividade física é unanimidade entre os especialistas, mas o sol forte traz riscos? A resposta é simples: o melhor é manter a atividade física, mas com uma série de cuidados especiais.

GTD Saúde ouviu sobre o tema o cardiologista Cleuriberto Venâncio Pereira, cooperado da Unimed Guarulhos. Ele reforça que a atividade física é a melhor forma de manter o coração saudável, mas nos ajudou a listar os cuidados necessários para manter a prática, mesmo nos dias mais quentes, sem correr riscos e garantindo os benefícios para a saúde.

Cuidados básicos

A primeira questão, é o horário. Em dias quentes e com ar muito seco, evite praticar atividade física entre 10h00 e 14h00. É nesse período que o sol está mais forte e isso vai exigir muito do seu corpo, sem trazer benefícios extras. O ideal é escolher o período da manhã ou o final da tarde. Ou mesmo à noite, sem tiver um lugar seguro para a prática.

Se o horário escolhido for o período da manhã, logo depois de acordar, não se deve fazer o exercício em jejum. Antes, coma algo leve, como uma fruta ou um suco. E, na volta, tome o café da manhã a que você está acostumado.

A hidratação é muito importante. Beba água antes da atividade física e na volta da prática. Só é necessário levar uma garrafa d’água para tomar durante a atividade física, se esta durar mais de meia hora. E não é necessário comprar isotônicos, a não ser que você pratique atividades físicas de alto desempenho. Fora isso, água é a melhor forma de se hidratar.

Não se esqueça também da proteção da pele. O sol é um aliado da saúde. Na verdade, é a melhor forma do nosso corpo produzir a vitamina D, que é muito importante para o nosso corpo. Mas o sol forte de alguns horários do dia traz um grande risco de câncer de pele. Usar protetor solar adequado para o seu tipo de pele é obrigatório.

Cuidados extras para sedentários

Se você é completamente sedentário e vai começar a prática de atividade esportiva “do zero”, precisa ter cuidados extras. É muito importante consultar um médico, antes de começar. Fazer um eletrocardiograma ou mesmo um teste ergométrico vai permitir que o seu médico faça uma indicação melhor do tipo de atividade física e do ritmo que você está pronto para adotar.

Caminhar, antes de correr ou fazer alongamento antes de esportes de competição (como o famoso joguinho semanal de futebol com os amigos) são conselhos que podem até salvar sua vida. E a consulta com um médico é a melhor maneira de receber esse tipo de indicação, do profissional mais preparado para isso.

Cuidados até para quem já é “atleta”

Quem já tem o hábito de praticar atividade física, talvez até já recorra a equipamentos mais sofisticados, como os relógios inteligentes (smartwatch). Esse tipo de equipamento monitora a atividade e promete medir uma série de indicadores corporais, como ritmo cardíaco, oxigenação do corpo e até pressão arterial.

O doutor Cleuriberto alerta que a tecnologia é uma boa ferramenta para monitorar o corpo, mas a tecnologia de medição da pressão arterial ainda não é tão precisa. Por isso, é bom monitorar a pressão com outras ferramentas, já que esse é um dos principais indicadores da nossa saúde.

O médico ainda recomenda usar uma medida simples para saber se você não está exigindo demais do seu corpo. Existe uma conta simples para dar uma ideia do limite de frequência cardíaca que é seguro para cada pessoa. Subtraia sua idade do número 195. O resultado é o seu limite de frequência cardíaca, que é medida na maior parte dos relógios inteligentes. Para uma pessoa de 50 anos, por exemplo, esse limite seria de 145 (195 – 50).

Use essas e outras dicas e aproveita os dias de verão para praticar atividade física, nas ruas ou nos parques da cidade, de maneira segura.

A coluna GTD Saúde é publicada aqui todas as semanas, às segundas-feiras. O objetivo é ajudar o nosso público a adotar cuidados importantes para sua saúde, com dicas práticas. Textos elaborados sob a orientação de profissionais especializados, daqui de Guarulhos. As melhores informações, de maneira simples, para ajudar no seu dia-a-dia. Acompanhe toda semana e indique para sua família e seus amigos.


LEIA TAMBÉM:

+GTD Saúde -> O calor vai ficar por aqui por um bom tempo; cuide da sua pressão arterial

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

EDITAL ABERTO

Linha 2-Verde do Metrô em Guarulhos: É assim que vai ficar a futura Estação Ponte Grande

Embarque pra aprender

Governador vem a Guarulhos e fala sobre mudanças na Secretaria de Segurança Pública

É O CORVO!

Flamengo de Guarulhos vence o Náutico e se classifica para a 3ª fase da Copinha

CINEMA

Após prêmio a Fernanda Torres, Ainda Estou Aqui ganha mais horários nos cinemas de Guarulhos

TURISMO

Conheça os melhores resorts do Brasil em 2025; três opções da lista ficam em São Paulo

JSL

Gigante de logística abre vagas de emprego para refugiados e migrantes em Guarulhos

OBRA AMBICIOSA

Entenda o projeto de construção de uma nova pista na Imigrantes com acesso via Rodoanel

VALOR CONGELADO

Tudo sobre o IPTU 2025 de Guarulhos: Regras de desconto e como retirar a 2ª via

Novo valor

Saiu o reajuste das aposentadorias para quem recebe mais de um salário mínimo

Vaga para craque

Conhece algum jovem craque de futebol? Tem seletiva para um time que ganhou quase tudo no sub-20 em 2024

IPVA? Tô nem aí

38% dos donos de veículos de Guarulhos não precisam pagar o IPVA. Saiba mais sobre a frota da cidade.

TRANSPORTE PÚBLICO

Atenção: Não vai ter greve de ônibus em Guarulhos nesta sexta-feira (10)

OPÇÕES DIGITAIS

Aos poucos, Metrô de SP reduz horário de funcionamento das bilheterias