Casa Poli, Poli Shopping e a futura estação Guarulhos da Linha 19-Celeste

O passado, o presente e o futuro de um dos endereços comerciais mais tradicionais de Guarulhos.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Bueno Drone/Guarulhos Todo Dia e Google Street View

Publicado em 12/04/2025 às 20:22 / Leia em 4 minutos

O cruzamento das ruas Dom Pedro II com a São Vicente de Paula tem um dos pontos comerciais mais tradicionais de Guarulhos: o Poli. O primeiro shopping center da cidade foi fundado em 1989, mas muito antes disso já era um estabelecimento usado para venda de produtos. O armazém Casa Poli, antecessor do shopping, começou a funcionar num casarão nesse mesmo endereço em 1934. Quase um século depois, o empreendimento deve ser demolido para a construção da estação Guarulhos da futura Linha 19-Celeste do Metrô.

A Casa Poli e o Poli Shopping

A Casa Poli iniciou suas atividades em 1916 com um armazém na Avenida Guarulhos. Era a chamada loja de secos e molhados, nome que se dava antigamente a estabelecimentos comerciais que vendiam de tudo um pouco. Atendia aos moradores da região e à noite ainda era ponto de encontro para as pessoas conversarem e degustarem vinhos.

Em 1934, a Casa Poli cresceu e se instalou num casarão numa esquina da rua Dom Pedro II, vindo a se tornar um dos maiores comércios de Guarulhos.

Casa Poli no centro de Guarulhos, em foto antiga da rua Dom Pedro II
O centro de Guarulhos e a Casa Poli no passado (Foto: Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos/sem data)

Em 2016, um evento homenageou o centenário do comércio, com presença do empresário Primo Poli, que tinha 98 anos de idade na ocasião e viria a falecer ainda naquele ano.

Filho de Nello Poli, fundador da Casa Poli, Primo foi casado com Yvette Santoni e pai de Maria Dirce e Marco. Nome forte e respeitado na cidade, começou a trabalhar muito cedo no armazém da família e com 16 anos já era sócio da empresa, vindo a administrar durante décadas a Casa Poli.

Armazém Casa Poli, em Guarulhos, no ano de 1974
Casa Poli, na década de 1970 (Foto: Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos)

Em 1989, a Casa Poli foi sucedida pelo Poli Shopping, o primeiro shopping da cidade, trazendo inovações como a primeira escada rolante de Guarulhos e um elevador panorâmico. Nos anos 1990, era o endereço para os guarulhenses irem ao cinema e jogarem boliche. Enquanto o Poli era inaugurado e crescia, o shopping da Vila Fátima enfrentava os seus primeiros anos de abandono.

Cine Poli Center, no Poli Shopping de Guarulhos
O Cine Poli Center, que funcionou dentro do shopping nos anos 90 (Foto: Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos)

Com o crescimento da cidade e o surgimento de outros empreendimentos, o shopping do centro se tornou um centro comercial bem mais simples, com lojas, praça de alimentação e estacionamento usado por frequentadores do centro. O Poli é administrado pelo General Shopping e Outlets do Brasil, grupo da família Veronezi, que também fundou o Internacional Shopping, o Parque Shopping Maia e o Shopping Bonsucesso.

Futura estação Guarulhos da Linha 19-Celeste do Metrô

No ano passado, quando saiu o decreto de desapropriação para a construção das estações da Linha 19-Celeste do Metrô em Guarulhos, muita gente ficou surpresa ao ver o Poli Shopping entre os imóveis que serão demolidos. O projeto do governo estadual prevê a construção de cinco estações aqui no município: Bosque Maia, Guarulhos (centro), Vila Augusta, Dutra e Itapegica.

Recentemente, o Metrô abriu as licitações para contratar as empresas que serão responsáveis pelas obras civis e elaboração do projeto executivo da Linha 19-Celeste, que terá 15 estações, 17,6 km de vias e um pátio de manutenção. O novo ramal vai ligar o Bosque Maia ao Anhangabaú, na capital paulista, passando pela zona norte de São Paulo. A licitação foi dividida em três lotes, e os leilões vão acontecer nos dias 4, 5 e 6 de junho.

Após a escolha das empresas em junho, a meta do governo de São Paulo é assinar os contratos e iniciar os projetos executivos até o fim deste ano, permitindo começar as obras civis em 2026. Com o início da construção, os trabalhos devem ser concluídos em até 75 meses, ou seja, entre 2032 e 2033. Se tudo acontecer dentro do prazo, o que é bem difícil, o Poli pode ser demolido nos próximos três anos.

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

TERRENO VAZIO

À espera de obra do Metrô, antigo estacionamento do Internacional segue fechado

Impactos dos novos pedágios

Free Flow: Ministério Público Federal faz audiência pública para discutir novo pedágio na Dutra

Conta mais cara

Sabesp vai cobrar tarifa de imóveis sem ligação com rede de esgoto. Entenda quem terá que pagar.

É CLÁSSICO!

Palmeiras x Corinthians ao vivo vai passar no sportv? Saiba onde assistir na TV e online

É golpe

Está preenchendo a declaração de Imposto de Renda? Cuidado com os golpes!

PROBLEMA DA SABESP

Cratera na Marginal Tietê continua aberta e causa mudanças no trânsito da pista central

DICA DE PASSEIO

Festival de Bandas + Donna Gourmet acontece em Guarulhos neste fds; entrada é gratuita

CHOCOLATE

Lojas do Assaí em Guarulhos têm ovos de Páscoa a partir de R$ 20; confira preços

GALP]AO LOGÍSTICO

Megaobra em Guarulhos chama a atenção de quem passa na Via Dutra

NOVO NORMAL

Free flow preocupa moradores de Guarulhos enquanto avança pelas rodovias paulistas

PROMETEU MELHORIAS

Lucas Sanches completa 100 dias como prefeito e culpa Guti por herança de caos na Saúde

NO YOUTUBE

Programa Radar de Notícias faz especial sobre os 100 primeiros dias de Lucas Sanches