O Zoológico de Guarulhos é uma ótima opção de passeio para quem vai ficar na cidade durante o feriado prolongado. Com entrada gratuita, o parque localizado no Jardim Rosa de França estará aberto nesta sexta-feira (18), feriado nacional de Páscoa, no sábado e no domingo (19 e 20) e também na segunda-feira (21), Dia de Tiradentes.
O espaço tem cerca de 500 animais de 100 diferentes espécies, com destaque para dois leões, jacaré, onça parda, serpentes, furão, tamanduá, lobo-guará, além de diferentes espécies de pássaros e macacos. Dá para curtir o parquinho, fazer um piquenique e aproveitar a lanchonete. No início deste ano, a onça-pintada idosa que vivia no Zoológico de Guarulhos morreu aos 17 anos. Tiana era uma das moradoras mais queridas do parque.
O local, que funciona como uma área de proteção para os bichos, tem dois tipos de “habitantes”: os resgatados; e os do programa de conservação, que fazem parte de estudos nas áreas de manejo, comportamento e bem-estar, além de reproduzirem.
“A gente tem uma população de animais resgatados e que não podem voltar à natureza. Temos, por exemplo, a onça parda, que chegou aqui com dois meses e muito bebezinha, precisou de alimentação na mamadeira e se acostumou a conviver com pessoas. Então, se a gente soltá-la na natureza agora, ela vai procurar por pessoas, o que pode ser um risco. E tem outros animais que não se recuperam totalmente, pois são vítimas de acidente. Mas tem casos de animais que a gente recebe, trata e voltam para natureza”, disse a médica veterinária do Zoo, Claudia Igayara, em entrevista ao GTD no ano passado.
Uma visita ao zoológico deve envolver respeito aos animais. De acordo com a veterinária, muitas vezes as pessoas querem alimentar os bichos, o que não é permitido e pode causar danos terríveis a eles, que tem uma dieta balaceada e muito bem controlada.
Zoológico de Guarulhos
- Onde: na rua Dona Glória Pagnoncelli, 344, Jardim Rosa de França
- Horário de funcionamento: das 9h às 17h (acesso até as 16h30)
- Entrada gratuita
LEIA TAMBÉM: