Dengue: Guarulhos registra 15 mortes e tem 21.653 casos confirmados da doença

A taxa de incidência da dengue em Guarulhos é de 1.669 casos para cada 100 mil habitantes, mais do que o quintúplo considerado para configurar uma epidemia (300 para cada 100 mil).

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Banco de imagens/PIXABAY

Publicado em 01/04/2024 às 17:54 / Leia em 3 minutos

Guarulhos tem 21.653 casos confirmados de dengue no ano (até 1º de abril), um salto semanal de 29% em relação aos 16.625 registros reportados até segunda-feira passada (25 de março). Os números foram divulgados pela Prefeitura no final desta tarde, em um boletim com dados da epidemia na cidade. Ao todo, a doença já matou 15 pessoas nos três primeiros meses de 2024.

A taxa de incidência da dengue em Guarulhos é de 1.669 casos para cada 100 mil habitantes, mais do que o quintúplo considerado para configurar uma epidemia (300 para cada 100 mil).

Ao reunir os números de todo o estado de São Paulo, há 391 mil registros da doença, com 158 óbitos –ou seja, Guarulhos tem 5,5% dos casos paulistas, mas quase 10% das mortes aconteceram aqui.

Febre (85%), dor de cabeça (78%) e dor muscular (77%) são os sintomas mais comuns da dengue, de acordo com dados da Secretaria da Saúde do governo estadual.

O que fazer ao perceber os primeiros sintomas da dengue?

Os pacientes com sintomas leves, como febre, dor de cabeça, dor nos olhos e mal-estar, devem procurar uma das 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com a Prefeitura de Guarulhos, esse é o local correto para fazer a classificação da gravidade, que irá guiar o tratamento e o acompanhamento do paciente no SUS. Além disso, evita a superlotação nos hospitais, PAs e UPAs, que estão cheios de casos considerados leves.

Nas situações mais graves, no entanto, quando há dores fortes na barriga, vômitos persistentes, sangramentos no nariz, boca ou fezes, tonturas e muito cansaço, aí sim as pessoas devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) da rede.

Consulte aqui qual é a UBS mais próxima da sua casa.

Profissional da Secretaria da Saúde de Guarulhos prepara vacina contra a dengue
(Foto: Prefeitura de Guarulhos/Divulgação)

Vacine seu filho contra a dengue!

A vacinação contra a dengue está disponível em todas as 69 Unidades Básicas de Saúde da cidade, mas ainda apenas para crianças de 10 a 14 anos. Pais ou responsáveis legais devem levar os jovens para receber a primeira dose da vacina Qdenga, que protege contra os quatro sorotipos da dengue. O imunizante é totalmente seguro.

A vacina não é indicada para pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aquelas em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula. Também estão vedadas gestantes e mulheres em fase de amamentação.

Para vacinar a criança em Guarulhos, basta apresentar comprovante de endereço e documento com foto ou Certidão de Nascimento do menor. Após 90 dias, é necessário retornar à unidade para a segunda dose.

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

REPRESENTATIVIDADE BAIXA

Com 34 cadeiras na Câmara, Guarulhos elege apenas quatro vereadoras mulheres

ELEIÇÕES 2024

Guarulhos Todo Dia bate recorde de audiência com cobertura da apuração

SEM PROIBIÇÃO

Guarulhos não tem Lei Seca nas eleições 2024: venda de bebidas está liberada

NA VILA AUGUSTA

Visite GRU: Conheça o Parque Júlio Fracalanza, um refúgio verde em Guarulhos

CINEMA

Coringa 2: os baldes de pipoca e combos na Cinemark e Cinépolis Guarulhos

POLÍTICA

O projeto para transformar o shopping abandonado da Vila Fátima

UNIVERSO MÁGICO

Blow Up no Internacional Shopping: Exposição interativa de bolas, balões e infláveis

TERCEIRO TREM CHEGOU

Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos deve ser inaugurado em dezembro

REPORTAGEM

Centro de Guarulhos tem projetos de revitalização engavetados

ARTIGO

Turismo em Guarulhos e os lugares para conhecer na cidade

DICA

Visite GRU: Conheça a Artes do Brasil, a riqueza do artesanato em uma loja de Guarulhos

GUARULHOS ANTIGAMENTE

Foto rara mostra como era o Palácio Hotel, que está abandonado no centro

NÚCLEO ABRASEL

Empresários do setor de Bares e Restaurantes de Guarulhos se reúnem para fortalecer negócios