Dengue: Guarulhos registra 15 mortes e tem 21.653 casos confirmados da doença

A taxa de incidência da dengue em Guarulhos é de 1.669 casos para cada 100 mil habitantes, mais do que o quintúplo considerado para configurar uma epidemia (300 para cada 100 mil).

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Banco de imagens/PIXABAY

Publicado em 01/04/2024 às 17:54 / Leia em 3 minutos

Guarulhos tem 21.653 casos confirmados de dengue no ano (até 1º de abril), um salto semanal de 29% em relação aos 16.625 registros reportados até segunda-feira passada (25 de março). Os números foram divulgados pela Prefeitura no final desta tarde, em um boletim com dados da epidemia na cidade. Ao todo, a doença já matou 15 pessoas nos três primeiros meses de 2024.

A taxa de incidência da dengue em Guarulhos é de 1.669 casos para cada 100 mil habitantes, mais do que o quintúplo considerado para configurar uma epidemia (300 para cada 100 mil).

Ao reunir os números de todo o estado de São Paulo, há 391 mil registros da doença, com 158 óbitos –ou seja, Guarulhos tem 5,5% dos casos paulistas, mas quase 10% das mortes aconteceram aqui.

Febre (85%), dor de cabeça (78%) e dor muscular (77%) são os sintomas mais comuns da dengue, de acordo com dados da Secretaria da Saúde do governo estadual.

O que fazer ao perceber os primeiros sintomas da dengue?

Os pacientes com sintomas leves, como febre, dor de cabeça, dor nos olhos e mal-estar, devem procurar uma das 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com a Prefeitura de Guarulhos, esse é o local correto para fazer a classificação da gravidade, que irá guiar o tratamento e o acompanhamento do paciente no SUS. Além disso, evita a superlotação nos hospitais, PAs e UPAs, que estão cheios de casos considerados leves.

Nas situações mais graves, no entanto, quando há dores fortes na barriga, vômitos persistentes, sangramentos no nariz, boca ou fezes, tonturas e muito cansaço, aí sim as pessoas devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) da rede.

Consulte aqui qual é a UBS mais próxima da sua casa.

Profissional da Secretaria da Saúde de Guarulhos prepara vacina contra a dengue
(Foto: Prefeitura de Guarulhos/Divulgação)

Vacine seu filho contra a dengue!

A vacinação contra a dengue está disponível em todas as 69 Unidades Básicas de Saúde da cidade, mas ainda apenas para crianças de 10 a 14 anos. Pais ou responsáveis legais devem levar os jovens para receber a primeira dose da vacina Qdenga, que protege contra os quatro sorotipos da dengue. O imunizante é totalmente seguro.

A vacina não é indicada para pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aquelas em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula. Também estão vedadas gestantes e mulheres em fase de amamentação.

Para vacinar a criança em Guarulhos, basta apresentar comprovante de endereço e documento com foto ou Certidão de Nascimento do menor. Após 90 dias, é necessário retornar à unidade para a segunda dose.

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

SAÚDE

Hospital da Mulher pronto é promessa de Sanches e Pietá. Está abandonado, mas…

Carreira e Renda

Vagas para Jovem Aprendiz num dos cartões postais de São Paulo

PROJEÇÃO

Veja como vai ficar o Rodoanel Norte depois das obras prontas

CONHEÇA OS COMBOS

Coffee Week Brasil: Festival de cafés em SP vai até o dia 27 de outubro

APAGÃO

São Paulo vai ficar sem energia elétrica até quando?

CARDÁPIO VARIADO

Visite GRU: Restaurante Base Steakhouse, alta gastronomia no Pullman Guarulhos

ADOTE!

Luisa Mell vem a Guarulhos para realizar feira de adoção consciente no Shopping Maia

DICA

Tudo sobre a 1ª Oktobierfest de Guarulhos, organizada pelo Polo Cervejeiro da cidade

FUGA DA GUERRA

Guarulhos é a porta de entrada de brasileiros e parentes repatriados do Líbano

ELEIÇÕES 2024

Guarulhos Todo Dia bate recorde de audiência com cobertura da apuração

SEM PROIBIÇÃO

Guarulhos não tem Lei Seca nas eleições 2024: venda de bebidas está liberada

NA VILA AUGUSTA

Visite GRU: Conheça o Parque Júlio Fracalanza, um refúgio verde em Guarulhos

CINEMA

Coringa 2: os baldes de pipoca e combos na Cinemark e Cinépolis Guarulhos