Vedacit Vôlei é impedido de jogar em Guarulhos na semifinal da Superliga

Vedacit Vôlei Guarulhos entrou numa sinuca de bico, pois o Ginásio da Ponte Grande não obedece a capacidade mínima de 2 mil pessoas para a semifinal da Superliga.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Publicado em 11/04/2024 às 18:30 / Leia em 4 minutos

Depois de se classificar pela segunda vez na história para a semifinal da Superliga Masculina, o Vedacit Vôlei Guarulhos precisou dar uma notícia nada agradável para a torcida da cidade. Nessa fase, não vai ser possível jogar no Ginásio da Ponte Grande, a casa da equipe durante toda a atual temporada. Reconhecida como um caldeirão por deixar os torcedores bem próximos à quadra, a arena não tem a capacidade de 2 mil lugares exigida pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) para a semifinal. Por isso, o mando do Vedacit foi transferido para a cidade de São José dos Campos.

O time guarulhense entrou numa sinuca de bico por causa da atual situação dos ginásios do município. No site oficial da Superliga Masculina de Vôlei, a capacidade do Ginásio Arnaldo José Celeste, na Ponte Grande, é de 1.200 pessoas, mas costuma receber mais ou menos metade disso. De qualquer forma, não atende ao requisito.

Outra opção seria o CEU Jardim Cumbica, onde, inclusive, o Vedacit Guarulhos disputou a semifinal em 2022. O ginásio do local pode receber até 2.500 torcedores, porém não tem o AVCB (Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros) atualizado, conforme consulta feita pelo Guarulhos Todo Dia exibida no print abaixo:

CEU Jardim Cumbica não tem AVCB para receber jogo da semifinal da Superliga de Vôlei

Por outro lado, o Ginásio da Ponte da Grande tem o AVCB vigente, mas não tem a capacidade mínima exigida.

A escolha mais óbvia seria o Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeu, o Thomeozão, que recebia até 7 mil pessoas por evento esportivo. No entanto, o local está fechado e em estado de degradação há anos. Em breve, a Prefeitura de Guarulhos deve finalizar o processo de licitação para começar a obra de recuperação. A promessa é de reabrir o local até o final deste ano.

E agora, onde o Vedacit Vôlei vai jogar a semifinal da Superliga?

Por causa de toda essa situação em Guarulhos e das regras da Superliga Masculina de Vôlei, o Vedacit escolheu a Farma Conde Arena, em São José dos Campos, para disputar a série melhor de três da semifinal. O local fica a cerca de 80 quilômetros de distância do Ginásio da Ponte Grande, com acesso tanto pela Dutra quanto pela Ayrton Senna.

O primeiro jogo entre Vedacit Vôlei Guarulhos e Vôlei Renata Campinas acontece neste sábado (13), com mando da equipe guarulhense, que tem a melhor campanha na competição. O duelo começa às 21h (horário de Brasília), com transmissão do SporTV 2. Os ingressos custam R$ 40 e podem ser comprados no site da Sympla, neste link. A Farma Conde Arena tem capacidade para 5 mil pessoas.

O segundo jogo de volta ocorre na quinta-feira (18), em Campinas. Se houver em empate nos dois primeiros confrontos, o terceiro duelo terá mando de Guarulhos novamente.

A torcida guarulhense tem se organizado para tentar apoiar o time e, nos comentários do Instagram, tem organizado caravanas para lotar o ginásio de São José dos Campos. No entanto, a mudança gerou protestos e lamentações dos torcedores nas redes sociais.

“Todos os jogos foram aqui, inclusive a final do Paulista. A gente acompanha toda a Superliga, mas chega a semifinal e mandam o jogo para São José, a 80 quilômetros, às 21h! Total falta de respeito com os torcedores!”, escreveu um internauta no Instagram. “Nossa, gente. Não acredito nisso! Depois da torcida acompanhar o time o campeonato inteiro? Não acho justo. Até entendo por conta do tamanho, mas justo agora?”, indagou outra.

Caso Guarulhos chegue até a final pela primeira vez na história, não haverá esse problema de ginásio, pois será em jogo único. A decisão da Superliga Masculina de Vôlei acontece no dia 28 de abril, no ginásio Geraldão, em Recife.

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

REPRESENTATIVIDADE BAIXA

Com 34 cadeiras na Câmara, Guarulhos elege apenas quatro vereadoras mulheres

ELEIÇÕES 2024

Guarulhos Todo Dia bate recorde de audiência com cobertura da apuração

SEM PROIBIÇÃO

Guarulhos não tem Lei Seca nas eleições 2024: venda de bebidas está liberada

NA VILA AUGUSTA

Visite GRU: Conheça o Parque Júlio Fracalanza, um refúgio verde em Guarulhos

CINEMA

Coringa 2: os baldes de pipoca e combos na Cinemark e Cinépolis Guarulhos

POLÍTICA

O projeto para transformar o shopping abandonado da Vila Fátima

UNIVERSO MÁGICO

Blow Up no Internacional Shopping: Exposição interativa de bolas, balões e infláveis

TERCEIRO TREM CHEGOU

Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos deve ser inaugurado em dezembro

REPORTAGEM

Centro de Guarulhos tem projetos de revitalização engavetados

ARTIGO

Turismo em Guarulhos e os lugares para conhecer na cidade

DICA

Visite GRU: Conheça a Artes do Brasil, a riqueza do artesanato em uma loja de Guarulhos

GUARULHOS ANTIGAMENTE

Foto rara mostra como era o Palácio Hotel, que está abandonado no centro

NÚCLEO ABRASEL

Empresários do setor de Bares e Restaurantes de Guarulhos se reúnem para fortalecer negócios