O GBMar (Grupamento Marítimo de Bombeiros) procura, desde as 7h deste domingo (21), dois pescadores de Guarulhos que desapareceram no mar de Ilhabela, no litoral paulista. Albino Yoshimassa, 71 anos, e Tairom, 31 anos, estavam acompanhados do veterinário Guilherme Tsuyoshi Yamaguti, de 66 anos, encontrado morto no sábado (20). O trio saiu para pescar durante a tarde de sexta-feira (19), no sul da ilha, mas o pequeno barco de alumínio, com seis metros de comprimento, em que os amigos estavam teria virado durante o passeio.
O Corpo de Bombeiros foi acionado ainda na noite de sexta. O chamado partiu da pessoa que alugou a casa em Ilhabela onde os três pescadores passariam o fim de semana. A caseira do imóvel informou que ouviu gritos vindos do mar de uma possível embarcação sem iluminação.
Com o mar escuro e revolto, as equipes não conseguiram avistar ninguém durante a noite. Porém, já no sábado, o corpo do Dr. Guilherme foi encontrado perto de pedras, nas proximidades da costeira que dá acesso ao “Restaurante Nova Iorqui”, no sul de Ilhabela.
O veterinário, que foi candidato a vereador nas eleições de 2020, deixa esposa e três filhos. Era considerado um homem alegre, tinha 40 anos de experiência na profissão e atendia em uma clínica na avenida Dr. Renato de Andrade Maia. O velório de Guilherme Tsuyoshi Yamaguti aconteceu na manhã deste domingo, no Cemitério Nossa Senhora do Bonsucesso.
Buscas continuam
Nas buscas de sábado, que contaram com o apoio de um helicóptero Águia da Polícia Militar, os bombeiros localizaram duas mochilas e o motor de combustível do barco.
“As condições de mar e de vento não eram favoráveis, então esse resgate se tornou dificultoso porque o corpo do senhor foi encontrado nas pedras, na costeira. Isso eleva a complexidade [das buscas] porque a embarcação não pode ficar muito próxima, há um risco para equipe.”
Alberto Guimarães, tenente do Grupamente de Bombeiros Marítimos, em entrevista à TV Vanguarda
Neste domingo, a equipe do GBMar retomou as buscas nas primeiras horas do dia, na tentativa de encontrar os outros dois pescadores de Guarulhos que seguem desaparecidos em Ilhabela.