Grupo que controla shopping abandonado da Vila Fátima não desistiu do empreendimento

O shopping abandonado da Vila Fátima ainda pode sair do papel, ao menos é o que projeta o Grupo Sá Cavalcante, que controla o empreendimento.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Bueno Drone/Guarulhos Todo Dia

Publicado em 22/04/2024 às 07:00 / Leia em 6 minutos

O Grupo Sá Cavalcante, responsável pelos 40 mil metros quadrados do shopping abandonado da Vila Fátima, não desistiu de abrir o grande centro de compras aqui na cidade. A empresa confirmou com exclusividade ao Guarulhos Todo Dia que tem como um de seus objetivos a retomada do projeto “Shopping Plaza Guarulhos”. Para conseguir tirar o projeto do papel, porém, vai precisar reverter decisões judiciais e dívidas com a Prefeitura.

A companhia, que tem seis shoppings espalhados em seis estados brasileiros, trata o empreendimento guarulhense como um greenfield em São Paulo. Ou seja, é o projeto que representa a chegada do Sá Cavalcante a território paulista, uma região nova para o grupo.

“Temos o projeto do Shopping Plaza Guarulhos em São Paulo. Sobre este, em conformidade com nosso CEO, Leonardo Cavalcante, o Shopping Plaza Guarulhos está incluso no planejamento a retomada do projeto. Porém, neste momento, estamos focados no lançamento do nosso outro greenfield, localizado no Rio de Janeiro, o Shopping Dutra.”

Grupo Sá Cavalcante, em nota enviada ao Guarulhos Todo Dia

O Shopping Dutra fica na cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, às margens da rodovia Presidente Dutra. Assim como acontece no empreendimento em Guarulhos, a empresa enfrentou problemas judiciais em relação à obra, paralisada em 2017.

De acordo com o Glossário do Empreendedor, do Diário do Comércio, um investimento greenfield tem como característica justamente um risco maior, “pois sua viabilidade pode depender de autorizações de órgãos regulatórios, autoridades ambientais e aprovações de patentes”.

Em dezembro do ano passado, Leonardo Cavalcante, CEO da Shoppings Sá Cavalcante, comentou sobre shoppings de Guarulhos e Mesquita.

“Temos em nosso portfólio dois projetos greenfields, o Shopping Dutra (RJ) e o Shopping Plaza Guarulhos (SP). Entendemos que foco, planejamento e análise de dados/cenários são fatores de extrema importância para o desenvolvimento saudável de um empreendimento e, por isso, é necessário seguirmos etapas bem definidas para projetos como esses. Atualmente, nosso foco primário é o Shopping Dutra (RJ)”.

Leonardo Cavalcante, em entrevista à revista Shopping Centers, da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

O Grupo Sá Cavalcante tem seis shoppings espalhados por quatro diferentes estados brasileiros: três no Espírito Santo, um no Maranhão, um no Piauí e outro no Pará.

O que acontece com o shopping abandonado da Vila Fátima?

As obras do shopping abandonado da Vila Fátima pararam no início da década de 90, por problemas econômicos dos proprietários, dívidas com o poder municipal e questões de ordem jurídica em relação ao terreno. Anos depois, o Grupo Sá Cavalcante assumiu o negócio. Em 2009, a empresa chegou a acreditar que o plano sairia do papel, pois recebeu o sinal verde da Prefeitura, na época comandada por Sebastião Almeida, para retomar as obras do “Shopping Plaza Guarulhos”.

De acordo com o entendimento do Poder Executivo na ocasião, o empreendimento respeitava a legislação ambiental vigente ao final da década de 1980, quando começou a ser construído. Porém, depois a lei foi alterada e, com isso, a obra ficou ultrapassada do ponto de vista ambiental. Marcos Antônio Carlos, então diretor da Secretaria do Meio Ambiente, entendeu que não dava para retroagir a lei e prejudicar os negócios que o shopping geraria.

Por isso, a Prefeitura (na gestão Almeida) exigiu contrapartidas do Grupo Sá Cavalcante para conceder o alvará para a retomada da obra do shopping abandonado, como a doação de um terreno de 12 mil metros quadrados para a construção de moradias populares, o plantio de 1.200 árvores dentro do empreendimento e a doação de 3.000 mudas de árvores para o poder público.

Detalhes do shopping abandonado da Vila Fátima, em Guarulhos

Justiça barrou o projeto

Após a Prefeitura ter concedido os alvarás necessários, o caso foi parar na Justiça. No início de 2010, a 2ª Vara da Fazenda Pública de Guarulhos concedeu liminar, atendendo a um pedido de grupos da oposição do prefeito Almeida, para suspender os trabalhos no shopping.

A sentença dizia que obra tinha potencial de “ensejar danos ambientais severos, tendo em vista a não apresentação dos estudos de possíveis impactos que a obra tende a causar, mesmo porque há documentalmente alvará que demonstra que a Prefeitura de Guarulhos está licenciando intervenções em área de preservação permanente”.

Então líder da oposição ao governo do prefeito Sebastião Almeida e presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, o vereador Geraldo Celestino montou um relatório que apontava supostas irregularidades no empreendimento da Vila Fátima. O político disse que a prefeitura não pediu o Relatório de Impacto de Trânsito, concedeu o alvará em menos de um mês, quando esse trâmite leva no mínimo 5 meses, e indicou que o shopping acumulava dívidas de IPTU na casa dos R$ 15 milhões.

Como o shopping está hoje

Guarulhos Todo Dia sobrevoou o local com drone neste mês e te mostra como está a situação do shopping da Vila Fátima atualmente, no vídeo abaixo:

O terreno onde fica o shopping abandonado da Vila Fátima tem cerca de 40 mil metros quadrados. Porém, o empreendimento teria cerca 130 mil metros quadrados de área construída, considerando todos os andares e uma torre comercial que seria erguida ali ao lado. O custo estimado chegava a R$ 110 milhões.

O projeto incluía 419 lojas, três restaurantes, 2.500 vagas de estacionamento, cinema com 2.000 assentos e centro empresarial de 20 andares com 288 salas comerciais. O negócio geraria mais de 4.000 empregos.

Em meio ao imbróglio, a atual declaração do Grupo Sá Cavalcante demonstra que, 14 anos depois da decisão judicial, a empresa ainda não desistiu da ideia de tirar o projeto do papel e retomar as obras na Vila Fátima. “Referente ao Shopping Plaza Guarulhos, em breve soltaremos mais informações e novidades para o mercado e público”, reforçou a companhia, em nota ao GTD.

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

REPRESENTATIVIDADE BAIXA

Com 34 cadeiras na Câmara, Guarulhos elege apenas quatro vereadoras mulheres

ELEIÇÕES 2024

Guarulhos Todo Dia bate recorde de audiência com cobertura da apuração

SEM PROIBIÇÃO

Guarulhos não tem Lei Seca nas eleições 2024: venda de bebidas está liberada

NA VILA AUGUSTA

Visite GRU: Conheça o Parque Júlio Fracalanza, um refúgio verde em Guarulhos

CINEMA

Coringa 2: os baldes de pipoca e combos na Cinemark e Cinépolis Guarulhos

POLÍTICA

O projeto para transformar o shopping abandonado da Vila Fátima

UNIVERSO MÁGICO

Blow Up no Internacional Shopping: Exposição interativa de bolas, balões e infláveis

TERCEIRO TREM CHEGOU

Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos deve ser inaugurado em dezembro

REPORTAGEM

Centro de Guarulhos tem projetos de revitalização engavetados

ARTIGO

Turismo em Guarulhos e os lugares para conhecer na cidade

DICA

Visite GRU: Conheça a Artes do Brasil, a riqueza do artesanato em uma loja de Guarulhos

GUARULHOS ANTIGAMENTE

Foto rara mostra como era o Palácio Hotel, que está abandonado no centro

NÚCLEO ABRASEL

Empresários do setor de Bares e Restaurantes de Guarulhos se reúnem para fortalecer negócios