Guarulhos perdeu mais de 20,6 mil empregos industriais em nove anos

Entre 2012 e 2021, Guarulhos teve redução de 20.650 empregos industriais e foi a segunda cidade que mais perdeu postos de trabalho nesse setor, atrás apenas da capital.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

GTD/Bueno Drone

Publicado em 29/04/2024 às 15:55 / Leia em 3 minutos

Um estudo da Fundação Seade divulgado nesta segunda-feira (29) revela que, entre 2012 e 2021, o Estado de São Paulo teve redução de 388.031 empregos industriais, uma diminuição de 17,8%. Entre os municípios, a maior perda de postos de trabalho no setor da indústria aconteceu na capital paulista (-149.433 empregos), seguida por Guarulhos (-20.650), Diadema (-18.598), Campinas (-17.598) e São Bernardo do Campo (-17.595).

De acordo com a Fundação Seade, o Sistema Estadual de Análise de Dados de São Paulo, a retração pode ser atribuída a uma combinação de avanços tecnológicos e realocações estratégicas de operações industriais para outros estados.

Aqui em Guarulhos, por exemplo, o setor de serviços tem aumentado sua participação conforme a indústria cai. No entanto, o setor industrial tem uma porcentagem muito mais considerável no PIB da cidade do que em relação à capital paulista.

O economista Vagner Bessa, gerente da área de indicadores econômicos da Fundação Seade, explicou em entrevista recente ao Guarulhos Todo Dia como funciona essa divisão, baseado nos dados de 2023. No ano passado, a economia da região de Guarulhos contou com 72,3% de participação do setor de serviços, 26,5% da indústria e 1% da agropecuária.

“Se você pensar no município de São Paulo, a indústria pesa 9%, ou seja, a região de Guarulhos é muito mais dependente da indústria do que a capital. Na média, a indústria representa 21% do PIB do estado, aí estou falando de construção civil, indústria de transformação, mas a participação da indústria em Guarulhos é mais alta. O setor de serviços também é muito importante, com 72,3% e parte desse setor está ligado à indústria, em setores como transporte e logística. Quando a indústria cai, acaba puxando para baixo as atividades de serviço que respondem pela demanda regional”, explicou o especialista.

Queda geral em SP

Em relação aos números de empregos industriais de 2012 a 2021, a queda aconteceu em diferentes regiões do estado.

A Região Metropolitana de São Paulo, que até 2012 concentrava 38,5% dos empregos industriais, teve sua participação reduzida para 32,4% em 2021, uma perda de aproximadamente 259 mil postos de trabalho.

A Região Administrativa de Campinas, embora tenha obtido um aumento de participação de 24,4% para 26,5%, perdeu cerca de 55 mil empregos, assim com a RA Sorocaba, que aumentou sua participação de 7,5% para 8,5%, entretanto teve uma diminuição de 8.796 no número de empregos.

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

SAÚDE

Hospital da Mulher pronto é promessa de Sanches e Pietá. Está abandonado, mas…

Carreira e Renda

Vagas para Jovem Aprendiz num dos cartões postais de São Paulo

PROJEÇÃO

Veja como vai ficar o Rodoanel Norte depois das obras prontas

CONHEÇA OS COMBOS

Coffee Week Brasil: Festival de cafés em SP vai até o dia 27 de outubro

APAGÃO

São Paulo vai ficar sem energia elétrica até quando?

CARDÁPIO VARIADO

Visite GRU: Restaurante Base Steakhouse, alta gastronomia no Pullman Guarulhos

ADOTE!

Luisa Mell vem a Guarulhos para realizar feira de adoção consciente no Shopping Maia

DICA

Tudo sobre a 1ª Oktobierfest de Guarulhos, organizada pelo Polo Cervejeiro da cidade

TUDO SOBRE

Confirmado: Hospital São Luiz Guarulhos será inaugurado neste mês

FUGA DA GUERRA

Guarulhos é a porta de entrada de brasileiros e parentes repatriados do Líbano

ELEIÇÕES 2024

Guarulhos Todo Dia bate recorde de audiência com cobertura da apuração

SEM PROIBIÇÃO

Guarulhos não tem Lei Seca nas eleições 2024: venda de bebidas está liberada

NA VILA AUGUSTA

Visite GRU: Conheça o Parque Júlio Fracalanza, um refúgio verde em Guarulhos