Guarulhos perdeu mais de 20,6 mil empregos industriais em nove anos

Entre 2012 e 2021, Guarulhos teve redução de 20.650 empregos industriais e foi a segunda cidade que mais perdeu postos de trabalho nesse setor, atrás apenas da capital.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

GTD/Bueno Drone

Publicado em 29/04/2024 às 15:55 / Leia em 3 minutos

Um estudo da Fundação Seade divulgado nesta segunda-feira (29) revela que, entre 2012 e 2021, o Estado de São Paulo teve redução de 388.031 empregos industriais, uma diminuição de 17,8%. Entre os municípios, a maior perda de postos de trabalho no setor da indústria aconteceu na capital paulista (-149.433 empregos), seguida por Guarulhos (-20.650), Diadema (-18.598), Campinas (-17.598) e São Bernardo do Campo (-17.595).

De acordo com a Fundação Seade, o Sistema Estadual de Análise de Dados de São Paulo, a retração pode ser atribuída a uma combinação de avanços tecnológicos e realocações estratégicas de operações industriais para outros estados.

Aqui em Guarulhos, por exemplo, o setor de serviços tem aumentado sua participação conforme a indústria cai. No entanto, o setor industrial tem uma porcentagem muito mais considerável no PIB da cidade do que em relação à capital paulista.

O economista Vagner Bessa, gerente da área de indicadores econômicos da Fundação Seade, explicou em entrevista recente ao Guarulhos Todo Dia como funciona essa divisão, baseado nos dados de 2023. No ano passado, a economia da região de Guarulhos contou com 72,3% de participação do setor de serviços, 26,5% da indústria e 1% da agropecuária.

“Se você pensar no município de São Paulo, a indústria pesa 9%, ou seja, a região de Guarulhos é muito mais dependente da indústria do que a capital. Na média, a indústria representa 21% do PIB do estado, aí estou falando de construção civil, indústria de transformação, mas a participação da indústria em Guarulhos é mais alta. O setor de serviços também é muito importante, com 72,3% e parte desse setor está ligado à indústria, em setores como transporte e logística. Quando a indústria cai, acaba puxando para baixo as atividades de serviço que respondem pela demanda regional”, explicou o especialista.

Queda geral em SP

Em relação aos números de empregos industriais de 2012 a 2021, a queda aconteceu em diferentes regiões do estado.

A Região Metropolitana de São Paulo, que até 2012 concentrava 38,5% dos empregos industriais, teve sua participação reduzida para 32,4% em 2021, uma perda de aproximadamente 259 mil postos de trabalho.

A Região Administrativa de Campinas, embora tenha obtido um aumento de participação de 24,4% para 26,5%, perdeu cerca de 55 mil empregos, assim com a RA Sorocaba, que aumentou sua participação de 7,5% para 8,5%, entretanto teve uma diminuição de 8.796 no número de empregos.

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Nomes nas urnas

Eleições 2024: partidos de Guarulhos começam a oficializar seus candidatos

O preço tá bom?

Feijoada vai bem nesse frio? Então não esqueça da couve manteiga. O preço está bom.

DROGAS INGERIDAS

Cresce o número de prisões de “mulas” do tráfico no Aeroporto de Guarulhos

AGENDA GUARULHOS

Festa julina do Bosque Maia vai até dia 21; confira preços das atrações e comidas

VEJA OS VALORES

Aeroporto de Guarulhos terá tarifas de embarque e conexão mais caras a partir de agosto

ÁGUA NA BOCA

Guia: 9 pizzarias bem avaliadas em Guarulhos; cidade tem paixão por pizza!

BOTA CASACO, TIRA CASACO

São Paulo registra a tarde mais fria do ano: 13 graus. Mas o tempo vai mudar…

TRABALHO

Latam está com vagas de emprego abertas no Aeroporto de Guarulhos

VIAGEM E PASSEIO EM SP

O preço médio da diária em hotéis e pousadas de Campos do Jordão em 2024

O podcast do GTD

A greve que não houve, a verba polêmica e muito mais, em A Semana em Guarulhos

DICA NA CIDADE

Museu do Videogame em Guarulhos: Tudo sobre o evento no Internacional

EM CARTAZ

Quanto custa o ingresso do cinema em Guarulhos? Veja os preços

ENTENDA A CRISE

Endividada, Casa do Pão de Queijo é exemplo do quanto é caro comer em aeroporto