Se você acha que as cidades de Guarulhos e São Paulo estão com muitas obras e trânsito caótico, prepare-se, pois vem mais por aí. A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) concedeu a licença ambiental que permite a Sabesp instalar o chamado “Interceptor de Esgotos ITi-11, do Plano Diretor de Esgotos da Região Metropolitana de São Paulo”. Basicamente, é uma canalização com diâmetro de 1.500mm e extensão de 5,6 km, que irá receber e transportar os esgotos coletados da rede pública para a ETA (Estação de Tratamento de Esgoto) Parque Novo Mundo.
As obras fazem parte do Programa IntegraTietê, que promete universalizar o tratamento de esgoto de Guarulhos até 2026. Atualmente, apenas 13,62% dos dejetos da cidade recebem o tratamento adequado.
Esse interceptor aprovado pela Cetesb vai passar ali pela região da Rodovia Ayrton Senna, próximo ao Parque Ecológico do Tietê. Ainda não há previsão de quando os trabalhos para a montagem do sistema de canalização vão começar. De acordo com o governo de São Paulo, a obra deve gerar cerca de 150 empregos. A população atendida pela melhoria será de aproximadamente 530 mil habitantes.
“Conforme a justificativa apresentada em seu projeto, o interceptor irá melhorar o Sistema de Esgotamento Sanitário da Região Metropolitana de São Paulo, assim como a qualidade de vida da população residente na área a ser atendida, por meio do correto encaminhamento dos esgotos gerados, eliminando eventuais lançamentos ‘in natura’ e culminando com o devido tratamento junto à ETE”, explicou a Sabesp, em nota.