Todas as pessoas com mais de seis meses de idade já podem se vacinar contra a gripe em Guarulhos. A partir desta quinta-feira (2), depois da determinação do Ministério da Saúde, todas as 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, além do Ambulatório da Criança e do Adolescente, oferecem o imunizante.
Para receber a vacina, disponível enquanto houver estoque, vá ao local de vacinação portando documento com foto, CPF e cartão SUS. No caso de crianças, a carteirinha de vacinação também é exigida.
Antes aplicada apenas nos grupos prioritários, a procura pela vacina contra a gripe tem sido baixa neste ano. Até o dia 21 de abril, apenas 22% do público-alvo tinha sido vacinado. Cerca de 14,4 milhões de doses foram aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação começou no dia 25 de março.
Consulte aqui a UBS que fica mais perto da sua casa.
A vacina contra a gripe é segura?
Sim, a vacina contra a gripe é testada, aprovada e aplicada há anos. As doses contra influenza disponíveis no Brasil são todas de vírus inativado (morto), o que impede o imunizante de causar a doença, e têm eficácia comprovada para evitar óbitos e sintomas graves como a Síndrome Respiratória Aguda Grave.
“Pessoas de todas as idades são suscetíveis ao vírus Influenza, porém alguns grupos são mais propensos a desenvolver formas graves da enfermidade. Nesse sentido, destacam-se as gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos que apresentam doenças crônicas, especialmente cardiorrespiratórias, obesidade, diabetes e imunossupressão”, aponta nota técnica da Sbim (Sociedade Brasileira de Imunizações).
As vacinas contra influenza disponíveis são seguras e com eventos adversos leves e esperados como dor no local da aplicação, vermelhidão e endurecimento em até 20% dos vacinados, que desaparecem em até 48 horas.
Por que se vacinar?
A vacina contra a gripe visa proteger a saúde da população e evitar a propagação do vírus da gripe, reduzindo os riscos de complicações, internações e óbitos associados à doença, principalmente durante os meses de baixas temperaturas.
Outro benefício da vacinação contra influenza é que ela também deve ser considerada como ferramenta para a redução de falsas suspeitas de Covid-19, já que gripe e coronavírus têm semelhanças nas manifestações clínicas.