Você mora perto de algum estabelecimento que toca música alta durante a madrugada? Esse é um problema que muitos guarulhenses enfrentam. No entanto, na última madrugada, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) realizou operações contra a perturbação do sossego público na praça Estrela, Jardim São João, e na rua Anagé, Jardim Presidente Dutra.
A Prefeitura fechou três adegas e dispersou aproximadamente 300 pessoas “para restabelecer a ordem e a tranquilidade pública”, informou o órgão. Ao todo, o patrulhamento preventivo e a fiscalização viária averiguaram 50 veículos e pessoas. 12 motocicletas e 6 automóveis foram apreendidos.
Dois dos condutores apresentavam sinais de embriaguez na direção e foram encaminhados ao 7° Distrito Policial e ao Hospital Padre Bento para verificação de dosagem alcoólica. A autoridade de plantão lavrou boletim de ocorrência por crime de trânsito de embriaguez ao volante.
Perturbação de sossego público
O barulho excessivo é considerado crime, conforme a Lei de Contravenções Penais, nº 3.688/41, artigo 42. No Código de Posturas do Município de Guarulhos, em seus artigos 173 e 174, a perturbação do sossego é expressamente proibida com base em critérios e disposições legais relativas à poluição sonora.
Para denunciar o crime, sobretudo durante a madrugada, dá para entrar em contato com a GCM por meio da Central de Atendimento, pelo telefone 153. Segundo o município, o atendimento funciona 24 horas por dia.
LEIA TAMBÉM -> Guarulhos arrecada 20 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul; saiba como doar