Um incêndio de médio porte na altura do km 83 da rodovia Fernão Dias, em Guarulhos, tem causado transtornos aos motoristas que passam pela rodovia e aos moradores da região no fim da tarde desta sexta-feira (17). De acordo com informações da concessionária Arteris Fernão Dias, o registro da ocorrência foi feito às 14h30. Não há bloqueios na pista, pois o fogo vem das regiões de mata que ficam perto dali. No entanto, a visibilidade do motorista em alguns trechos fica comprometida.
Além disso, moradores de bairros como Vila Galvão e Vila Rosália têm reclamado que a fumaça branca está invadindo casas e apartamentos. É possível ver os reflexos do incêndio até de lugares que ficam mais distantes, como o Gopoúva. As causas do incêndio ainda não foram divulgadas, mas as chamas já estão controladas.
Riscos de inalar fumaça de incêndio
Se a sua casa foi atingida pela fumaça durante esta tarde e você passou algum tempo inalando esse ar que veio do incêndio, fique atento aos sintomas leves e agudos que isso pode causar. “Dor e ardência na garganta, tosse seca, cansaço, falta de ar, dificuldade para respirar, dor de cabeça, rouquidão e lacrimejamento e vermelhidão nos olhos. Esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa e dependente ainda da quantidade e do tempo de exposição à fumaça”, diz material da Associação Pró-Saúde.
Além disso, também existe o risco de desencadear crises de rinite, bronquite e asma. Para amenizar os riscos das queimadas à saúde é importante tomar bastante água. No caso de crianças menores de 5 anos e idosos maiores de 65 anos, mantenha os ambientes da casa e do trabalho fechados, mas umidificados, com o uso de vaporizadores, bacias com água e toalhas molhadas. Fora isso, em caso de urgência, deve-se buscar ajuda médica imediatamente.
- Siga o Guarulhos Todo Dia no Instagram e fique bem informado