Notícias de Guarulhos: Começa a aplicação da 2ª dose da vacina contra a dengue

Resumo de notícias de Guarulhos: segunda dose de vacinas da dengue, UBS abertas para a campanha de Papanicolau, movimento que ajuda na solicitação de documentos e novo sistema para notificar violência contra crianças e adolescentes.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

PMG/Divulgação

Publicado em 17/05/2024 às 16:06 / Leia em 3 minutos

A partir de segunda-feira (20), a Prefeitura de Guarulhos começa a aplicar a segunda dose da vacina contra a dengue nas crianças e jovens de 10 a 14 anos. Para completar o ciclo da vacinação, a pessoa precisa ter tomado a primeira dose há três meses. O público-alvo pode procurar uma das 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

São doses da vacina Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda, a única vacina contra dengue aprovada para uso em todo o mundo. A vacina oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus.

Guarulhos recebeu, em 19 de fevereiro, 34.270 doses do imunizante e começou a vacinação no público-alvo no dia seguinte. Na semana passada, chegaram mais 13.358 novas doses da vacina. Até agora já foram vacinadas 32.230 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Pais ou responsáveis devem comparecer com documento de identificação dos jovens e a caderneta de vacinação, além de um comprovante de residência.


Veja abaixo um giro de notícias e informações sobre Guarulhos:

Todas as UBSs abertas no sábado para a campanha de Papanicolau

Neste sábado (18), das 8h às 16h, a Prefeitura de Guarulhos abrirá as 69 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade para o mutirão da saúde de coleta de Papanicolau (exame que previne o câncer do colo do útero) e a atualização da carteirinha de vacinação. Quatro dessas UBS (Jardim Paraventi, Jardim Primavera, Soberana e Soimco) estarão em funcionamento também pelo programa Saúde Agora e pelo Atende Já Dengue, estendendo o horário de atendimento até as 17h e oferecendo suporte às pessoas com sintomas da doença.

A coleta de Papanicolau acontecerá tanto por agendamento prévio quanto por demanda espontânea, a depender da disponibilidade de vagas. Para aquelas que não conseguirem realizar o exame no sábado, a UBS agendará uma nova data.


Cidadania em Movimento ajuda na solicitação de documentos

O Centro de Integração da Cidadania Guarulhos promove a ação Cidadania em Movimento neste sábado (18), das 9h às 15h, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Nova Cidade. No evento, serão oferecidos serviços de solicitação de CPF e emissões de 2.ª via de certidões (nascimento casamento e óbito), emissão de atestado de antecedentes criminais, orientação jurídica, sobre seguro-desemprego e carteira digital, atendimento do CRAS e sobre direitos do consumidor, além de inscrições para os cursos de construção civil, beleza e moda.

  • Quando: Sábado (18), das 9h às 15h
  • Endereço: R. Itália, 13 – Parque das Nações, Guarulhos – SP

Novo sistema para notificar violência contra crianças

A Prefeitura de Guarulhos lançou o Sistema de Fluxo Integrado para Notificação de Violência contra Crianças e Adolescentes. Aferramenta desenvolvida pela Secretaria de Educação permitirá o alinhamento de informações e acompanhamentos das situações de violência para agilizar e monitorar todos os atendimentos.

No site cidadequeprotege.guarulhos.sp.gov.br é possível notificar a comissão Intersetorial de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes, que fará o encaminhamento aos órgãos competentes. Além disso, informações como os tipos de violência, sinais de identificação, ações a serem feitas ao descobrir um caso, entre outros serviços, já estão disponíveis no sistema.

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

LINHA 19-CELESTE

Projeto do Metrô em Guarulhos inclui túnel na Paulo Faccini com a Tiradentes

DIÁRIA CARA

Sob risco de leilão: 7.889 veículos estão apreendidos em pátios do Detran em Guarulhos

O preço tá bom?

Feijoada vai bem nesse frio? Então não esqueça da couve manteiga. O preço está bom.

DROGAS INGERIDAS

Cresce o número de prisões de “mulas” do tráfico no Aeroporto de Guarulhos

AGENDA GUARULHOS

Festa julina do Bosque Maia vai até dia 21; confira preços das atrações e comidas

VEJA OS VALORES

Aeroporto de Guarulhos terá tarifas de embarque e conexão mais caras a partir de agosto

ÁGUA NA BOCA

Guia: 9 pizzarias bem avaliadas em Guarulhos; cidade tem paixão por pizza!

BOTA CASACO, TIRA CASACO

São Paulo registra a tarde mais fria do ano: 13 graus. Mas o tempo vai mudar…

TRABALHO

Latam está com vagas de emprego abertas no Aeroporto de Guarulhos

VIAGEM E PASSEIO EM SP

O preço médio da diária em hotéis e pousadas de Campos do Jordão em 2024

O podcast do GTD

A greve que não houve, a verba polêmica e muito mais, em A Semana em Guarulhos

DICA NA CIDADE

Museu do Videogame em Guarulhos: Tudo sobre o evento no Internacional

EM CARTAZ

Quanto custa o ingresso do cinema em Guarulhos? Veja os preços