Os moradores do Parque Cecap estão sofrendo com um terreno em chamas na tarde desta segunda-feira (20). O espaço, que fica localizado no cruzamento da Rua Odilon Monteiro com a Viela Pontal, está espalhando fumaça pelo bairro e causando transtornos aos moradores. O Guarulhos Todo Dia confirmou que, por volta das 14h, a EPG Yujie Hirata precisou ser esvaziada às pressas.
As crianças da escola municipal foram deslocadas para um condomínio que fica ali ao lado, pois não havia condições de continuarem na instituição de ensino, já totalmente tomada pela fumaça. Pais e responsáveis foram comunicados para buscar os filhos; além da tosse, alguns alunos choraram com a situação. Os professores e funcionários fizeram o deslocamento dos pequenos em segurança, mas as atividades ficaram prejudicadas.
Uma funcionária da escola disse que o fogo começou no final da manhã, “por causa de um irresponsável” que resolveu incendiar o terreno no Cecap.
Procurado pela reportagem, o Corpo de Bombeiros informou que foi acionado para a ocorrência de “fogo em mato” e enviou viaturas para o local. O maior transtorno é causado pela fumaça, mas não há risco de o fogo se espalhar para os imóveis que ficam na região.
- Você tem mais informações e vídeos sobre essa ocorrência no Cecap? Envie para o WhatsApp do Guarulhos Todo Dia: (11) 5196-2910.
Veja abaixo um vídeo captado pela empresa Atom Drones e divulgado pela página Cidade de Guarulhos, no Instagram:
Riscos de inalar fumaça
O tempo seco em Guarulhos tem colaborado para o surgimento de fogos em mata, o que deixa a qualidade do ar ainda pior. Na sexta-feira (17), o GTD já havia registrado o caso de incêndio às margens da rodovia Fernão Dias, na Vila Galvão, o que causou transtornos aos moradores da região.
Se a sua casa foi atingida pela fumaça que saiu do Cecap durante esta tarde e você passou algum tempo inalando esse ar, fique atento aos sintomas leves e agudos que isso pode causar. “Dor e ardência na garganta, tosse seca, cansaço, falta de ar, dificuldade para respirar, dor de cabeça, rouquidão e lacrimejamento e vermelhidão nos olhos. Esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa e dependente ainda da quantidade e do tempo de exposição à fumaça”, diz material da Associação Pró-Saúde.
Além disso, também existe o risco de desencadear crises de rinite, bronquite e asma. Para amenizar os riscos das queimadas à saúde é importante tomar bastante água. No caso de crianças menores de 5 anos e idosos maiores de 65 anos, mantenha os ambientes da casa e do trabalho fechados, mas umidificados, com o uso de vaporizadores, bacias com água e toalhas molhadas. Fora isso, em caso de urgência, deve-se buscar ajuda médica imediatamente.
- Siga o Guarulhos Todo Dia no Instagram e fique bem informado
LEIA TAMBÉM -> Acidente na Timóteo Penteado deixa motoqueiro gravemente ferido; helicóptero Águia é acionado