Guarulhos encerra estado de emergência na saúde após 105 dias. O que isso quer dizer?

Casos de dengue em Guarulhos estão em queda nos últimos dias, e Prefeitura desativou postos de atendimento criados durante pico da epidemia.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Divulgação/Prefeitura de Guarulhos

Publicado em 19/06/2024 às 21:45 / Leia em 3 minutos

A saúde pública de Guarulhos não está mais em estado de emergência desde terça-feira (18). Após 105 dias nessa situação e de registro de unidades de atendimento superlotadas, a cidade finalmente começou a ver os casos de dengue caírem drasticamente. No geral, quando uma cidade entra em estado de emergência, a prefeitura fica autorizada a acelerar a destinação de recursos públicos em uma situação extraordinária, sem a necessidade de grandes processos de licitação.

“O decreto municipal 41.188, que havia sido publicado no dia 5 de março de 2024, permitiu respostas mais rápidas e eficazes do sistema público na capacidade de controlar a doença, o que representou uma queda de mais de 96% nos casos de dengue no município entre 20 de abril e meados de junho”, defende a prefeitura, em nota.

Apesar do fim do estado de emergência, o poder público municipal diz que continua alerta. Guarulhos enfrenta a maior epidemia de dengue de sua história. O último boletim epidemiológico, de 19 de junho, indica que a cidade tem 74.040 casos positivos e 88 mortes por causa da doença.

Conforme análise semanal realizada pelo Departamento de Vigilância em Saúde, o maior número de casos registrados na cidade ocorreu entre o período de 31 de março a 20 de abril, com uma média de 6.500 casos novos confirmados por semana.

Dengue em Guarulhos

Segundo a Secretaria da Saúde de Guarulhos, os serviços públicos municipais foram responsáveis pelo maior número de identificação e atendimento de novos casos, cerca de 71.839, o que corresponde a 81,46% do total de notificações. Já o maior percentual dos casos que evoluíram a óbito ocorreu na rede privada.

Por causa na redução no número de casos, a Prefeitura de Guarulhos decidiu desativar, as quatro unidades de atendimento a sintomas de dengue anexas às UPAs Paulista, São João e Cumbica, além do PA Paraventi no último dia 15. Esses postos estavam em funcionamento diário justamente desde 20 de abril.

“O prefeito revogou o decreto do estado de emergência. A gente já encerrou a operação das quatro estruturas avançadas, a dengue diminuiu 80% no município. Nós estamos agora numa condição de dizer que o pico, a gravidade da dengue em Guarulhos, já passou. Isso é o mais importante”, afirma Adam Kubo, secretário da Saúde de Guarulhos, em entrevista ao Guarulhos Todo Dia.

Prevenção

Continue atento aos possíveis criadouros do mosquito e não deixe água parada. Se você souber de terrenos, imóveis e propriedades que podem ser possíveis criadouros do mosquito da dengue, denuncie na Prefeitura, nos seguintes canais:

  • Pessoalmente, nas Unidades de Atendimento ao Cidadão (Fácil)
  • Pela internet, no site oficial da Prefeitura de Guarulhos (www.guarulhos.sp.gov.br), ou através da Ouvidoria do município: 0800-055-1715 / ouvidoria@guarulhos.sp.gov.br.”

LEIA TAMBÉM -> Elefante branco, Hospital da Mulher de Guarulhos vai finalmente sair do papel?

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

SERÁ?

Obras na Monteiro Lobato e na Natália Zarif terminam em setembro, diz prefeitura

AMIGOS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

AAPAH reinaugura Ponto de Cultura com caminhada turística no centro de Guarulhos

DATA ESPECIAL

Dia das Mães: 5 restaurantes de Guarulhos para o almoço de domingo

Metrô em Guarulhos: Entenda o processo de licitação para as obras da Linha 19-Celeste

HISTÓRIAS DA CIDADE

60 anos do fim do Trem da Cantareira: a história da ferrovia que deixou de existir em Guarulhos

Fartura na mesa

Curte um café da manhã caprichado? Hotéis de Guarulhos participam da Breakfast Weekend

VEJA COMO PARTICIPAR

Parque Shopping Maia faz parceria com a Coca-Cola em campanha de Dia das Mães

PEDÁGIO SEM CANCELAS

Free flow e o alto índice de multas por evasão de pedágio nas rodovias paulistas

REPORTAGEM EM VÍDEO

Por que o Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos ainda não está funcionando?

Dica de passeio

Itaquaquecetuba recebe a Motofest neste fim de semana, com muitas atrações e até um bar nas alturas

STREAMING

Documentário Netflix sobre tragédia em Congonhas entra no Top 10 global de séries

REPORTAGEM

Rodoviária do Cecap pede socorro: manutenção é precária e há poucas saídas de ônibus

VILA NO INTER

Tudo sobre a Feira de Adoção de cães e gatos no Internacional Shopping neste domingo (27)