Guarulhos encerra estado de emergência na saúde após 105 dias. O que isso quer dizer?

Casos de dengue em Guarulhos estão em queda nos últimos dias, e Prefeitura desativou postos de atendimento criados durante pico da epidemia.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Divulgação/Prefeitura de Guarulhos

Publicado em 19/06/2024 às 21:45 / Leia em 3 minutos

A saúde pública de Guarulhos não está mais em estado de emergência desde terça-feira (18). Após 105 dias nessa situação e de registro de unidades de atendimento superlotadas, a cidade finalmente começou a ver os casos de dengue caírem drasticamente. No geral, quando uma cidade entra em estado de emergência, a prefeitura fica autorizada a acelerar a destinação de recursos públicos em uma situação extraordinária, sem a necessidade de grandes processos de licitação.

“O decreto municipal 41.188, que havia sido publicado no dia 5 de março de 2024, permitiu respostas mais rápidas e eficazes do sistema público na capacidade de controlar a doença, o que representou uma queda de mais de 96% nos casos de dengue no município entre 20 de abril e meados de junho”, defende a prefeitura, em nota.

Apesar do fim do estado de emergência, o poder público municipal diz que continua alerta. Guarulhos enfrenta a maior epidemia de dengue de sua história. O último boletim epidemiológico, de 19 de junho, indica que a cidade tem 74.040 casos positivos e 88 mortes por causa da doença.

Conforme análise semanal realizada pelo Departamento de Vigilância em Saúde, o maior número de casos registrados na cidade ocorreu entre o período de 31 de março a 20 de abril, com uma média de 6.500 casos novos confirmados por semana.

Dengue em Guarulhos

Segundo a Secretaria da Saúde de Guarulhos, os serviços públicos municipais foram responsáveis pelo maior número de identificação e atendimento de novos casos, cerca de 71.839, o que corresponde a 81,46% do total de notificações. Já o maior percentual dos casos que evoluíram a óbito ocorreu na rede privada.

Por causa na redução no número de casos, a Prefeitura de Guarulhos decidiu desativar, as quatro unidades de atendimento a sintomas de dengue anexas às UPAs Paulista, São João e Cumbica, além do PA Paraventi no último dia 15. Esses postos estavam em funcionamento diário justamente desde 20 de abril.

“O prefeito revogou o decreto do estado de emergência. A gente já encerrou a operação das quatro estruturas avançadas, a dengue diminuiu 80% no município. Nós estamos agora numa condição de dizer que o pico, a gravidade da dengue em Guarulhos, já passou. Isso é o mais importante”, afirma Adam Kubo, secretário da Saúde de Guarulhos, em entrevista ao Guarulhos Todo Dia.

Prevenção

Continue atento aos possíveis criadouros do mosquito e não deixe água parada. Se você souber de terrenos, imóveis e propriedades que podem ser possíveis criadouros do mosquito da dengue, denuncie na Prefeitura, nos seguintes canais:

  • Pessoalmente, nas Unidades de Atendimento ao Cidadão (Fácil)
  • Pela internet, no site oficial da Prefeitura de Guarulhos (www.guarulhos.sp.gov.br), ou através da Ouvidoria do município: 0800-055-1715 / ouvidoria@guarulhos.sp.gov.br.”

LEIA TAMBÉM -> Elefante branco, Hospital da Mulher de Guarulhos vai finalmente sair do papel?

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

REPORTAGEM

Flamengo de Guarulhos na Copinha e o sonho da cidade de ter um time forte

CINEMA

Após prêmio a Fernanda Torres, Ainda Estou Aqui ganha mais horários nos cinemas de Guarulhos

TURISMO

Conheça os melhores resorts do Brasil em 2025; três opções da lista ficam em São Paulo

Ajuda ou ameaça?

Bets chegam ao futebol de várzea e levantam debate sobre efeitos na comunidade

Globo de Ouro na cidade

“Ainda Estou Aqui”: onde assistir ao filme, em Guarulhos, que garantiu o Globo de Ouro para Fernanda Torres

CONFIRA A AGENDA

Sesc Verão 2025: Guarulhos recebe Carol Santiago, Flavia Saraiva, Zanetti e atletas olímpicos

QUAL A CAUSA?

Litoral paulista tem 38 praias impróprias para banho; Guarujá registra surto de virose

GTD Saúde

Come demais nas ceias? Como prevenir ou tratar os exageros da comilança no fim de ano

DESCIDA PARA O LITORAL

Pedágio do Sistema Anchieta Imigrantes é o mais caro do Brasil e custa R$ 36,80

INFORMAÇÃO

Rodízio de veículos em São Paulo está suspenso até 10 de janeiro de 2025

REAJUSTE

Pedágio da Fernão Dias em Mairiporã fica mais caro; veja preços

PROGRAME-SE!

Com feriados emendados em 2025, governo de SP decreta pontos facultativos do ano

PROGRAMAÇÃO

Veja horário de funcionamento dos shoppings Internacional, Maia e Bonsucesso no fim de ano