Guarulhos encerra estado de emergência na saúde após 105 dias. O que isso quer dizer?

Casos de dengue em Guarulhos estão em queda nos últimos dias, e Prefeitura desativou postos de atendimento criados durante pico da epidemia.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Divulgação/Prefeitura de Guarulhos

Publicado em 19/06/2024 às 21:45 / Leia em 3 minutos

A saúde pública de Guarulhos não está mais em estado de emergência desde terça-feira (18). Após 105 dias nessa situação e de registro de unidades de atendimento superlotadas, a cidade finalmente começou a ver os casos de dengue caírem drasticamente. No geral, quando uma cidade entra em estado de emergência, a prefeitura fica autorizada a acelerar a destinação de recursos públicos em uma situação extraordinária, sem a necessidade de grandes processos de licitação.

“O decreto municipal 41.188, que havia sido publicado no dia 5 de março de 2024, permitiu respostas mais rápidas e eficazes do sistema público na capacidade de controlar a doença, o que representou uma queda de mais de 96% nos casos de dengue no município entre 20 de abril e meados de junho”, defende a prefeitura, em nota.

Apesar do fim do estado de emergência, o poder público municipal diz que continua alerta. Guarulhos enfrenta a maior epidemia de dengue de sua história. O último boletim epidemiológico, de 19 de junho, indica que a cidade tem 74.040 casos positivos e 88 mortes por causa da doença.

Conforme análise semanal realizada pelo Departamento de Vigilância em Saúde, o maior número de casos registrados na cidade ocorreu entre o período de 31 de março a 20 de abril, com uma média de 6.500 casos novos confirmados por semana.

Dengue em Guarulhos

Segundo a Secretaria da Saúde de Guarulhos, os serviços públicos municipais foram responsáveis pelo maior número de identificação e atendimento de novos casos, cerca de 71.839, o que corresponde a 81,46% do total de notificações. Já o maior percentual dos casos que evoluíram a óbito ocorreu na rede privada.

Por causa na redução no número de casos, a Prefeitura de Guarulhos decidiu desativar, as quatro unidades de atendimento a sintomas de dengue anexas às UPAs Paulista, São João e Cumbica, além do PA Paraventi no último dia 15. Esses postos estavam em funcionamento diário justamente desde 20 de abril.

“O prefeito revogou o decreto do estado de emergência. A gente já encerrou a operação das quatro estruturas avançadas, a dengue diminuiu 80% no município. Nós estamos agora numa condição de dizer que o pico, a gravidade da dengue em Guarulhos, já passou. Isso é o mais importante”, afirma Adam Kubo, secretário da Saúde de Guarulhos, em entrevista ao Guarulhos Todo Dia.

Prevenção

Continue atento aos possíveis criadouros do mosquito e não deixe água parada. Se você souber de terrenos, imóveis e propriedades que podem ser possíveis criadouros do mosquito da dengue, denuncie na Prefeitura, nos seguintes canais:

  • Pessoalmente, nas Unidades de Atendimento ao Cidadão (Fácil)
  • Pela internet, no site oficial da Prefeitura de Guarulhos (www.guarulhos.sp.gov.br), ou através da Ouvidoria do município: 0800-055-1715 / ouvidoria@guarulhos.sp.gov.br.”

LEIA TAMBÉM -> Elefante branco, Hospital da Mulher de Guarulhos vai finalmente sair do papel?

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Nomes nas urnas

Eleições 2024: partidos de Guarulhos começam a oficializar seus candidatos

O preço tá bom?

Feijoada vai bem nesse frio? Então não esqueça da couve manteiga. O preço está bom.

DROGAS INGERIDAS

Cresce o número de prisões de “mulas” do tráfico no Aeroporto de Guarulhos

AGENDA GUARULHOS

Festa julina do Bosque Maia vai até dia 21; confira preços das atrações e comidas

VEJA OS VALORES

Aeroporto de Guarulhos terá tarifas de embarque e conexão mais caras a partir de agosto

ÁGUA NA BOCA

Guia: 9 pizzarias bem avaliadas em Guarulhos; cidade tem paixão por pizza!

BOTA CASACO, TIRA CASACO

São Paulo registra a tarde mais fria do ano: 13 graus. Mas o tempo vai mudar…

TRABALHO

Latam está com vagas de emprego abertas no Aeroporto de Guarulhos

VIAGEM E PASSEIO EM SP

O preço médio da diária em hotéis e pousadas de Campos do Jordão em 2024

O podcast do GTD

A greve que não houve, a verba polêmica e muito mais, em A Semana em Guarulhos

DICA NA CIDADE

Museu do Videogame em Guarulhos: Tudo sobre o evento no Internacional

EM CARTAZ

Quanto custa o ingresso do cinema em Guarulhos? Veja os preços

ENTENDA A CRISE

Endividada, Casa do Pão de Queijo é exemplo do quanto é caro comer em aeroporto