‘Moradores reclamam com razão’, diz Guti sobre acesso fechado no Trevo de Cumbica

Em entrevista ao Guarulhos Todo Dia, prefeito Guti explica por que Trevo de Cumbica não tem acesso para os moradores do bairro Jardim Cumbica.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Fotos: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP e Bueno Drone/YouTube

Publicado em 19/06/2024 às 19:17 / Leia em 3 minutos

A inauguração do Trevo de Cumbica (ou Jacu Pêssego) causou enorme frustração justamente aos moradores do bairro Jardim Cumbica. Apesar da pista novinha bem ali no bairro, não existe acesso para os motoristas que trafegam em ruas como a Canutana, Santa Quitéria e São Gabriel da Cachoeira. Tudo foi bloqueado por barreiras de concreto (conforme você pode ver na imagem principal). Sendo assim, quem precisa acessar a Rodovia Presidente Dutra vindo do bairro precisa dar uma volta enorme por Bonsucesso, o que acaba piorando o trânsito em toda a região.

Durante evento com anúncio de liberação de recursos estaduais para a Saúde de Guarulhos nesta quarta-feira (19), o Guarulhos Todo Dia questionou o prefeito Guti sobre essa situação. De acordo com o chefe do Executivo da cidade, a reclamação dos moradores é válida, mas o problema não tem uma solução tão fácil quanto parece.

O prefeito explicou que o projeto original do Trevo, feito no início dos anos 2000, não contemplava esse acesso pelo bairro. Se isso fosse alterado agora, existia o risco de as obras sofrerem um novo atraso.

“Reclamam e reclamam com razão [os moradores do Jardim Cumbica]. O projeto é um projeto antigo, que nasce com mais de 20 anos de idade. A gente herdou esse projeto e fez as modificações que poderiam ser feitas sem ferir a natureza do contrato, então a gente conseguiu fazer algumas mudanças sem que prejudicasse o recebimento dos recursos federais para deixar o projeto um pouco mais moderno”, diz Guti, ao GTD.

O prefeito relembrou os pedidos que fez ao governador Tarcísio de Freitas, então ministro da Infraestrutura, durante o processo de concessão da Rodovia Presidente Dutra. Ele citou a criação das duas pistas marginais nos sentidos São Paulo e Rio de Janeiro, que aumentaram a capacidade de fluxo na Dutra na altura do Trevo de Bonsucesso.

“A gente fez essas mudanças, mas o outro lado nunca foi previsto acesso para quem está no Jardim Cumbica. Na última vistoria técnica com o governador, levamos para o governador esse problema. Estamos finalizando um pré-projeto para falar para o governador quanto custa isso e ver se ele consegue auxiliar a cidade em 70% ou 80% da confecção dessa parte de acesso ao trevo para quem está no Jardim Cumbica.”

Guti

Ou seja, existe uma complexidade burocrática e de orçamento para a construção desse acesso aos moradores do Jardim Cumbica ao Trevo de Cumbica, que foi construído pela concessionária CCR RioSP seguindo planejamento alinhado junto ao governo federal. O início da concessão e a aprovação das obras aconteceram durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, entre 2021 e 2022, e a entrega ocorreu no final de maio de 2024, já durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

LEIA TAMBÉM -> Inauguração do Trevo de Bonsucesso antecipa disputa eleitoral em Guarulhos

Compartilhe

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

LINHA 19-CELESTE

Projeto do Metrô em Guarulhos inclui túnel na Paulo Faccini com a Tiradentes

DIÁRIA CARA

Sob risco de leilão: 7.889 veículos estão apreendidos em pátios do Detran em Guarulhos

O preço tá bom?

Feijoada vai bem nesse frio? Então não esqueça da couve manteiga. O preço está bom.

DROGAS INGERIDAS

Cresce o número de prisões de “mulas” do tráfico no Aeroporto de Guarulhos

AGENDA GUARULHOS

Festa julina do Bosque Maia vai até dia 21; confira preços das atrações e comidas

VEJA OS VALORES

Aeroporto de Guarulhos terá tarifas de embarque e conexão mais caras a partir de agosto

ÁGUA NA BOCA

Guia: 9 pizzarias bem avaliadas em Guarulhos; cidade tem paixão por pizza!

BOTA CASACO, TIRA CASACO

São Paulo registra a tarde mais fria do ano: 13 graus. Mas o tempo vai mudar…

TRABALHO

Latam está com vagas de emprego abertas no Aeroporto de Guarulhos

VIAGEM E PASSEIO EM SP

O preço médio da diária em hotéis e pousadas de Campos do Jordão em 2024

O podcast do GTD

A greve que não houve, a verba polêmica e muito mais, em A Semana em Guarulhos

DICA NA CIDADE

Museu do Videogame em Guarulhos: Tudo sobre o evento no Internacional

EM CARTAZ

Quanto custa o ingresso do cinema em Guarulhos? Veja os preços