A Prefeitura de Guarulhos abriu 425 vagas para a oficina ginástica artística no Ginásio Bonifácio Cardoso no último dia 1º, mas todas foram preenchidas em menos de 48 horas. A alta procura aconteceu em meio ao desempenho histórico de Rebeca Andrade nos Jogos Olímpicos de Paris. A atleta guarulhense começou a carreira justamente no Bonifácio Cardoso, aos cinco anos de idade.
Monica dos Anjos, primeira técnica de Rebeca, ainda dá aulas aqui na cidade. A treinadora ficou muito orgulhosa ao ver a ginasta ganhando a medalha de ouro na prova de solo nesta segunda-feira (5). Foi a sexta medalha olímpica da guarulhense, que se isolou como a atleta brasileira mais laureada na história do evento, superando os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael.
“Tem que ter talento e dedicação. Muita força explosiva. A família tem que dar muito apoio porque é uma modalidade de dedicação”, disse a técnica, em entrevista à TV Globo.
Além disso, Monica ressaltou que a família precisa ser uma importante base de apoio para a atleta da ginástica não desistir. Rebeca chegou a pensar em abandonar a ginástica artística, mas contou com o incentivo da mãe, Dona Rosa Santos, para continuar. “Tem momentos que pensam em desistir. Isso acontece, como aconteceu com a Rebeca, mas a mãe estava ali para dar o suporte pra Rebeca chegar onde chegou hoje”, reforçou a treinado.
Inscrições para ginástica artística em Guarulhos
As aulas são gratuitas e voltadas para crianças de 5 a 12 anos. As inscrições para o segundo semestre da oficina de ginástica artística em Guarulhos se encerraram por causa da alta procura, mas fique atento ao Instagram Ginástica Artística Guarulhos, no @guarulhosga, para saber quando vai abrir vaga novamente.
As oficinas funcionam como um teste para saber se a criança realmente que aprender o esporte, além de identificar o potencial para os aparelhos. Quem vai bem nas oficinas é encaminhado para treinar com a equipe da cidade e disputar competições.
“Muitas mães chegam aqui e falam que a filha tem aptidão, dão uma comovida na gente e aí acabamos encaixando, apertando as turmas para realizar o sonho de uma criança”, explicou Rosana Marques de Araújo, professora e coordenadora do ginásio, em entrevista ao telejornal SP1, da Globo.
No entanto, por ser um esporte que exige bastante dedicação e treinamento, a maioria desiste logo nas primeiras aulas. “Muitos desistem logo na segunda aula. Algumas que têm aptidão mesmo, aí fazemos a seleção e passamos para as nossas equipes de treinamento”, disse a coordenadora.
Ginásio Bonifácio Cardoso
- Endereço: Rua Arujá, 372 – Vila Tijuco, Guarulhos – SP, 07020-240
- Telefone: (11) 2461-1505
- Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h / sábado, das 8h às 12h
LEIA TAMBÉM -> Como funciona a oficina de ginástica artística no Ginásio Bonifácio Cardoso
A história de Rebeca Andrade em Guarulhos
Nascida em maio de 1999, Rebeca Andrade passou a infância no bairro da Vila Fátima e veio de uma família grande (ela tem sete irmãos) e unida, mas que enfrentou muitas dificuldades financeiras. Já aos 5 anos de idade, a guarulhense começou sua trajetória na ginástica. Ela frequentava aulas no ginásio Bonifácio Cardoso, que fica na região do Gopoúva.
O responsável por levá-la era o irmão mais velho, Emerson, ou a tia. Juntos, chegavam a caminhar duas horas para a pequena ginasta treinar. Quando pegavam o vale-transporte da mãe, era a mãe que caminhava três horas até o emprego. Mais tarde, Emersou começou a recolher lixo reciclável pelo caminho, conseguiu juntar dinheiro e comprar uma bicicleta para levar a irmã na garupa para os treinos.
Rebeca Andrade participou do Programa de Iniciação Esportiva de Guarulhos durante aproximadamente quatro anos. “A Rebeca chegou com a tia no ginásio, toda tímida. Quando pedi a ela para dar um salto, logo vi um talento incrível, que precisaria ser lapidado. E foi isso que fizemos com ela na Iniciação”, disse a professora Mônica dos Anjos.
Durante o período em que permaneceu em Guarulhos, Rebeca representou a cidade em competições de ginástica artística, entre elas o Brasileiro Infantil, quando ajudou a equipe a ficar na terceira colocação.
A ginasta deixou a cidade onde nasceu aos 10 anos e mudou-se para Curitiba, com o objetivo de ter melhores condições de treinos e crescer no esporte. Lá, ela dividia moradias com colegas e treinadores. Em 2011, a menina de 12 anos virou atleta do Flamengo e foi morar no Rio de Janeiro, onde está até hoje.
Rebeca Andrade conquistou duas medalhas em Tóquio e quatro em Paris. Além disso, também já foi campeã mundial no salto e campeã mundial no individual geral de ginástica artística.