O Guarulhos Todo Dia publicou, na segunda-feira (5), sobre a alta procura por vagas na oficina gratuita de ginástica artística no Ginásio Bonifácio Cardoso, no Gopoúva. Em apenas dois dias, 425 vagas foram preenchidas. Esse foi o efeito do desempenho histórico de Rebeca Andrade nos Jogos Olímpicos de Paris. A ginasta guarulhense começou a treinar justamente no Bonifácio Cardoso, quando tinha apenas cinco anos de idade.
A Prefeitura de Guarulhos explicou à reportagem que as inscrições são exclusivamente presenciais no ginásio e abrem no início de cada semestre, em fevereiro e agosto. Ou seja, novas vagas só ficarão disponíveis em fevereiro de 2025.
“A quantidade de vagas depende da construção da grade horária para cada semestre, sempre levando em conta a necessidade da equipe, das pré-equipes e das turmas de treinamentos que acontecem no ginásio Bonifácio Cardoso”, diz a prefeitura, em nota.
Quem pode participar das oficinas no Bonifácio Cardoso?
Crianças de 5 a 12 anos. As oficinas são direcionadas a quem deseja iniciar na modalidade e aprender movimentos e conceitos iniciais. Elas acontecem uma vez por semana e têm duração de quatro meses (de março a junho e de agosto a novembro). Quem vai bem nas oficinas é encaminhado para treinar com a equipe da cidade e disputar competições.
“Muitas mães chegam aqui e falam que a filha tem aptidão, dão uma comovida na gente e aí acabamos encaixando, apertando as turmas para realizar o sonho de uma criança”, explicou Rosana Marques de Araújo, professora e coordenadora do ginásio, em entrevista ao telejornal SP1, da Globo.
No entanto, por ser um esporte que exige bastante dedicação e treinamento, a maioria desiste rápido. “Muitos desistem logo na segunda aula. Algumas que têm aptidão mesmo, aí fazemos a seleção e passamos para as nossas equipes de treinamento”, disse a coordenadora.