Três candidatos a prefeito de Guarulhos prometem construir um novo hospital no São João. Elói Pietá (Solidariedade), Alencar Santana (PT) e Waldomiro Ramos (PSB) firmaram esse compromisso público. O objetivo é aumentar o número de leitos para população e atender uma das regiões mais populosas do município, que hoje tem somente uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). O novo hospital, inclusive, funcionaria ao lado da UPA, na Estrada Guarulhos-Nazaré.
Os candidatos, no entanto, não disseram quais seriam os custos desse projeto nem de onde viria o dinheiro. Afinal, uma obra desse nível exige apoio do governo federal e/ou do governo estadual para sair do papel.
Jorge Wilson – Xerife do Consumidor (Republicanos), Lucas Sanches (PL) e Márcio Nakashima (PDT) não citam a construção de um novo hospital São João em seus respectivos planos de governo. Eles também não fizeram essa promessa ao serem questionados quais propostas tinham para a Saúde, no telejornal Bom Dia São Paulo, da Globo.
Em comum, todos os seis candidatos dizem que vão melhorar os atendimentos nas UBSs, além de ampliar as redes de UPAs e UBSs.
Abaixo, o Guarulhos Todo Dia reuniu o que os concorrentes ao cargo de prefeito pretendem CONSTRUIR ou entregar de hospitais. Não consideramos unidades de saúde básica nem UPAs que não têm bairros especificados no plano de governo.
Elói Pietá (Solidariedade) – Citou a construção do Hospital São João em entrevista ao Guarulhos Todo Dia e tem a promessa em seu plano de governo. “Transformar a UPA São João em Pronto-Socorro, na perspectiva de um hospital regional”. Candidato também promete a conclusão do Hospital da Mulher e do Pimentas-Bonsucesso.
Alencar Santana (PT) – A construção do Hospital São João não consta no plano de governo do candidato, mas o petista prometeu, em entrevista ao Bom Dia São Paulo, que fará a obra. Também falou sobre esse projeto em evento recente ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Além de entregar o Hospital da Mulher e o Pimentas-Bonsucesso, o candidato também deseja transformar um dos andares do Pimentas-Bonsucesso em um “Hospital da Mulher no Pimentas” e quer ampliar o HMU.
Waldomiro Ramos (PSB) – Consta em seu plano de governo que vai construir o Hospital São João, que ficará ao lado de onde hoje funciona somente a UPA. Além de entregar o Hospital da Mulher e o Hospital Pimentas-Bonsucesso, também pretende verticalizar (transformar em prédio) o HMU, com o objetivo de aumentar o número de leitos.
Lucas Sanches (PL) – Pretende entregar novas UPAs no Cabuçu e no Bonsucesso, além de melhorar a estrutura que já existe.
Márcio Nakashima (PDT) – Não prevê a construção de hospitais em seu plano de governo, mas disse em entrevista ao Bom Dia São Paulo que criará um novo hospital municipal no centro de Guarulhos. Também prometeu entregar o Hospital da Mulher e o Hospital do Servidor Público.
Jorge Wilson – Xerife do Consumidor (Republicanos) – Promete entregar três obras que foram anunciadas pela atual gestão Guti: o Hospital da Mulher, a conclusão do Hospital Pimentas-Bonsucesso e o Hospital Infanto Juvenil no Taboão.