O Hospital Municipal de Urgências de Guarulhos, o HMU, voltou a funcionar normalmente nos últimos dias. Já o Pimentas-Bonsucesso (HMPB) segue com atendimentos restritos apenas para urgências e emergências. Os dois hospitais municipais são gerenciados pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo, instituição que cobra da Prefeitura de Guarulhos pagamentos relacionados aos atendimentos excedentes em ambos os centros de saúde.
O Executivo municipal emitiu uma nota nesta quinta-feira (26), publicada em primeira mão pelo site Click Guarulhos, confirmando a retomada dos atendimentos no HMU. “Os insumos, medicações e itens para curativos foram devidamente repostos, e qualquer eventual falta é pontual. O equipamento de raios X já foi reparado e encontra-se em pleno funcionamento”.
A própria prefeitura também confirmou as restrições no atendimento no Hospital Pimentas-Bonsucesso. No último dia 16, a Santa Casa de São Bernardo publicou um “Comunicado à população de Guarulhos”, explicando a decisão de limitar os serviços no HMPB.
“Após inúmeras tentativas de diálogo ao longo de diversas gestões municipais, incluindo o envio de ofícios, tratativas exaustivas com os agentes políticos locais e a entrega formal do contrato de gestão para análise, esta entidade não vislumbrou alternativa viável senão a de restringir os atendimentos oferecidos à população.
Os serviços prestados no referido hospital serão limitados exclusivamente a casos de urgência e emergência até que sejam quitados os valores devidos à Irmandade, essenciais para a continuidade plena das atividades hospitalares e para a garantia do atendimento geral à população.”
A Santa Casa e a Prefeitura de Guarulhos estão durante este mês em tratativas sobre a dívida referente aos atendimentos que o HMU e o HMPB realizaram além do que foi combinado em contrato –e só realizaram por causa da alta demanda.
Em nota enviada ao Guarulhos Todo Dia no dia 13 de dezembro, a Santa Casa informou que o município havia iniciado as tratativas para a regularização das compensações financeiras relacionadas às despesas excedentes, devidamente apuradas e validadas pelas equipes técnicas. Essas despesas somavam mais de R$ 22,7 milhões e referem-se ao período de maio de 2022 a outubro de 2024.
“A regularização possibilitará a continuidade dos atendimentos de saúde no município de Guarulhos, bem como a repactuação dos valores por meio de aditamento ao Contrato de Gestão nº 3322/2022-FMS. O repasse dos valores acordados parceladamente será efetivado em até cinco dias úteis após a assinatura do termo, cuja formalização se deu em 10/12/2024”, disse a entidade.
O HMU já voltou, agora falta o Pimentas-Bonsucesso…
HMU ganha novo espaço para psiquiatria
Nos últimos dias de seu mandato, que termina em 31 de dezembro, o prefeito Guti inaugurou nesta quinta-feira um novo espaço dedicado à psiquiatria no HMU, com foco no atendimento humanizado e especializado. O serviço promete atender a urgências psiquiátricas, oferecendo suporte a casos agudos, como pacientes em surto, que podem ser encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou diretamente pela população.
“O novo espaço, que passou por reformas e adequações de acordo com as exigências da legislação, oferece um ambiente de atendimento exclusivo para emergências psiquiátricas, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. A unidade realiza mais de 500 atendimentos mensais e tem papel essencial nos casos de urgência e emergência, com especialistas preparados para identificar e direcionar rapidamente os pacientes que necessitam de internação ou intervenção mais intensiva”, explica a Prefeitura de Guarulhos, em nota.
LEIA TAMBÉM: