Entenda o projeto de construção de uma nova pista na Imigrantes com acesso via Rodoanel

Projeto está sendo desenvolvido pela concessionária Ecovias em parceria com o Estado, mas ainda não há prazo para conclusão.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Governo de SP/Reprodução

Publicado em 10/01/2025 às 20:51 / Leia em 4 minutos

Mais uma ambiciosa construção entrou na pauta do governo de São Paulo: a ampliação do Sistema Anchieta-Imigrantes. O projeto prevê uma nova pista no trecho de serra com 21,5 quilômetros de extensão, compostos prioritariamente por túneis, que somam 17 quilômetros (80% de todo trajeto), além de 4 quilômetros de viadutos.

A divulgação da proposta para o traçado da terceira pista da Imigrantes, que criará uma outra ligação entre a região metropolitana e a Baixada Santista, foi divulgada nesta sexta-feira (10). No entanto, ainda não existe nada muito avançado, pois a concessionária Ecovias está trabalhando na elaboração do projeto funcional. Esse é mais um projeto estadual que está sendo acompanhado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), que funciona como uma ponte entre o governo e a iniciativa privada.

A estrutura terá início no km 43 da Rodovia dos Imigrantes (SP-160), o que permitirá o acesso via Rodoanel Mário Covas (SP-021). Na Baixada, a conexão será no quilômetro 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), próximo ao Polo Industrial de Cubatão.

De acordo com informações da Agência SP, a nova pista permitirá acesso ágil às Margens Direita e Esquerda do Porto de Santos. A capacidade do Sistema Anchieta-Imigrantes aumentará em 25% no total e em 145% para descida dos veículos pesados. Com isso, o projeto vai atender a demanda de tráfego existente, mas também necessidades futuras de aumento de fluxo na rodovia.

Um dos túneis terá cerca de 6 quilômetros de extensão, tornando-se a maior estrutura desse tipo no Brasil. A nova pista terá duas faixas de rolamento e um acostamento com possibilidade de ser revertido em faixa de tráfego.

Outro ponto da futura obra destacado pelo governo de São Paulo é a inclinação média, que será de 4%, possibilitando o tráfego seguro de veículos pesados. Túneis paralelos de emergência são mais um diferencial de segurança. Considerando os diversos cenários de tráfego, a pista poderá também ser revertida para operar no sentido da capital sempre que houver necessidade.

A imagem abaixo mostra parte do traçado, com os túneis e OAEs (obras de engenharia civil que podem ser pontes, viadutos, túneis ou passarelas).

Traçado da nova pista da Rodovia dos Imigrantes

E quando vai ficar pronta a nova pista da Imigrantes?

Bem, esse é um projeto sobre o qual a população deve ouvir falar muito nos próximos anos. É uma daquelas obras complexas, que envolvem questões ambientais e de infraestrutura. O cronograma de quando os trabalhadores vão começar a colocar a “mão na massa” ainda não foi divulgado, pois o desenvolvimento total do projeto ainda não está concluído.

O que se sabe até agora é o seguinte:

  • A concessionária Ecovias trabalha atualmente na elaboração do projeto funcional. A autorização para o desenvolvimento do projeto foi concedida pela SPI (Secretaria de Parcerias em Investimentos) em janeiro de 2024. O prazo para a elaboração dos materiais é de dois anos a partir da autorização, prorrogáveis por mais um.
  • Na sequência, serão produzidos os projetos básico e executivo, que trarão as diretrizes para a realização da obra, como características precisas e indicação de técnicas de construção das estruturas, o prazo para a execução das obras e o custo total do empreendimento.
  • Em paralelo, estão sendo cumpridas todas as etapas necessárias para o processo de licenciamento ambiental. A previsão é que esta etapa seja concluída no primeiro semestre de 2026.

Sendo assim, se você ficou animado com essa obra por usar o Sistema Anchieta-Imigrantes com frequência, não tenha pressa. Esse é um projeto para um futuro e com prazo ainda desconhecido. Vamos acompanhar para saber quando começa a sair do papel.

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