O Metrô de São Paulo vai contratar uma empresa para fazer a análise técnica e validar o projeto para a expansão da Linha 2-Verde até Guarulhos, no trecho entre a estação Penha de França e Dutra (ao lado do Internacional Shopping). O edital foi aberto pela companhia estadual nesta segunda-feira (13). O início das obras dessa fase está previsto para este ano, pela zona leste de São Paulo, com o começo das escavações do Tatuzão previstas para 2026. Aqui na cidade serão duas estações: Ponte Grande e Dutra.
Nos documentos da licitação número 10020996, publicada no site do Metrô, há todo o detalhamento técnico do projeto. As empresas interessadas em executar esse serviço de “análise técnica e validação dos projetos executivos de civil e sistemas, apoio à fiscalização das obras civis e implantação dos sistemas para ampliação Tamanduateí e para subestação primária, da Linha 2-Verde” devem enviar as propostas até o dia 6 de fevereiro.
A previsão para o início do início das escavações em direção à cidade é para o primeiro trimestre de 2026. Atualmente, as obras de extensão dessa linha estão acontecendo na zona leste, no trecho entre a Vila Prudente e a Penha.
O objetivo é ligar a Penha a Guarulhos com a construção de mais cinco estações. “A obra está indo bem. Já demos a ordem de serviço para o próximo trecho, da Penha para a Dutra, que é então a nossa ligação da Linha 2 com Guarulhos. Com essa ordem de serviço, a gente está na fase de finalização de projeto executivo. A gente vai mobilizar mais uma tuneladora [Tatuzão], que deve começar a operar no primeiro trimestre de 2026″, afirmou o governador Tarcísio de Freitas, em setembro.
Estação Ponte Grande
Em novembro, o governo de São Paulo já havia anunciado uma licitação para escolher a empresa que ficará responsável por construir a estação Ponte Grande, a primeira do sistema metroviário em Guarulhos. Nos documentos, é possível ver o projeto de engenharia e arquitetura da futura estação, que fica na avenida Guarulhos, na altura da Paróquia São Geraldo.
No edital da licitação para a construção da Estação Ponte Grande, consta que o leilão que vai definir a empresa que construirá a obra acontecerá no dia 13 de fevereiro de 2025. Avaliada a capacidade técnica das participantes do certame, será escolhida a companhia que oferecer o menor preço para executar o serviço.
Depois dessa definição, o governo estadual (por meio do Metrô) assina o contrato com a empresa vencedora da licitação. O contrato terá duração de 70 meses –o que dá praticamente seis anos– e a contratada terá 61 meses para entregar a obra a partir da emissão da primeira Ordem de Serviço.
Sendo assim, considerando a “margem de erro” para mais que toda obra pública costuma ter, dá para termos como perspectiva que o Metrô em Guarulhos não vai ficar pronto para ser usado pela população antes de 2030. E aí entra o “se”. Se a primeira ordem de serviço for emitida entre 2025 e 2026 e se os prazos forem cumpridos, podemos esperar o local em funcionamento a partir de 2031.
Veja as fotos da futura estação Ponte Grande:
LEIA TAMBÉM -> Novo vídeo mostra como estão as obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô