A construção do viaduto que ligará as novas pistas expressas da Via Dutra à Hélio Smidt, rodovia que leva ao Aeroporto de Guarulhos, entrou oficialmente na fase final. De acordo com informações da CCR RioSP, a concretagem do último vão do trecho em balanço sucessivo aconteceu na terça-feira (21) –a técnica de engenharia é chamada de “beijo”. As obras do viaduto estão com 93% de avanço físico.
“Este projeto é um exemplo de complexidade da engenharia moderna. Uma das fases mais críticas foi o lançamento das vigas de concreto, que exigiu uma operação minuciosa e coordenada para que tudo acontecesse dentro do esperado. E deu certo! Com a execução de ontem, avançamos para a etapa final de construção. Quando finalizada, irá contribuir de forma significativa com a mobilidade do fluxo de veículos”, diz Carla Fornasaro, diretora-presidente da CCR RioSP, em comunicado enviado pela concessionária.
Os trabalhos no viaduto que fica na altura do km 218 da rodovia começaram em março de 2024, com a execução dos serviços preliminares e fundações. A interligação pela pista expressa da Via Dutra à Hélio Smidt será uma alternativa importante para quem precisa acessar ou sair do maior aeroporto da América do Sul.
Para utilizar esse viaduto, porém, será necessário pagar o free flow.
O novo sistema é um método de cobrança em rodovias que elimina a necessidade de praças de pedágio, utilizando pórticos com aparelhos de identificação para registrar a passagem dos veículos. Sensores nesses pórticos capturam informações como data, hora e características do veículo para fins de cobrança.
Em Guarulhos, a CCR RioSP está instalando 21 pórticos de free flow em um trecho de 25 quilômetros nas pistas expressas da Via Dutra, entre São Paulo (km 230) e Arujá (km 205). É importante notar que a cobrança ocorrerá apenas nas pistas expressas, mantendo o tráfego nas pistas locais/marginais livre de pedágio.
A instalação dos pórticos faz parte do projeto maior de melhorias na Via Dutra, que inclui novas pistas marginais, ampliação das pistas expressas e novos viadutos, como o da Hélio Smidt. Todas essas obras têm previsão de conclusão até abril de 2025.
A CCR RioSP entende que a construção do viaduto que cria a nova conexão com o aeroporto de Guarulhos apresenta marcos significativos. No total, foram executadas 194 estacas, acumulando 3.450 metros de extensão. Além disso, a construção inclui a execução de 34 pilares, necessários para concluir os 20 apoios/encontros e foram lançadas 51 vigas pré-moldadas. Foram utilizados um total de 5.000 m³ de concreto usinado. Durante a execução desse viaduto a obra contou com uma equipe de 135 colaboradores.