O Aeroporto de Guarulhos completa 40 anos de operação nesta segunda-feira (20). O gigante que ocupa mais de 14 quilômetros quadrados de área é o aeroporto mais movimentado do Brasil, com 43,6 milhões de passageiros transportados em 2024, ano em que bateu seu recorde histórico. Administrado pela concessionária GRU Airport desde 2012, o empreendimento passou por diferentes mudanças ao longo das últimas décadas. Para o futuro, previsão de investimentos de R$ 1,4 bilhão em obras de ampliação e modernização da infraestrutura, interligação com o sistema de transporte público sobre trilhos e maior oferta de salas VIP e serviços de luxo.
Em outubro, um acordo homologado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) confirmou o investimento bilionário, que começou no ano passado e deve ser feito até 2029. O pacote abrange o seguinte:
- Revitalização do Terminal 2;
- Construção de dois píeres –um para passageiros internacionais com 12 pontes de embarque e outro para passageiros domésticos com 10 pontes de embarque – no aeroporto, o píer é o lugar que o avião estaciona para embarque e desembarque de passageiros;
- Áreas operacionais ganharão novos pátios com mais 29 posições para aeronaves, que chegarão a 141;
- Instalação de novos equipamentos de sistema automatizado de controle migratório (e-gate) nos terminais 2 e 3;
- Instalação de novos equipamentos de raio-x e de check-in no Terminal 3;
- Ampliação do sistema de bagagens;
- Melhorias no acesso de funcionários a partir de biometria.
O objetivo do acordo de investimento foi “restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão”. A GRU Airport ganhou mais de 16 meses de concessão –estava prevista para terminar em 11 de julho de 2032, mas foi prorrogada até 23 de novembro de 2033.
Para viabilizar o aporte de R$ 1,4 bilhão, o TCU negociou um modelo de compartilhamento de riscos para contratos de concessão de aviação. Pela proposta, parte das despesas poderão ser divididas entre a concessionária e o poder público, a depender da evolução da demanda de passageiros do aeroporto.
Em obras
As obras de revitalização do Terminal 2 começaram em 2024, com a ampliação da grande sala de embarque no lado oeste. O objetivo, segundo a concessionária, é proporcionar mais espaço e conforto aos passageiros.
O próximo passo é a modernização do saguão, com a revitalização de pisos, paredes, forros e iluminação, além das melhorias no sistema de som e das reformas de todos os banheiros. Na área externa, estão sendo realizadas melhorias nas vias de embarque e desembarque, com a criação de novas faixas de acesso para veículos e a implantação de uma praça dedicada ao embarque e desembarque de passageiros de transporte por aplicativo.

Aeroporto de Guarulhos mais acessível
Uma das críticas históricas ao Aeroporto de Guarulhos é a dificuldade de acesso por transporte público e o trânsito na Via Dutra. Atualmente, o empreendimento guarulhense não é conectado ao sistema de transporte sobre trilhos de São Paulo. Afinal, quem chega na estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM precisa pegar um ônibus gratuito e circular, que sai de 15 em 15 minutos, para desembarcar em um dos três terminais.
No primeiro semestre deste ano, a situação deve mudar com a inauguração do Aeromóvel, um monotrilho que fará esse percurso também de forma gratuita. Os trilhos têm 2.700 metros de extensão, todos já construídos a 11 metros de altura, e passam às margens da rodovia Hélio Smidt. Cada trem tem dois vagões, com capacidade para transportar até 200 pessoas. O trajeto completo da CPTM até os três terminais levará seis minutos. A última previsão é que o sistema comece a funcionar em março.
Em relação ao trânsito, a Via Dutra terá em funcionamento, ainda no primeiro semestre de 2025, um novo viaduto que conectará a pista expressa à rodovia Hélio Smidt. No entanto, para usar essa nova ligação o motorista terá que pagar um pedágio free flow. Também existe a previsão de uma interligação de 3,6 km do futuro Rodoanel Norte com o Aeroporto de Guarulhos, o que poderá agilizar também o acesso de caminhões nos terminais de cargas.
Número de voos e destinos mais procurados
Em média, mais de 120 mil passageiros circulam pelo aeroporto diariamente, embarcando e desembarcando em mais de 820 voos, conectando mais de 100 destinos nacionais e internacionais.
Em 2024, o Aeroporto de Guarulhos registrou o retorno de rotas internacionais importantes que haviam sido suspensas durante a pandemia, como os voos para Casablanca (Marrocos), operados pela Royal Air Maroc, e para Munique (Alemanha), com a Lufthansa. Novos destinos foram adicionados no último ano, com a GOL iniciando voos diretos para Aruba e San José (Costa Rica), a Avianca passando a operar voos diretos para Medellín (Colômbia) e a LATAM inaugurando a rota para Macapá (Amapá).
Os destinos domésticos mais procurados a partir de GRU são Recife (PE), seguido por Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ). Entre os destinos internacionais, os mais escolhidos são Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina).
Nos terminais de passageiros, os viajantes têm à disposição duas opções de hotéis da rede Fast Sleep: um localizado na área pública do Terminal 2 e outro, o Hotel TRYP, dentro da área de embarque internacional do Terminal 3. Além disso, o aeroporto oferece mais de 300 opções de comércio, incluindo alimentação e serviços.

Salas VIP e serviços de luxo no Aeroporto de Guarulhos
O Aeroporto Internacional de Guarulhos possui atualmente 24 salas VIP, um serviço que se tornou comum para usuários dos terminais nos últimos anos, com benefícios oferecidos por empresas aéreas, bancos e operadoras de cartão de crédito. A tendência é ampliar cada vez mais as opções desse tipo de espaço.
Outra opção personalizada é o atendimento Meet & Assist, um acompanhamento individual que ocorre desde o embarque ou desembarque do avião, seja de voo nacional ou internacional, até o transporte terrestre ou, se em trânsito, até o portão de embarque, com assistência de bagagem, orientação para segurança e controle de passaportes.
Além disso, os serviços de luxo do Aeroporto de Guarulhos foram levados a outro nível no último ano, com a inauguração do Terminal BTG Pactual. No novo empreendimento exclusivo, os passageiros podem fazer todos os procedimentos de embarque, do check-in à passagem pela Polícia Federal e alfândega. Para acessar o avião, um carro leva o usuário até o voo no momento do embarque e o aguarda também na chegada, no caso do desembarque na volta. Aeroportos de Los Angeles, Londres e Dubai já têm serviços semelhantes. A mordomia custa a partir de US$ 590 (cerca de R$ 3.600,00).
*O Guarulhos Todo Dia pediu uma entrevista com um porta-voz da GRU Airport para falar sobre os 40 anos do aeroporto e o que esperar do futuro do empreendimento, mas a concessionária enviou apenas uma nota.