A crise no litoral paulista passou, segundo empresários e a prefeitura do Guarujá

A cidade registrou boa parte dos casos de gastroenterite e abandono dos turistas em dezembro e nos primeiros dias do mês, mas já prevê uma boa temporada de verão

Edvaldo Nunes

redacao@guarulhostododia.com.br

Prefeitura do Guarujá / Divulgação

Publicado em 23/01/2025 às 11:02 / Leia em 3 minutos

A taxa de cancelamentos de reservas em hotéis, pousadas e casas de veraneio do Litoral Sul de São Paulo caiu para zero. Em dezembro, chegou a 19% a taxa de turistas que cancelaram as reservas para suas viagens à região. As informações são da Fhoresp, entidade que reúne hotéis, bares e restaurantes no estado de São Paulo.

Segundo o diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto, “o surto foi totalmente superado”. O surto que ele cita foi de casos de gastroenterite. Em dezembro, houve 2.064 atendimentos de pessoas com a doença no Guarujá. Uma investigação da Secretaria de Estado da Saúde identificou que o norovírus foi a causa da intoxicação em tantas pessoas.

A normalização da situação no turismo da cidade foi tema de reunião entre representantes do setor e o prefeito do Guarujá, Farid Madi (Podemos). Segundo os empresários, na reunião o prefeito garantiu que além do fim do surto de virose, houve uma queda nas estatísticas de violência na cidade, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública. A segurança era outro motivo de preocupação entre os turistas.

Qualidade das praias do Guarujá

Segundo o mais recente boletim de balneabilidade das praias do litoral paulista, das 12 praias monitoradas no Guarujá, apenas duas estão impróprias para banho. Portanto, os turistas devem evitar a praia do Perequê e um trecho da praia da Enseada, próximo à avenida Santa Maria. Para o prefeito do Guarujá, “o turista pode vir pra cá, nesta alta temporada e no Carnaval, sem medo. 2025 tem tudo para ser um dos melhores anos para o turismo de nossa região”

E as outras praias?

De acordo com o boletim da Cetesb, das 175 praias monitoradas no Litoral Paulista, 43 estão em condições impróprias para banho. Na Baixada Santista, região que recebe o maior número de turistas, as seis praias monitoradas de Peruíbe estão próprias para banho; em Itanhaém, 10 das 12 praias estão em boas condições; e em Mongaguá são quatro praias em boas condições, de um total de sete.

Subindo um pouco mais, em Praia Grande a situação ainda não está boa, com apenas metade (6) das 12 praias monitoradas em boas condições para os banhistas. Já em São Vicente, só duas das seis praias que a Cetesb monitora estão próprias para banho. Em Cubatão, só uma praia é fiscalizada e ela está em condição apropriada.

Na cidade de Santos, das sete praias que têm acompanhamento da Cetesb, só estão em boas condições a Ponta da Praia e a praia do Embaré. Do Guarujá, nós já tratamos acima. E, para finalizar o quadro da Baixada Santista, em Bertioga, só uma das nove praias está em más condições de banho: a de São Lourenço, próximo ao morro.

Chuvas fortes e grande número de turistas em algumas cidades podem mudar essas condições. Acompanhe sempre a situação pelo monitoramento feito pela Cetesb. Quer checar a situação da sua praia preferida, consulte o Mapa de Qualidade das Praias da Cetesb.

Leia mais: A crise no litoral paulista passou, segundo empresários e a prefeitura do Guarujá

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

ENTENDA O CASO

Investigação da Câmara sobre obra no Baquirivu será encaminhada ao Ministério Público

SEM TIMES NA ELITE

Os projetos frustrados para Guarulhos ter um grande estádio de futebol

PIU ARCO TIETÊ

Esse é o plano para melhorar o entorno da Marginal Tietê: Metrô, parques e habitação

PROGRAMAÇÃO

Quermesse em Guarulhos: Festas juninas para curtir neste sábado e domingo

PROGRAMAÇÃO

Festa junina do Bosque Maia 2025: Guia com horários e atrações do Arraial Guarulhos

QUERMESSE

Tudo sobre a festa junina da Paróquia São José, em Guarulhos

INVEPAR

Controladora do Aeroporto de Guarulhos fecha acordo para renegociar dívida bilionária

INFRAÇÃO DE TRÂNSITO

Pedágio free flow: 123 mil multas aplicadas em seis meses nas rodovias paulistas

Lazer privatizado

Governo de SP vai privatizar parques perto de Guarulhos e pede sua opinião

INVEPAR

Entenda como crise em controladora da GRU afeta o Aeroporto de Guarulhos

ENTRADA GRATUITA

Museu do Videogame volta a Guarulhos com 450 consoles e traz Nintendo Switch 2 como atração

Prejuízo no ar

Medida da Anac prejudica profissionais da aviação civil – inclusive em Guarulhos

INVESTIGAÇÃO DA PF

Saiba de onde vieram os drones que deixaram o Aeroporto de Guarulhos fechado