99 Moto e Uber Moto continuam operando em Guarulhos; serviço foi suspenso em São Paulo

As duas empresas atenderam determinação judicial para a capital, mas 99 Moto e Uber Moto continuam fazendo corridas dentro de Guarulhos

Edvaldo Nunes

redacao@guarulhostododia.com.br

Bruno Peres/Agência Brasil

Publicado em 28/01/2025 às 21:36 / Leia em 5 minutos

Quem tentou usar os serviços de 99 Moto e Uber Moto na cidade de São Paulo, a partir desta terça-feira (28), não conseguiu. O motivo foi uma decisão do desembargador Eduardo Gouvêa, do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ele atendeu a um pedido da Prefeitura de São Paulo e determinou a suspensão da operação dos serviços de mototáxi.

A decisão judicial veio em recurso da prefeitura paulistana, que tem um decreto que suspende o mototáxi por aplicativos na cidade. Na primeira instância, a Justiça negou o pedido da prefeitura. O principal argumento se baseou em uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que autoriza a operação de transportes por aplicativo e, por isso, a suspensão em São Paulo seria inconstitucional.

Agora, o desembargador Gouvêa entendeu que dois pedidos anteriores contra o decreto municipal que proíbe a operação de mototáxi já tinham sido negados pela Justiça de São Paulo, “estando em vigor o referido decreto”.

O que dizem as empresas

A 99 afirma, em nota à imprensa, que atendeu a determinação da justiça e suspendeu o serviço em São Paulo. Mas diz que vai recorrer, “amparada no entendimento do STF e de mais de 20 decisões judiciais em todo o Brasil, que confirmam que as prefeituras não podem proibir a atividade”.

A Uber, em comunicado aos usuários, por e-mail, informa que a operação da Uber Moto será “temporariamente suspensa” na cidade de São Paulo, atendendo à justiça. Mas a empresa também afirma estar “trabalhando para reverter a decisão judicial”. E, ao final do comunicado, confirma que “o Uber Moto continua disponível nas cidades da região metropolitana”.

A situação em Guarulhos

O Guarulhos Todo Dia checou a operação de 99 Moto e Uber Moto, através dos aplicativos. Testamos inicialmente o pedido de uma corrida de entre dois destinos na cidade de Guarulhos. Tanto no aplicativo da 99 quanto no da Uber, apareceu a possibilidade de se pedir o transporte por moto.

Nós fizemos o teste também para sair de um destino em Guarulhos, até um destino em São Paulo (estação Tucuruvi do Metrô). E também testamos o contrário: o deslocamento de um destino em São Paulo, para outro em Guarulhos. Os dois serviços, não ofereceram a opção do transporte por motos em nenhum dos testes. Só apareceram as várias opções disponíveis, com vários preços, para transporte por carros.

Resultado: os testes confirmaram que não é possível usar o serviço de motos por aplicativos dentro da cidade de São Paulo. Enquanto em Guarulhos as duas empresas que operam o serviço, 99 Moto e Uber Moto, estão oferecendo o transporte por motos através de aplicativo.

O que diz a Prefeitura de Guarulhos

Guarulhos Todo Dia levantou a questão da operação do mototáxi em Guarulhos no dia 16 passado. Nesse dia, vencia o prazo dado pela Prefeitura de São Paulo para que a 99 Moto parasse de operar naquela cidade. Ninguém estava tratando da situação em outras cidades. Nós, então, consultamos a Prefeitura de Guarulhos sobre a situação, que respondeu com uma nota.

Segundo a nota, “a Prefeitura de Guarulhos esclarece que a atividade de mototáxi não é regulamentada no munícipio e, portanto, a prestação do serviço é ilegal”. Ainda de acordo com a nota, “as duas principais empresas que ofertam o transporte no país já foram oficiadas e estão cientes que a operação é irregular. O condutor que for pego ofertando o serviço em Guarulhos poderá ser autuado, conforme prevê a legislação”.

No entanto, não temos notícia de nenhuma operação recente da Prefeitura de Guarulhos para fiscalização do serviço ou apreensão de motocicletas que desrespeitem a proibição. No fim de semana, o prefeito Lucas Sanches, inclusive, publicou um vídeo sobre o assunto em suas redes sociais. No vídeo, ele afirma apoiar a categoria e fez críticas às empresas de aplicativos e à forma com que elas tratam os trabalhadores. Na publicação, ele ainda se colocou à disposição para negociar com os motociclistas.

Ao mesmo tempo, na Câmara dos Vereadores, foi apresentada uma proposta para regulamentar o serviço na cidade. O vereador Maurício Segantin (Mobiliza) apresentou o projeto de lei 17/2025 na tarde de segunda-feira (27). Para ele, a falta de regulamentação afeta principalmente os trabalhadores.

Novidade para motos por aplicativo

Até agora, não há informação de que alguma reunião tenha sido agendada entre o prefeito e representantes da categoria. Porém, em mais um sinal de que está preocupado como tema, o prefeito publicou um novo vídeo dirigido aos motociclistas que trabalham com aplicativos.’

O vídeo anuncia a implantação do primeiro “Centro de Apoio aos Motoboys de Guarulhos”. O serviço será oferecido em parceria com a Casa São Bento. A área foi cedida pelo estabelecimento, na Vila Augusta. A promessa é de que a instalação terá vagas demarcadas para as motos, banheiros, local para esquentar refeições, tomadas para celulares, Wi Fi gratuito e poltronas para descanso e ar condicionado.

O prefeito Lucas Sanches afirma que todo o investimento para a infraestrutura será da Casa São Bento. O funcionamento do serviço será supervisionado pela Secretaria Municipal de Transports e Mobilidade Urbana. E há a promessa de que outros bairros devem receber centros de apoio no mesmo formato. O prefeito definiu o serviço como “uma conquista para essa categoria de trabalhadores da nossa cidade”.

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

PROJETO DE LEI

Câmara aprova reajuste de 2% para servidores de Guarulhos: veja como votaram os vereadores

AMIGOS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

AAPAH reinaugura Ponto de Cultura com caminhada turística no centro de Guarulhos

DATA ESPECIAL

Dia das Mães: 5 restaurantes de Guarulhos para o almoço de domingo

Metrô em Guarulhos: Entenda o processo de licitação para as obras da Linha 19-Celeste

HISTÓRIAS DA CIDADE

60 anos do fim do Trem da Cantareira: a história da ferrovia que deixou de existir em Guarulhos

Fartura na mesa

Curte um café da manhã caprichado? Hotéis de Guarulhos participam da Breakfast Weekend

VEJA COMO PARTICIPAR

Parque Shopping Maia faz parceria com a Coca-Cola em campanha de Dia das Mães

PEDÁGIO SEM CANCELAS

Free flow e o alto índice de multas por evasão de pedágio nas rodovias paulistas

REPORTAGEM EM VÍDEO

Por que o Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos ainda não está funcionando?

Dica de passeio

Itaquaquecetuba recebe a Motofest neste fim de semana, com muitas atrações e até um bar nas alturas

STREAMING

Documentário Netflix sobre tragédia em Congonhas entra no Top 10 global de séries

REPORTAGEM

Rodoviária do Cecap pede socorro: manutenção é precária e há poucas saídas de ônibus

VILA NO INTER

Tudo sobre a Feira de Adoção de cães e gatos no Internacional Shopping neste domingo (27)