‘É um absurdo ter free flow na pista expressa da Via Dutra se eu já pago IPVA’

Guarulhos Todo Dia responde a dúvidas de leitores, que relacionam cobrança de imposto com novo pedágio na cidade.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Fotos: Setcesp/Divulgação e Bueno Drone/Guarulhos Todo Dia

Publicado em 28/01/2025 às 16:05 / Leia em 4 minutos

Nos conteúdos que o Guarulhos Todo Dia tem publicado nas redes sociais sobre a implementação do sistema de cobrança free flow nas pistas expressas da Via Dutra, muitos leitores questionam o motivo dessa nova tarifa, considerando que já pagam o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). A dúvida dos motoristas é se esse imposto não é usado justamente para a manutenção de ruas, avenidas e rodovias. Vamos te explicar a destinação desses recursos.

O primeiro ponto é: o IPVA é um imposto de competência estadual, não federal. Essa cobrança acontece anualmente desde 1985, para proprietários de carro, moto, caminhão, ônibus, micro-ônibus, máquina agrícola e ciclomotor. O valor do imposto varia conforme o valor do veículo, de acordo com a tabela FIPE.

No estado de São Paulo, veículos com mais de 20 anos de uso não precisam pagar o IPVA. Quando o dinheiro chega aos cofres do governo do estado, a divisão é a seguinte:

  • 40% vai para o governo estadual
  • 40% vai para o município onde o veículo foi emplacado
  • 20% vai para o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação)

As informações são da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo. O poder executivo paulista explica que o valor de IPVA que recebe é destinado para “diversas áreas de atuação do Estado, dentre as quais, a saúde, a educação, a segurança pública e a infraestrutura”.

E reforça: Não existe vinculação entre a arrecadação do IPVA e a construção ou conservação de estradas, avenidas, viadutos e pontes.

Ou seja, de acordo com a legislação não existe um imposto direcionado somente para a manutenção de ruas, avenidas e rodovias.

Concessão da Via Dutra

Além disso, existe um outro detalhe nessa equação. A Rodovia Presidente Dutra (BR-116) é federal. Como vimos, o IPVA é um imposto estadual.

A Via Dutra é concedida à iniciativa privada –nesse caso, a concessionária é a CCR RioSP. Em outubro de 2021, o Grupo CCR S.A. venceu o leilão organizado pelo Governo Federal e assumiu a concessão das rodovias Dutra/Rio-Santos pelos próximos 30 anos, de 2022 a 2052.

O novo contrato de concessão foi desenhado pelo atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que na época era ministro da Infraestrutura do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Entre os compromissos assumidos pela empresa no acordo está o investimento de R$ 1,4 bilhão para melhorias em diferentes trechos da Dutra em Guarulhos, entre eles o Trevo de Bonsucesso —é por causa desse leilão que há vários pontos da rodovia em obras.

Como contrapartida por fazer as obras, a CCR RioSP foi autorizada a cobrar o pedágio free flow nas pistas expressas da Via Dutra, no trecho que corta Guarulhos, entre Arujá (no km 205) e São Paulo (no km 230). Essa cobrança, porém, vai acontecer somente depois que as obras estiverem concluídas –a previsão de término é abril de 2025. Além disso, as pistas locais/marginais continuarão gratuitas.

A concessão é supervisionada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), órgão do Ministério dos Transportes.

É totalmente compreensível o incômodo com o sistema free flow na expressa da Via Dutra, afinal quem escolher usar as novas pistas terá um gasto adicional ao longo do mês. Apesar de o IPVA não ser destinado somente para melhoria de vias públicas, o dinheiro para pagar o imposto e arcar com custos como o de pedágios sai do mesmo bolso.

No entanto, essa cobrança não tem relação com impostos. Tem a ver com o modelo de concessão de rodovias, utilizado tanto por governos de esquerda quanto de direita, seja no âmbito federal ou estadual. Não tem muito segredo: se a rodovia for concedida e a empresa vencedora do leilão se comprometer a realizar obras de melhorias, como aconteceu na Via Dutra em Guarulhos, haverá cobrança de pedágio. O que muda nos contratos é a forma de definir a tarifa.

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

Transporte urbano

Empresa Vila Galvão terá R$ 47,5 milhões para comprar ônibus novos

ANCHIETA-IMIGRANTES

Pedágio mais caro do Brasil sofre reajuste de 5,16%; tarifa chega a quase R$ 40

SEM TIMES NA ELITE

Os projetos frustrados para Guarulhos ter um grande estádio de futebol

PIU ARCO TIETÊ

Esse é o plano para melhorar o entorno da Marginal Tietê: Metrô, parques e habitação

PROGRAMAÇÃO

Quermesse em Guarulhos: Festas juninas para curtir neste sábado e domingo

PROGRAMAÇÃO

Festa junina do Bosque Maia 2025: Guia com horários e atrações do Arraial Guarulhos

QUERMESSE

Tudo sobre a festa junina da Paróquia São José, em Guarulhos

INVEPAR

Controladora do Aeroporto de Guarulhos fecha acordo para renegociar dívida bilionária

INFRAÇÃO DE TRÂNSITO

Pedágio free flow: 123 mil multas aplicadas em seis meses nas rodovias paulistas

Lazer privatizado

Governo de SP vai privatizar parques perto de Guarulhos e pede sua opinião

INVEPAR

Entenda como crise em controladora da GRU afeta o Aeroporto de Guarulhos

ENTRADA GRATUITA

Museu do Videogame volta a Guarulhos com 450 consoles e traz Nintendo Switch 2 como atração

Prejuízo no ar

Medida da Anac prejudica profissionais da aviação civil – inclusive em Guarulhos