Alagamento em Guarulhos trava trânsito na Dutra e deixa carros debaixo d’água em concessionária

Cidade registrou vias alagadas no entorno das avenidas Antônio de Souza, Monteiro Lobato e Paulo Faccini.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

REPRODUÇÃO/SBT

Publicado em 10/02/2025 às 18:35 / Leia em 3 minutos

A chuva forte que atingiu a região central de Guarulhos na tarde desta segunda-feira (10) deixou empresas e residências às margens da Via Dutra debaixo d’água. A cidade registrou grandes enchentes no entorno das avenidas Antônio de Souza, Monteiro Lobato e Paulo Faccini, com funcionários e moradores ilhados. Uma imagem que chamou a atenção foi da concessionária GWM Original, que teve o seu estacionamento inundado. Dezenas de carros ficaram boiando e empilhados.

O programa Tá Na Hora, do SBT, mostrou que a Via Dutra, na altura do Viaduto Cidade de Guarulhos, chegou a ficar com o trânsito parcialmente interditado no sentido São Paulo por causa do alagamento. Por volta das 18h30, a rodovia estava liberada.

“Nós já cobrimos diversas vezes problemas aqui em Guarulhos, então agora foi uma quantidade de água imensa e concentrada que deixou parte da Dutra alagada”, relatou o comandante Hamilton, enquanto conversava com José Luiz Datena. Mesmo mais de uma hora depois de a chuva terminar, Guarulhos continuava com ruas alagadas.

Na Monteiro Lobato, perto do cruzamento com a Otávio Braga, foi um dos pontos mais críticos. Mais de 20 passageiros foram resgatados de bote de dentro do ônibus. Ninguém ficou ferido.

Todo esse caos provocado pelos alagamentos e quedas de árvores deixa o trânsito na Via Dutra, na Ayrton Senna e na Marginal Tietê muito complicado na volta para casa nesta segunda-feira. Se você puder, tente retornar mais tarde ou então consulte aplicativos de trânsito e de ônibus para saber o tempo estimado de congestionamento ou de espera do transporte público.

O prefeito Lucas Sanches informou que Guarulhos registrou cerca de 100 mm de chuva em uma hora. A tempestade com vento forte e granizo alagou diversas ruas da cidade, sobretudo na região central. Agora, às 18h30, milhares de pessoas ainda esperavam ilhadas a água abaixar para poder voltar para a casa em segurança.

Às 16h40, a Defesa Civil enviou um alerta severo para guarulhenses. “Chuva forte se espalhando por Guarulhos. Há risco para alagamentos e enxurradas. Mantenha-se em local seguro e tenha cuidado nas próximas horas”, diz a mensagem. O aviso foi enviado pelo serviço cell broadcast, o novo sistema de alerta de emergência para os telefones celulares.

A previsão do tempo e os boletins meteorológicos não indicavam uma chuva tão forte quanto essa nesta tarde. O alerta da Defesa Civil, inclusive, demorou a chegar nos celulares de quem estava nas regiões mais afetadas.

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

PEDÁGIO SEM CANCELAS

Free flow e o alto índice de multas por evasão de pedágio nas rodovias paulistas

Fartura na mesa

Curte um café da manhã caprichado? Hotéis de Guarulhos participam da Breakfast Weekend

VEJA COMO PARTICIPAR

Parque Shopping Maia faz parceria com a Coca-Cola em campanha de Dia das Mães

REPORTAGEM EM VÍDEO

Por que o Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos ainda não está funcionando?

Dica de passeio

Itaquaquecetuba recebe a Motofest neste fim de semana, com muitas atrações e até um bar nas alturas

STREAMING

Documentário Netflix sobre tragédia em Congonhas entra no Top 10 global de séries

REPORTAGEM

Rodoviária do Cecap pede socorro: manutenção é precária e há poucas saídas de ônibus

VILA NO INTER

Tudo sobre a Feira de Adoção de cães e gatos no Internacional Shopping neste domingo (27)

LONGE DE GUARULHOS

Obra da 1ª estação do Metrô fora da capital está perto de começar, mas longe de Guarulhos

PREVENÇÃO

Áreas de risco de Ferraz de Vasconcelos e Francisco Morato recebem sirenes da Defesa Civil

Papa Francisco: Confira a programação de missas do Santuário Nacional de Aparecida

REPORTAGEM

Obra do Thomeuzão é retomada após atraso na entrega, e Lucas Sanches revê projeto de Guti