Prefeitura envia projeto à Câmara para criar Polícia Municipal em Guarulhos

Autorizadas pelo STF, forças municipais de segurança agora podem realizar policiamento ostensivo e comunitário. Entenda o que muda.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

(Fotos: Divulgação/PMG)

Publicado em 24/02/2025 às 20:46 / Leia em 4 minutos

Após o Supremo Tribunal Federal decidir que é constitucional a criação de leis pelos municípios para que guardas municipais atuem em ações de policiamento urbano, diversas cidades do Brasil se articulam para substituir a Guarda Civil Metropolitana (GCM) para a Polícia Municipal. Aqui em Guarulhos, a prefeitura encaminhou nesta segunda-feira (24) um Projeto de Lei para ser votado com urgência pela Câmara.

No documento, a gestão Lucas Sanches também solicita a aprovação para a criação da Central de Segurança Integrada, a CSI, em substituição ao Centro de Operações e Inteligência (COI) que opera na Praça Getúlio Vargas, no centro.

Sobre o fim da GCM, de acordo com o entendimento fixado pelo STF, as guardas municipais não têm poder de investigar, mas podem fazer policiamento ostensivo e comunitário (com buscas pessoais e revistas) e agir diante de condutas lesivas a pessoas, bens e serviços, inclusive realizar prisões em flagrante, respeitadas as atribuições dos demais órgãos de segurança pública. Até então, o papel das guardas municipais dizia respeito à segurança patrimonial de equipamentos públicos e a preservação dos direitos dos cidadãos.

No Projeto de Lei encaminhado ao Legislativo, a Prefeitura de Guarulhos diz que a nova Polícia Municipal vai trabalhar em cooperação com as polícias Federal, Civil e Militar como integrante de um sistema único de Segurança Pública. Além disso, as forças de segurança guarulhenses farão a guarda de trânsito, guarda ambiental e coordenarão os pátios de veículos apreendidos.

“Estamos chamando para a gente a responsabilidade da Segurança Pública, e o STF já liberou esse poder de polícia. Pouco a pouco, você vai ver essa mudança de GCM, dos guardas que são hoje, para policiais da Polícia Municipal. Não estamos mudando simplesmente o nome, vamos investir em capacitação e treinamento para pouco a pouco você sentir essa transição e essa melhora aí no seu bairro”, explicou o prefeito Lucas Sanches, em vídeo publicado nas redes sociais.

A alteração, segundo a Prefeitura de Guarulhos, visa também a fortalecer a identidade institucional da força de segurança municipal de Guarulhos, criando maior reconhecimento da população.

Antes da aprovação do STF, o vereador Delegado Mesquita (Republicanos) já havia registrado um Projeto de Lei, de nº 2/2025, solicitando a alteração da nomenclatura da “Guarda Civil Municipal de Guarulhos” para “Polícia Municipal de Guarulhos”. O PL, no entanto, foi recusado pela Câmara.

Agora, com a viabilidade constitucional do Supremo e com o pedido feito pela prefeitura, que tem a maioria dos vereadores em sua base de apoio, o PL nº 77/2025 deve ser aprovado logo depois da pausa do Legislativo para o Carnaval. Se o texto receber parecer favorável dos vereadores, Lucas Sanches também vai mudar o nome do Centro de Operações e Inteligência (COI) criado por Guti para Central de Segurança Integrada (CSI).

O projeto enviado pela prefeitura não prevê reajuste salarial nem indica novos equipamentos para a Polícia Municipal. O primeiro passo após a aprovação será mudar a identidade visual da guarda e, conforme prometido pelo poder público, capacitar e treinar os então guardas para realizar o trabalho policial.

LEIA TAMBÉM -> Processo de extinção da EMTU é iniciado pelo governo de SP; entenda o que muda

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

EM OBRAS

Rodoanel Norte terá acesso para Guarulhos pela avenida Candéa, confirma governo de SP

STREAMING

Documentário Netflix sobre tragédia em Congonhas entra no Top 10 global de séries

REPORTAGEM

Rodoviária do Cecap pede socorro: manutenção é precária e há poucas saídas de ônibus

VILA NO INTER

Tudo sobre a Feira de Adoção de cães e gatos no Internacional Shopping neste domingo (27)

LONGE DE GUARULHOS

Obra da 1ª estação do Metrô fora da capital está perto de começar, mas longe de Guarulhos

PREVENÇÃO

Áreas de risco de Ferraz de Vasconcelos e Francisco Morato recebem sirenes da Defesa Civil

Papa Francisco: Confira a programação de missas do Santuário Nacional de Aparecida

REPORTAGEM

Obra do Thomeuzão é retomada após atraso na entrega, e Lucas Sanches revê projeto de Guti

Sexta é dia de peixe

Peixe na Sexta-Feira Santa: dicas de restaurantes em Guarulhos

DICA

Zoológico de Guarulhos abre durante todo o feriado de Páscoa; entrada é gratuita

INVESTIMENTO DE R$ 1,4 BI

A nova fase de ampliação do Aeroporto de Guarulhos

OPERAÇÃO DESCIDA

Com pedágio caro, Anchieta Imigrantes divulga os piores horários para descer no feriadão

RODOVIAS PAULISTAS

Após pressão, instalação de free flow em área urbana de Sorocaba é cancelada