A saúde das árvores de Guarulhos agora é monitorada com o auxílio de um penetrógrafo, equipamento que avalia a resistência mecânica do tronco. O diagnóstico é realizado em aproximadamente 30 minutos. De acordo com a prefeitura, a tecnologia passou a ser adotada recentemente no município. O objetivo é evitar cortes desnecessários em árvores saudáveis.
Por meio de pequenos furos no lenho, método não destrutivo de análise, são obtidas informações gráficas que permitem saber se há cavidades internas que representam risco iminente de queda. É um aparelho importante, pois algumas espécies podem apresentar lesões aparentes, mas, ainda assim, terem resistência suficiente para suportar os ventos e as chuvas fortes desta época do ano com os temporais.
De acordo com consulta realizada pelo Guarulhos Todo Dia no portal de transparência da prefeitura, a compra do penetrógrafo foi autorizada em contrato assinado pela gestão Guti ainda em dezembro de 2021. O equipamento custou R$ 156 mil e foi adquirido após processo de licitação.
Além da análise do interior das árvores, outros fatores são considerados para determinar a saúde das espécies, como o tamanho da copa, ataque de pragas urbanas e até mesmo a localização do plantio. “Cuidar da saúde das árvores é importante para preservar a vida, o patrimônio e colaborar com a manutenção do equilíbrio do clima do planeta”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Alex Mendes.
As análises com o penetrógrafo são realizadas após solicitações de remoções de árvores feitas por munícipes ou após vistorias de rotina feitas pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente. Solicitações de retirada ou poda de árvores devem ser feitas mediante agendamento na Rede Fácil de Atendimento ao Cidadão.