O guarulhense que vai ao supermercado costuma sair com a sensação de que está tudo cada vez mais caro, mas ainda existem produtos que não tiveram uma disparada no valor. A Páscoa, que tem como tradição reunir as famílias para almoços especiais, é um período do ano que movimenta o consumo. A APAS, Associação Paulista de Supermercados, projeta um crescimento de 4,2% nas vendas em relação ao ano passado. A data se consolida como uma das mais relevantes para o setor, ficando apenas atrás do Natal e da Black Friday.
Em relação aos preços dos itens que compõem a cesta para a data, existe um comportamento variável. O bacalhau teve um aumento de 0,49% nos últimos 12 meses, até fevereiro de 2025, o que o torna uma opção atraente para os consumidores. O dado é do IPS-Apas (Índice de preços do setor supermercadista).
“Com o aumento da renda real e a estabilização dos preços, o bacalhau se apresenta como uma alternativa viável para a mesa de Páscoa deste ano. Além disso, itens essenciais para os pratos salgados, como cebola e batata, apresentaram uma queda superior a 50% no mesmo período”, comenta Felipe Queiroz, Economista-Chefe da APAS.
Por outro lado, o azeite de oliva, embora tenha registrado uma alta de 9,25% nos últimos 12 meses, está em trajetória de desaceleração desde abril de 2024. A recente redução de tributos de importação sobre itens da cesta básica tende a impactar positivamente o preço do azeite nos próximos meses.
Entre os itens com aumento expressivo de preços destacam-se a azeitona e o chocolate. Nos últimos 12 meses até fevereiro de 2025, o preço das azeitonas subiu mais de 23%, enquanto o chocolate teve um salta de 15,5%. Se tentar uma alternativa aos Ovos de Páscoa para comprar bombom, o aumento foi de 11,5%. Além disso, as bebidas alcoólicas, como o vinho, acumularam uma alta de 9,52% no mesmo período, superando a inflação geral, de 5,06%.
Na tabela abaixo, você vê a variação de preço de diferentes itens nos supermercados paulistas nos anos de 2022, 2023 e 2024, além dos dados de janeiro e fevereiro de 2025, considerando os últimos 12 meses:

Segundo Felipe Queiroz, Economista-Chefe da APAS, o crescimento real das vendas do setor no período da Páscoa, que este ano ocorre na segunda quinzena de abril, será impulsionado por uma série de fatores.
“O aumento da população economicamente ativa ocupada e o crescimento da renda real devem contribuir para o desempenho do setor. A taxa de desemprego, em níveis historicamente baixos, e o maior número de pessoas empregadas desde 2012 são fatores positivos, mas a alta taxa de juros pode atuar como um limitador, moderando o ritmo das vendas”.
“Estamos otimistas com a Páscoa, um cenário de preços em desaceleração nesse primeiro trimestre e um feriado mais longo incentiva mais encontros entre família e amigos. Uma excelente oportunidade para incrementar as vendas. O cenário geral é positivo, e a previsão de crescimento nas vendas demonstra a força da data para o setor”, afirma Erlon Ortega, presidente da APAS.
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