A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para chuvas fortes entre hoje (03) e sábado (05). As áreas do estado mais sujeitas a esses temporais, segundo os modelos meteorológicos, são: Litoral Norte, Baixada Santista, Capital e Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e as regiões de Sorocaba, Campinas e Itapeva.
A previsão levou à criação de um Gabinete de Crise pela Defesa Civil, com participação de representantes das concessionárias de energia e de abastecimento de água, além de outros órgãos públicos. O objetivo é monitorar a situação em tempo real e coordenar as ações preventivas nos municípios. O gabinete ficará mobilizado até domingo, para garantir resposta rápida a possíveis estragos provocados pelos temporais.
Previsão para a Grande São Paulo
Segundo boletim da manhã de hoje (03), do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), “durante a tarde, inclusive à noite, as chuvas ganham força, principalmente na faixa leste paulista, que inclui o litoral e a Região Metropolitana de São Paulo”. Segundo o CGE, podem ocorrer rajadas de vento de até 50 quilômetros por hora. Essas condições geram riscos de alagamentos intransitáveis, transbordamentos de rios e córregos, deslizamentos de terra e queda de árvores.
A passagem de uma frente fria no litoral paulista deve mudar as condições do tempo, a partir de sábado. Passada a chuva forte e volumosa na quinta e na sexta, a chegada de uma massa de ar frio de origem polar deve provocar queda acentuada na temperatura, na comparação com os dias mais quentes das últimas semanas. A temperatura deve ficar entre 16 e 20 graus.
Cuidados extras no litoral
Se você planeja ir para o litoral neste fim de semana, saiba que há risco de chuvas intensas, ressaca e ventos fortes. A previsão é de acumulados de chuva extremos na região, entre 150 e 200 milímetros. Na região de Ubatuba, esse índice pode chegar a 350 milímetros. A média histórica de chuva no litoral paulista, para essa época, é de 200 milímetros. Há condições, portanto, de alagamentos e deslizamentos de terra na Serra do Mar. Também no litoral há previsão de queda de temperatura durante o fim de semana.
A Defesa Civil do estado orienta a população a adotar medidas de segurança e ficar atenta a sinais de instabilidade em áreas de risco. Outras orientações:
. evitar transitar por locais alagados
. monitorar encostas e terrenos que possam apresentar movimentações de solo
. manter bueiros e calhas desobstruídos, para reduzir os riscos de enchentes
. buscar locais seguros em caso de emergências ou alertas específicos
Leia mais: Chuvas fortes atingem Guarulhos: alerta para alagamentos e queda de árvores4 mil crianças estão à espera de vagas nas creches da Prefeitura de Guarulhos
Linha 2-Verde: Esses são os prazos para a obra da estação Dutra do Metrô em Guarulhos