Vereadores descobrem free flow na Dutra e tentam impedir cobrança para guarulhenses

Movimento dos parlamentares contra o pedágio federal teve início na sessão desta quarta-feira (23), na Câmara Municipal.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

(Bueno Drone/Guarulhos Todo Dia)

Publicado em 23/04/2025 às 17:53 / Leia em 6 minutos

Mais de três anos depois da assinatura do contrato entre o governo federal e a concessionária CCR RioSP, a Câmara Municipal de Guarulhos “descobriu” que os moradores de Guarulhos que acessarem as pistas expressas da Via Dutra serão cobrados pelo pedágio free flow. O sistema está previsto para entrar em funcionamento ainda neste ano. No entanto, antes que comece a cobrança de tarifas, os vereadores tentarão viabilizar a isenção no pagamento para veículos emplacados na cidade.

O movimento dos parlamentares contra o pedágio teve início na sessão desta quarta-feira (23). Um grupo de vereadores posou para fotos segurando cartazes com a seguinte mensagem: “Pedágio em Guarulhos não”.

Na tribuna, Guto Tavares (PDT) e Alemão do Transporte (DC), que estiveram presentes na audiência pública organizada pelo MPF (Ministério Público Federal) na semana passada, se manifestaram contra o free flow.

Os vereadores lembraram que quando a nova concessão foi assinada, em 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro, o então ministro Tarcísio de Freitas (atual governador de São Paulo) e o ex-prefeito Guti disseram que moradores de Guarulhos não seriam cobrados. Porém, agora, os parlamentares descobriram que não é bem assim.

“A concessão foi passada para a CCR RioSP e, na ocasião, teve fala do ex-presidente Jair Bolsonaro e do governador Tarcísio de Freitas [então ministro da Infraestrutura] dizendo que não iria ter cobrança de pedágio em Guarulhos, mas não é o que está acontecendo. Estão colocando como sistema de controle de tráfego, o que é uma piada, sem dizer o caos que vai trazer para nossa cidade porque eles vão cobrar o pedágio na expressa e todo o trânsito vai ser destinado para a local, congestionando a cidade”, disse Alemão, em sessão da Câmara Municipal.

“Levantamos essa bandeira contra o pedágio em Guarulhos. A gente não acha justo esse sistema para Guarulhos. Vamos defender que todos os veículos emplacados em Guarulhos não paguem pedágio. A forma de cobrança é um absurdo. Quem tiver tag receberá a cobrança direta, mas quem não tiver a tag será pela placa do veículo. E para as pessoas que não souberem e não pagarem em 30 dias pelo aplicativo, será aplicada uma multa de R$ 195 e cinco pontos na habilitação. Somos contrários, não aceitamos e é um abuso contra o cidadão guarulhense.”

Alemão do Transporte (DC), vereador de Guarulhos e presidente da Comissão de Trânsito e Transportes

Contrato não prevê isenção de pedágio para moradores de Guarulhos

O ex-prefeito Guti já falou em algumas ocasiões que defendeu junto ao ex-presidente Bolsonaro, na época da elaboração do contrato de concessão, a isenção na cobrança para os moradores de Guarulhos. É por esse motivo que as pistas marginais não terão cobrança de pedágio e as expressas contarão com a tarifa do free flow.

No entanto, o acordo não prevê nenhuma diferenciação em relação ao local de emplacamento do veículo. Se o motorista de Guarulhos acessar a expressa com free flow ativo, ele vai pagar como qualquer outro. Se usar a local, não será cobrado.

A praça de pedágio de Arujá, porém, não será desativada. O cliente que estiver vindo de São José dos Campos, de Jacareí ou do Rio de Janeiro para São Paulo ou para Guarulhos, por exemplo, e pagar a tarifa na praça de pedágio de Arujá, poderá usar a pista expressa com free flow e não terá nenhuma cobrança adicional. O mesmo vale para quem vem de São Paulo ou Guarulhos e está indo para a região. Se ele escolher a expressa e passar no pedágio de Arujá, ele não terá cobrança por ter usado a expressa.

Sendo assim, os pagantes do free flow serão, principalmente, moradores de Guarulhos, usuários do aeroporto e veículos pesados que realizam serviços na região.

“Free flow é um jeito moderno de meter a mão no bolso do povo e passar a ter uma cobrança injusta que não deveria acontecer. Eles alegam que a cobrança é só pela expressa, mas aí são dois tipos de via? Uma via premium para quem pode pagar e uma via congestionada para quem não pode pagar? A gente não pode permitir que isso aconteça em Guarulhos. Vamos propor a isenção para os motoristas que tiverem veículos emplacados em Guarulhos”, defendeu o vereador Guto Tavares, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor.

Presidente da Câmara Municipal, Fausto Martello concordou com os colegas e defendeu que o prefeito Lucas Sanches participe das negociações.

“Todo mundo aqui está a favor que não se cobre pedágio, mas nós temos um CCR fortíssima que ganhou o direito de administrar a Dutra por mais 30 anos. O que foi acertado na época do Bolsonaro e do Guti é que iria cobrar pedágio sim. Iria cobrar, mas falavam que não iria, fingiam que não iria. A verdade é essa. Mais do que a Câmara, a prefeitura vai ter que entrar nessa briga para quem tiver carro emplacado aqui na cidade não tenha essa cobrança de pedágio”, falou Martello.

A Câmara Municipal de Guarulhos deve realizar uma audiência pública para debater o free flow em Guarulhos em junho. Enquanto os vereadores começam a se organizar, o MPF afirmou que tentará de forma extrajudicial um acordo para conseguir isenção ou desconto na tarifa de pedágio para moradores de Guarulhos que utilizarem a pista expressa, além de barrar a cobrança de multa e incidência pontos na carteira para motoristas sem tag que não pagarem dentro do prazo de 30 dias. “Se não der certo a via extrajudicial e de negociação, entraremos com a via judicial como um caminho”, comentou o procurador Guilherme Rocha Göpfert.

Recentemente, após pressão popular, o governo de São Paulo voltou atrás e decidiu cancelar a instalação de quatro pórticos de free flow na área urbana de Sorocaba. No caso da Via Dutra, que é uma rodovia federal, uma possível mudança no contrato de concessão com a CCR RioSP precisa ser viabilizada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Como funciona o free flow

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

LONGE DE GUARULHOS

Obra da 1ª estação do Metrô fora da capital está perto de começar, mas longe de Guarulhos

PREVENÇÃO

Áreas de risco de Ferraz de Vasconcelos e Francisco Morato recebem sirenes da Defesa Civil

Papa Francisco: Confira a programação de missas do Santuário Nacional de Aparecida

REPORTAGEM

Obra do Thomeuzão é retomada após atraso na entrega, e Lucas Sanches revê projeto de Guti

Sexta é dia de peixe

Peixe na Sexta-Feira Santa: dicas de restaurantes em Guarulhos

DICA

Zoológico de Guarulhos abre durante todo o feriado de Páscoa; entrada é gratuita

INVESTIMENTO DE R$ 1,4 BI

A nova fase de ampliação do Aeroporto de Guarulhos

OPERAÇÃO DESCIDA

Com pedágio caro, Anchieta Imigrantes divulga os piores horários para descer no feriadão

RODOVIAS PAULISTAS

Após pressão, instalação de free flow em área urbana de Sorocaba é cancelada

APÓS VISTORIA FEDERAL

People Mover: Novo atraso na entrega do Aeromóvel de Guarulhos é confirmado

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Casa Poli, Poli Shopping e a futura estação Guarulhos da Linha 19-Celeste

PROBLEMA DA SABESP

Cratera na Marginal Tietê continua aberta e causa mudanças no trânsito da pista central