O governo de São Paulo divulgou um comunicado sobre a construção da megaestação Penha, na zona leste de São Paulo, e informou que um dos trabalhos realizados atualmente é “o tratamento do túnel de via no emboque sentido Dutra”. Essa parte da obra permitirá que a tuneladora Tatuzão faça a escavação dos túneis da Linha 2-Verde do Metrô em direção a Guarulhos a partir de 2026, conforme prevê o cronograma atual.
O futuro complexo Penha será totalmente integrado às linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 11-Coral, além do terminal de ônibus já em funcionamento no local, inclusive com linhas de ônibus intermunicipais que atendem os guarulhenses. Atualmente, a estação está repleta de tapumes e intervenções por causa das obras em andamento.
Entenda o que está sendo feito na Penha:
Linha 2-Verde
A futura estação Penha da Linha 2-Verde do Metrô está com a execução das estruturas internas em curso, além do tratamento do túnel de via no emboque sentido Dutra e das paredes do revestimento secundário em um dos acessos.
Prevista para ficar pronta em 2028, a estação Penha da Linha 2-Verde terá 25 metros de profundidade e 17,5 mil m² de área construída. A previsão é atender até 102 mil passageiros por dia em todo o complexo, que contará com 43 escadas rolantes e 8 elevadores.

Linha 11-Coral da CPTM
Além de criar uma nova ligação com a Linha 2-Verde do Metrô, a Penha também terá uma conexão com a Linha 11-Coral da CPTM. E as obras para viabilizar a nova estação de trem também estão em andamento com a execução de laje de fundo, paredes de revestimento secundário, estruturas internas como pilares e vigas, além da construção do reservatório de águas pluviais. A nova estação intermediária da Linha 11-Coral terá 7 mil m².
Linha 3-Vermelha
Além da construção das duas novas estações, o Metrô também está aproveitando para reformar a estrutura existente da Linha 3-Vermelha, com a ampliação da área de mezanino e execução de estruturas para sustentação e cobertura metálica. As informações são da Agência SP.

Metrô Penha na Linha 2-Verde
O Complexo Penha será o local de montagem e partida de dois tatuzões. O primeiro, batizado de Cora Coralina, que está escavando sentido Vila Prudente a partir do complexo Rapadura, será desmontado e remontado para escavação do trecho de via entre a estação Penha e o Complexo Rapadura.
Após a partida desse equipamento, outra tuneladora semelhante será montada para escavar o trecho de via no sentido Dutra. O governo de São Paulo encomendou o tatuzão para começar a escavar o trecho Penha-Guarulhos no primeiro trimestre de 2026.
A primeira fase da ampliação da Linha 2-Verde está sendo feita em duas etapas. Inicialmente, com entrega prevista para 2027, o trecho que ligará Vila Prudente a Vila Formosa. Depois, até a Penha, tem previsão de conclusão em 2028. Ao todo, serão 8 novas estações e 8,4 km de trilhos, com capacidade para transportar cerca de 320 mil passageiros por dia.
Conexão com Guarulhos
Em março, máquinas começaram a realizar os serviços de limpeza no terreno onde vai funcionar a futura estação Penha de França, que faz parte do trecho da Linha 2-Verde que virá em direção a Guarulhos.
A segunda fase das obras do Metrô prevê a conexão da estação Penha à futura estação Dutra, ao lado do Internacional Shopping, adicionando 5,8 km de extensão e cinco novas estações, sendo três delas (Penha de França, Gabriela Mistral e Fernão Dias) na capital e outras duas em Guarulhos (Ponte Grande e Dutra), além de um pátio e capacidade para 13 novos trens.

Em fevereiro, o Metrô confirmou ao Guarulhos Todo Dia que concluiu todo o processo de avaliação dos imóveis que serão desapropriados aqui na cidade e na zona leste de São Paulo para a expansão da Linha 2-Verde.
O início das desapropriações agora depende de “tramites documentais” e da conclusão do projeto executivo, que está em elaboração. “Esta última etapa possibilita o estabelecimento de um cronograma de avanço das obras civis que já foram contratadas”, explica a empresa vinculada ao governo estadual paulista.
Com o processo burocrático de licitações e documentos para desapropriação praticamente concluídos, as obras aqui em Guarulhos devem começar daqui a cerca de um ano. Por contrato, a construção de uma estação demora aproximadamente seis anos, ou seja, dificilmente esse trecho de Guarulhos ficará pronto antes de 2031.
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