Linha 2: Obra da Megaestação Penha prepara ligação do Metrô rumo a Guarulhos

Futuro complexo Penha será totalmente integrado às linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 11-Coral, além do terminal de ônibus já em funcionamento.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Divulgação/Metrô

Publicado em 24/04/2025 às 11:53 / Leia em 5 minutos

O governo de São Paulo divulgou um comunicado sobre a construção da megaestação Penha, na zona leste de São Paulo, e informou que um dos trabalhos realizados atualmente é “o tratamento do túnel de via no emboque sentido Dutra”. Essa parte da obra permitirá que a tuneladora Tatuzão faça a escavação dos túneis da Linha 2-Verde do Metrô em direção a Guarulhos a partir de 2026, conforme prevê o cronograma atual.

O futuro complexo Penha será totalmente integrado às linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 11-Coral, além do terminal de ônibus já em funcionamento no local, inclusive com linhas de ônibus intermunicipais que atendem os guarulhenses. Atualmente, a estação está repleta de tapumes e intervenções por causa das obras em andamento.

Entenda o que está sendo feito na Penha:

Linha 2-Verde

A futura estação Penha da Linha 2-Verde do Metrô está com a execução das estruturas internas em curso, além do tratamento do túnel de via no emboque sentido Dutra e das paredes do revestimento secundário em um dos acessos.

Prevista para ficar pronta em 2028, a estação Penha da Linha 2-Verde terá 25 metros de profundidade e 17,5 mil m² de área construída. A previsão é atender até 102 mil passageiros por dia em todo o complexo, que contará com 43 escadas rolantes e 8 elevadores.

Obras de extensão do Metrô na estação Penha, que vai conectar Linhas 3-Vermelha e 2-Verde, chegando a Guarulhos
Obras do Metrô Penha em setembro de 2024 (Crédito: Edvaldo Nunes/Guarulhos Todo Dia)

Linha 11-Coral da CPTM

Além de criar uma nova ligação com a Linha 2-Verde do Metrô, a Penha também terá uma conexão com a Linha 11-Coral da CPTM. E as obras para viabilizar a nova estação de trem também estão em andamento com a execução de laje de fundo, paredes de revestimento secundário, estruturas internas como pilares e vigas, além da construção do reservatório de águas pluviais. A nova estação intermediária da Linha 11-Coral terá 7 mil m².

Linha 3-Vermelha

Além da construção das duas novas estações, o Metrô também está aproveitando para reformar a estrutura existente da Linha 3-Vermelha, com a ampliação da área de mezanino e execução de estruturas para sustentação e cobertura metálica. As informações são da Agência SP.

Obra de expansão da estação Penha, na Linha 2-Verde
Foto de como estão as obras na megaestação Penha (Foto: Divulgação/governo de SP)

Metrô Penha na Linha 2-Verde

O Complexo Penha será o local de montagem e partida de dois tatuzões. O primeiro, batizado de Cora Coralina, que está escavando sentido Vila Prudente a partir do complexo Rapadura, será desmontado e remontado para escavação do trecho de via entre a estação Penha e o Complexo Rapadura.

Após a partida desse equipamento, outra tuneladora semelhante será montada para escavar o trecho de via no sentido Dutra. O governo de São Paulo encomendou o tatuzão para começar a escavar o trecho Penha-Guarulhos no primeiro trimestre de 2026.

A primeira fase da ampliação da Linha 2-Verde está sendo feita em duas etapas. Inicialmente, com entrega prevista para 2027, o trecho que ligará Vila Prudente a Vila Formosa. Depois, até a Penha, tem previsão de conclusão em 2028. Ao todo, serão 8 novas estações e 8,4 km de trilhos, com capacidade para transportar cerca de 320 mil passageiros por dia.

Conexão com Guarulhos

Em março, máquinas começaram a realizar os serviços de limpeza no terreno onde vai funcionar a futura estação Penha de França, que faz parte do trecho da Linha 2-Verde que virá em direção a Guarulhos.

A segunda fase das obras do Metrô prevê a conexão da estação Penha à futura estação Dutra, ao lado do Internacional Shopping, adicionando 5,8 km de extensão e cinco novas estações, sendo três delas (Penha de França, Gabriela Mistral e Fernão Dias) na capital e outras duas em Guarulhos (Ponte Grande e Dutra), além de um pátio e capacidade para 13 novos trens.

Mapa de expansão da Linha 2-Verde do Metrô, que vai chegar a Guarulhos saindo da zona leste (Penha)

Em fevereiro, o Metrô confirmou ao Guarulhos Todo Dia que concluiu todo o processo de avaliação dos imóveis que serão desapropriados aqui na cidade e na zona leste de São Paulo para a expansão da Linha 2-Verde.

O início das desapropriações agora depende de “tramites documentais” e da conclusão do projeto executivo, que está em elaboração. “Esta última etapa possibilita o estabelecimento de um cronograma de avanço das obras civis que já foram contratadas”, explica a empresa vinculada ao governo estadual paulista.

Com o processo burocrático de licitações e documentos para desapropriação praticamente concluídos, as obras aqui em Guarulhos devem começar daqui a cerca de um ano. Por contrato, a construção de uma estação demora aproximadamente seis anos, ou seja, dificilmente esse trecho de Guarulhos ficará pronto antes de 2031.

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

EXCLUSIVO

Obra da Via Dutra parou? CCR RioSP muda data de entrega para o 2º semestre de 2025

LONGE DE GUARULHOS

Obra da 1ª estação do Metrô fora da capital está perto de começar, mas longe de Guarulhos

PREVENÇÃO

Áreas de risco de Ferraz de Vasconcelos e Francisco Morato recebem sirenes da Defesa Civil

Papa Francisco: Confira a programação de missas do Santuário Nacional de Aparecida

REPORTAGEM

Obra do Thomeuzão é retomada após atraso na entrega, e Lucas Sanches revê projeto de Guti

Sexta é dia de peixe

Peixe na Sexta-Feira Santa: dicas de restaurantes em Guarulhos

DICA

Zoológico de Guarulhos abre durante todo o feriado de Páscoa; entrada é gratuita

INVESTIMENTO DE R$ 1,4 BI

A nova fase de ampliação do Aeroporto de Guarulhos

OPERAÇÃO DESCIDA

Com pedágio caro, Anchieta Imigrantes divulga os piores horários para descer no feriadão

RODOVIAS PAULISTAS

Após pressão, instalação de free flow em área urbana de Sorocaba é cancelada

APÓS VISTORIA FEDERAL

People Mover: Novo atraso na entrega do Aeromóvel de Guarulhos é confirmado

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Casa Poli, Poli Shopping e a futura estação Guarulhos da Linha 19-Celeste

PROBLEMA DA SABESP

Cratera na Marginal Tietê continua aberta e causa mudanças no trânsito da pista central