Lucas Sanches vai à Justiça pedir isenção no pagamento de free flow a guarulhenses

Prefeito publicou um vídeo nas redes sociais nesta quinta-feira (24) e teve um posicionamento semelhante ao do MPF e da Câmara Municipal.

Vinícius Andrade

redacao@guarulhostododia.com.br

Reprodução/Instagram

Publicado em 24/04/2025 às 12:48 / Leia em 4 minutos

Após a realização de uma audiência no Ministério Público Federal (MPF) na semana passada e do início de um movimento de vereadores na Câmara Municipal, o prefeito Lucas Sanches também começou a se posicionar contra a cobrança de tarifa do pedágio free flow nas pistas expressas da Via Dutra, em Guarulhos. O chefe do Executivo municipal publicou um vídeo nas redes sociais nesta quinta-feira (24) e disse que vai entrar com uma ação judicial para conseguir isentar veículos emplacados na cidade de pagamento.

“Não vamos aceitar calados o pedágio aqui em Guarulhos. Chega de taxas e impostos. Estou entrando com essa ação na Justiça para que as pessoas que têm placa de carro aqui de Guarulhos não paguem esse pedágio. As pessoas que vivem em Guarulhos utilizam a Dutra como uma avenida, pegam a Dutra o tempo todo, então não é justo pagar essa conta”, falou Lucas Sanches, que fez um vídeo ao lado de um dos 21 pórticos de free flow instalados na Dutra.

“Qual obra que foi feita de melhoria no trânsito? Pelo contrário. Sempre que tem uma obra é para piorar a mobilidade urbana dentro da nossa cidade. Além disso, ainda querem tomar o dinheiro do guarulhense com mais um pedágio. A gente não vai aceitar isso calado. A gente já está entrando na Justiça e vamos lutar até o fim”, enfatizou o prefeito.

A instalação do pedágio sem cancelas nas pistas expressas de Guarulhos foi autorizada em 2021, durante o processo realizado pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e do então ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas para a concessão da Via Dutra.

A CCR RioSP assumiu o contrato em 2022 e deu início às obras no ano seguinte, já durante o governo Lula. De acordo com o contrato, a cobrança de free flow nas pistas expressas, entre os km 205 e 230 da Dutra, começará depois da finalização das obras. As pistas locais continuarão sem cobrança. O acordo não prevê nenhuma diferenciação em relação ao local de emplacamento do veículo. Se o motorista de Guarulhos acessar a expressa com free flow ativo, ele vai pagar como qualquer outro. Se usar a local, não será cobrado.

A praça de pedágio de Arujá, porém, não será desativada. O cliente que estiver vindo de São José dos Campos, de Jacareí ou do Rio de Janeiro para São Paulo ou para Guarulhos, por exemplo, e pagar a tarifa na praça de pedágio de Arujá, poderá usar a pista expressa com free flow e não terá nenhuma cobrança adicional. O mesmo vale para quem vem de São Paulo ou Guarulhos e está indo para a região. Se ele escolher a expressa e passar no pedágio de Arujá, ele não terá cobrança por ter usado a expressa.

Sendo assim, os pagantes do free flow serão, principalmente, moradores de Guarulhos, usuários do aeroporto e veículos pesados que realizam serviços na região.

O pedido de Lucas Sanches na Justiça vai no mesmo sentido de ações do Ministério Público Federal e da Câmara Municipal em relação ao tema, tentando isentar veículos emplacados em Guarulhos de cobrança nas pistas expressas.

Assista ao vídeo de Lucas Sanches abaixo:

Compartilhe!!

Siga o Guarulhos Todo Dia

Siga no Google News

EXCLUSIVO

Obra da Via Dutra parou? CCR RioSP muda data de entrega para o 2º semestre de 2025

LONGE DE GUARULHOS

Obra da 1ª estação do Metrô fora da capital está perto de começar, mas longe de Guarulhos

PREVENÇÃO

Áreas de risco de Ferraz de Vasconcelos e Francisco Morato recebem sirenes da Defesa Civil

Papa Francisco: Confira a programação de missas do Santuário Nacional de Aparecida

REPORTAGEM

Obra do Thomeuzão é retomada após atraso na entrega, e Lucas Sanches revê projeto de Guti

Sexta é dia de peixe

Peixe na Sexta-Feira Santa: dicas de restaurantes em Guarulhos

DICA

Zoológico de Guarulhos abre durante todo o feriado de Páscoa; entrada é gratuita

INVESTIMENTO DE R$ 1,4 BI

A nova fase de ampliação do Aeroporto de Guarulhos

OPERAÇÃO DESCIDA

Com pedágio caro, Anchieta Imigrantes divulga os piores horários para descer no feriadão

RODOVIAS PAULISTAS

Após pressão, instalação de free flow em área urbana de Sorocaba é cancelada

APÓS VISTORIA FEDERAL

People Mover: Novo atraso na entrega do Aeromóvel de Guarulhos é confirmado

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Casa Poli, Poli Shopping e a futura estação Guarulhos da Linha 19-Celeste

PROBLEMA DA SABESP

Cratera na Marginal Tietê continua aberta e causa mudanças no trânsito da pista central